Conteúdo

NOTA DE DESAGRAVO

OPortal Maxicar de Veículos Antigos vem manifestar-se publicamente através dessa Nota de Desagravo — em respeito a seus leitores — pelo lamentável episódio de que foi vítima, durante a cobertura do IV Encontro Brasileiro de Veículos Antigos – Águas de Lindóia – SP, conforme narramos a seguir:

No início da noite do dia 22 de abril de 2017 – sábado, nos encaminhamos para o Espaço Burle Marx, onde em instantes aconteceria a Cerimônia de Premiação do evento. Como em anos anteriores, iriamos cobrir essa solenidade, encerrando a nossa cobertura jornalística deste encontro.

Estávamos devidamente uniformizados, com o crachá de “IMPRENSA” e pulseira de identificação exclusiva para a Cerimônia, ambos fornecidos previamente pela Assessoria de Imprensa do evento. Dividindo espaço conosco, vários outros fotógrafos e cinegrafistas.

Pouco depois do início, após os discursos abertura e entrega de uma ambulância à Prefeitura Municipal, fomos convidados de forma pouco cortes e amistosa pela Organização do Evento a nos retirarmos do local onde estávamos junto com os demais profissionais. A partir daquele momento deveríamos tirar nossas fotografias atrás de um gradil localizado há cerca de 4 metros de onde aconteciam as entregas dos troféus.

Tentamos argumentar que daquele local seria impossível dar continuidade a nosso trabalho a contento, mas fomos surpreendidos com a informação que somente a “Imprensa Especializada” poderia ficar próxima do local da premiação. Por causa de nossa insistência, fomos ameaçados por dois truculentos seguranças que exigiram nossa ida imediata para trás do tal gradil. De outra forma, seríamos retirados à força dali! Estranhamente, naquele momento somente a nós foi imposta essa condição. Os demais fotógrafos e cinegrafistas continuaram seu trabalho normalmente.

Fomos vítimas de uma situação constrangedora, humilhante e desrespeitosa por parte da Organização do Evento e de sua pouco preparada equipe de Assessoria de Imprensa, que em nenhum momento estabeleceu regras prévias para a localização dos membros da Imprensa presentes. E a própria Assessoria de Imprensa havia nos dado as credenciais, o que, em nosso entendimento, nos concedia direitos plenos e legítimos de estarmos realizando aquele trabalho.

Estranhamos também o fato de uma hora para outra a Assessoria de Imprensa deixar de nos considerar “Imprensa Especializada”, já nas semanas que antecederam o evento recebemos desta mesma Assessoria de Imprensa diversos releases de divulgação do IV Encontro Brasileiro, alguns deles publicados por nós. Para isso fomos considerados “Imprensa Especializada”. De repente, tudo mudou!

E mais: o Portal Maxicar é hoje — após 12 de atuação — um dos mais atuantes no segmento de veículos antigos de todo o Brasil, com média mensal de 200 mil page views.

O Portal Maxicar também não é um desconhecido pela Organização do Evento:

– Desde de 2008, publicamos todos os meses a cobertura do Encontro do Parque da Luz – São Paulo, cujos organizadores são os mesmos.

– Em 2014, quando o “Encontro de Águas de Lindóia” mudou de mãos, fomos os primeiros e únicos a publicar uma entrevista com os novos organizadores.

– Na edição do ano passado, fizemos a cobertura completa do evento. Nossa reportagem recebeu a visita de mais de 12 mil antigomobilistas do Brasil e do exterior e obteve cerca de 1,5 mil compartilhamentos nas redes sociais. Naquele ano, fomos recebidos com muito respeito profissional por todos, inclusive pela Assessoria de Imprensa, cuja equipe era outra (formada por pessoas que conhecem e amam os autos antigos).

