Ambrela
Coberturas Conteúdo Eventos

7º Encontro de carros antigos de Pitangui, MG

7º Encontro de carros antigos de Pitangui, MG

Um festa memorável!

Maxicar precisa de seu apoio

300 anos de Pitangui com muitas raridades e momentos especiais…

No último dia 9 de junho, a cidade Pitangui, localizada no estado de Minas Gerais comemorou seus 300 anos de fundação e durante toda a semana os moradores e turistas se divertiram com desfiles, festas e exposições. Para fechar com “chave de ouro” as comemorações, os estimados carros antigos foram convocados para um evento especial que aconteceu no último domingo, dia 14 de junho: 7º Encontro de carros antigos de Pitangui.

Momentos da Exposição
Pátio repleto….

Falando um pouco sobre Pitangui, citamos o site da prefeitura que diz: “Não há dúvida de que Pitangui é uma cidade que respira história. Sua riqueza, em termos culturais, vai além do município, atingindo todo o Estado e o Brasil. Descoberta por bandeirantes paulistas, chefiados por Bartolomeu Bueno da Siqueira, foi a Sétima Vila criada no Estado, em 1715, no ciclo do ouro, e elevada à cidade em 1855. Pertence hoje à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e ainda, ao Circuito Verde – Trilha dos Bandeirantes. Terra-mãe do Centro-Oeste Mineiro, por ser a cidade mais antiga da região, é berço de mais de 40 municípios de Minas Gerais. Pitangui é um convite ao turismo histórico, artístico-cultural e ecológico. Para se ter ideia do potencial histórico de Pitangui, é bom lembrar que a luta pela Independência do Brasil nasceu e culminou com a presença ativa de personagens de sua história. A cidade é um verdadeiro centro de DNA político. A tradicional família pitanguiense do século XVIII, de Antônio Rodrigues Velho (o Velho da Taipa) e, posteriormente, do casal Inácio de Oliveira Campos e D. Joaquina (a Dama do Sertão), deram origem ao tronco familiar político mais importante do País, que fez descendentes como: Getúlio Vargas, Campos Sales, Rodrigues Alves, Juscelino Kubitschek, Gustavo Capanema, Francisco Campos, Benedito Valadares, Pedro Aleixo, Milton Campos, Afonso Arinos de Melo Franco, Magalhães Pinto, Eduardo Azeredo e Aécio Neves.”

DKW Belcar, Passat, Gordini e Galaxie foram alguns dos veículos em exposição

Uma bonita história de 300 anos, com muitos “causos” especiais e momentos marcantes. O antigomobilismo entra nas comemorações com seus orgulhos proprietários oriundos de diversas cidades mineiras para prestigiar e parabenizar o aniversário da cidade. O evento foi realizado em uma área do restaurante Varandão. O restaurante oferece uma saborosa comida mineira e um excelente e acolhedor atendimento, disponibilizando todo conforto e acomodação, para clientes e o público em geral que prestigiavam o evento e observavam as preciosidades.

Comboio rumo a cidade de Pitangui
Comboio rumo a cidade de Pitangui

Belo Horizonte se mobilizou para dar os parabéns para Pitangui e reuniu grandes nomes do antigomobilismo mineiro. Logo as 07:00 de domingo, Dércio Ferreira (um grande nome em mecânica VW) e Dr. Milton (presidente dos DKWeanos) reuniram suas turmas e se encontram em um ponto estratégico na cidade de Betim para seguir em comboio rumo ao evento. Interessante observar a prevalência dos VW, desde os sempre presentes Fusca e família, mas os modelos Santana e Passat. O evento contava com uma bonita versão do VW Santana automático do ano de 1990 e um modelo belíssimo do VW Passat TS. A turma do Opala estava forte em sua participação, com modelos de bom gosto. Alguns carros curiosos marcaram presença, deixando o público em dúvida, pois alguns eram artesanais: obra do próprio dono.

Família Volkswagen marcando presença
Família Volkswagen marcando presença

É um ponto importante frisar, a forma acolhedora e sensível de recepção de algumas cidades mineiras. Pitangui foi uma prova disso, pois os organizadores do evento eram extremamente gentis e humildes, acolhendo todo modelo de veículo antigo sem distinção, para a realização de um evento onde o ponto alto foi a reunião e a boa conversa mineira.

Momentos da Premiação
Momentos da Premiação

Ao final do evento os organizadores pediram um minuto de atenção, pois estava no momento da premiação. E que animado foi este momento. Sr. Lacyr levou seu Fusca 1968 e saiu de lá premiado e muito feliz, figurando entre os cinco melhores carros do evento, mais que merecido! Figuraram ainda entre os cinco melhores, um belo DKW Belcar, um bonito Opala e um Fordinho 29. O grande Sr. Hilton Girão ganhou o primeiro lugar destaque com sua DKW Vemaguet, simplesmente maravilhosa (aqui temos um trio muito especial e simpático que é: o veículo impecável, o proprietário e sua esposa). Grata surpresa e com muita honra, este jovem mancebo que escreve este texto recebeu o prêmio de carro destaque em originalidade e beleza com o querido Fusquinha 1970, adiantando um excelente presente para o carrinho que no próximo dia 5 de julho completa 45 anos na mesma garagem, um marco.

pitanguijunmg-f3
Evento fez parte das comemorações de 300 anos de fundação de Pitangui

E assim foi o evento e as comemorações de 300 anos de fundação de Pitangui. Parabéns para todos os organizadores do evento, em especial ao povo maravilhoso de Pitangui e que venham mais 300 anos. Imaginem daqui a 300 anos, um evento com estes mesmíssimos autos antigos? Por que não? As gerações futuras carregam esta responsabilidade, pois com certeza, estes autos são eternos…

Parabéns Pitangui! Obrigado!

Texto e Fotos: Leo Brando
Edição: Fatima barenco

   ÁLBUM DE IMAGENS

Espalhe por aí!
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Tags

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp