Coberturas Crônicas... e outros textos

22º Passeio Anual do Clube MP Lafer Brasil – Socorro, SP

“…me impressiono quando vejo 70 carros da mesma marca e modelo andando em fila indiana”

“Caros amigos do Portal Maxicar,

Há dias estava devendo esta carta para vocês, encaminhada em forma de e-mail para relatar o 22º Passeio Anual do Clube MP Lafer Brasil, que em 14 de abril de 2018 saiu de São Paulo para conhecer a cidade de Socorro.

Sabendo que vocês são especialistas em registrar e divulgar eventos relacionados com carros antigos no Brasil, imagino a carga necessária de criatividade para manter os visitantes da página interessados no tema, pois sabemos que, por mais boa vontade que as pessoas tenham, cedo ou tarde as reportagens sobre encontros desse tipo caem no lugar comum e na repetitividade.

Portanto, não quero ser burocrático nesta comunicação. A principal razão para tanto é que, após vários anos de estrada, ainda me impressiono quando vejo 70 carros da mesma marca e modelo andando em fila indiana.

Através de vocês, baluartes da memória afetiva da indústria automobilística brasileira, quero me dirigir aos entusiastas de outras marcas que não costumam visitar o site mplafer.net – na Internet desde 2001.

Sabemos que nossos carros antigos possuem muitas limitações. Eles não tem autonomia para longas viagens, assim como a maioria de nós não pode abandonar tudo para riscar o mapa do mundo com nossas preciosidades. Justamente a partir de tais limitações encontramos o potencial que os carros antigos nos ofertam: a possibilidade de conhecer lugares interessantes perto de casa.

“…um trailer a divulgar um filme sobre a felicidade”

Muitos participantes do passeio do MP Lafer para Socorro moram em São Paulo e ainda não conheciam a bela cidade do Circuito das Águas. Apesar de Socorro ficar a menos de 200 quilômetros da capital, havia gente que nunca teve um motivo para visitar o município – algo que o antigomobilismo possibilitou.

Ironicamente, tem gente que pega um avião para conhecer os parques de Orlando, na Flórida, e nunca pegou seu carro para visitar um recanto da Serra da Mantiqueira, onde se respira aquele ar gostoso que refresca os pulmões judiados pela poluição das grandes metrópoles.

Talvez o turismo seja pouco explorado em São Paulo, por se tratar de um Estado vocacionado para outros tipos de indústria, comércio e prestação de serviços. Mas a verdade é que o interior paulista também oferece seus encantos culturais, históricos e naturais.

Não é preciso embarcar num cruzeiro pelas ilhas gregas para conhecer outro estilo de vida, bem mais cadenciado e praticado por gente de fala mansa e acolhedora. Ao menos foi isso que verifiquei conversando com os comerciantes do entorno da Praça da Matriz de Socorro, onde os conversíveis da Lafer ficaram estacionados por valorosos momentos de confraternização, sob o som de sinos badalando a cada hora.

Se fossemos resumir ao extremo um evento como este, as pessoas poderiam dizer que ele não representou nada demais. Mas poderíamos nos estender pelas minúcias da quebra de rotina e escrever um tratado sobre o prazer envolvido na manutenção de um carro antigo, revisado para participar de mais um evento do clube da marca.

Após um dia diferente, como este 14 de abril, vamos dormir com a sensação de que vimos um trailer a divulgar um filme sobre a felicidade. Essa expectativa da iminência da felicidade já nos fazem mais felizes, ou menos tristes.

Por enquanto, para chamar a atenção daqueles que estão desperdiçando os melhores anos da vida em aplicativos como WhatsApp e redes sociais como Facebook, esta carta eletrônica remetida aos amigos que admiramos está de bom tamanho.

Façam um favor por todos nós: não desistam de mostrar as coisas boas que os carros antigos nos trazem. E se são coisas boas, que sejam repetitivas.

Jean Tosetto

Comentários do Facebook

Jean Tosetto

1/3 brasileiro. 1/3 italiano. 1/3 polonês. Arquiteto, urbanista e escritor em medidas complementares. Editor do site www.mplafer.net, motivado por um exemplar da marca adquirido em 1997.

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

    • Caro Veríssimo, tive contato com o Percival Lafer para escrever o livro do MP Lafer e posso afirmar sem margem de erro que a chance da Lafer voltar a fabricar o conversível ou peças dele é zero. A preservação destes carros cada vez mais vai depender de restauradores e fabricantes artesanais de componentes, entre eles o Toninho da Tony-Car, ex-funcionário da fábrica.

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp

  • Banner 300x250
  • Genérico 300x250
  • Banner 300x600