O Portal Maxicar quer deixar aqui registrado o seu repúdio pelo tratamento desrespeitoso, humilhante e vexatório que recebeu em 2017, durante a 4ª edição do Encontro Brasileiro de Veículos Antigos, diante de pelo menos mil pessoas presentes à Cerimônia de Premiação, muitas delas nossas amigas, clientes, diretores de clubes com quem mantemos contatos. Um cerceamento a nosso trabalho jornalístico. Um episódio irreparável à nossa dignidade e imagem institucional.  Lamentável e inexplicavelmente, fomos tratados como intrusos, como penetras, como oportunistas.

Sim! Somos Imprensa Especializada!

Queríamos apenas cumprir com êxito mais essa etapa de nossa missão em prol do antigomobilismo brasileiro, que começamos há mais de uma década. Por isso, temos certeza de que merecíamos um pouco mais de respeito!

 

Fernando Barenco & Fátima Barenco


O documento a seguir foi encaminhado pela Organização do IV Encontro Brasileiro de Autos Antigos e publicado pelo Portal Maxicar às 17h10, do dia 26 de abril de 2017 – Quarta-feira.
Afim de evitar maiores polêmicas públicas, as considerações do Portal Maxicar e o aceite de desculpas foram encaminhados diretamente a eles. Dessa forma, ambas as partes dão por encerrado o assunto.

 

Esclarecimento sobre o ocorrido em Águas de Lindóia

Recebemos com muita surpresa esta nota “noticia”, do acontecimento relacionado a este Portal, que temos como parceiros e gozam de nosso total respeito e principalmente de nossa admiração, por estarem sempre nos prestigiando com sua cobertura profissional e pontual.

LAMENTAMOS MUITO, e repudiamos abertamente tal atitudes, de “apartar” qualquer que seja um profissional durante suas atividades.

Em momento algum, partiu tal ordem da organização, mesmo porque seria um tiro no pé, tratar qualquer que seja o veiculo de comunicação que estaria ali, nos BENEFICIANDO, com sua cobertura, de forma truculenta ou mesmo mal educada!

Informamos que detectamos outras ocorrências de menor valia, mas sempre por parte da nossa errônea escolha de um dos nossos agentes de segurança. Em alguns casos, tivemos tempo em reverter o erro.

Desta forma, mesmo que sobre o risco de ser tarde, para uma total desculpa e perdão; Em nome de Domingos Abonante, Júnior Abonante e Vanessa Bellini e de toda nossa equipe: PEDIMOS DESCULPAS A ESTE ESTIMADO PORTAL .

Na certeza de que sabedores da dificuldade de se consolidar em um evento deste porte, e de usar os nativos, existe muito pouco tempo de treinamento da equipe, assim poderão entender que tal ocorrência é totalmente fora de nossa concepção e vai de total desacordo com nossa política de poder receber sempre melhor as equipes que nos apoiam.

Pedimos ainda desculpas pelo despreparo dá nossa assessoria de imprensa, que não os procurou para resolver o problema no hora.

Ao Portal Maxicar e aos outros profissionais da área, pedimos publicamente nossas desculpas e não obstante, reconhecemos nossa falha, com a promessa de tentar sempre evitar acontecimentos como este nos próximos eventos.

Aqui no despedimos , com mais um Pedido de desculpas, e o convite para uma café em nosso escritório em São Paulo, para que possamos encerrar esse grande e indesejável mal entendido.

Organização do Encontro Brasileiro de Veículos Antigos

 


DIREITO DE RESPOSTA: recebemos da Assessoria de Imprensa esta Nota de Esclarecimento. Afim de evitar maiores polêmicas públicas, as respostas do Portal Maxicar a respeito do que foi colocado neste documento, encaminhamos diretamente a eles.


 

Comentários do Facebook

24 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • É preciso ver se, como acontece rotineiramente no Brasil, a permanência no local não dependia de alguma “conversa” prévia com os organizadores.

  • Lamentável, Fernando e Fátima, o ocorrido.
    Não fiquei para a premiação e, consequentemente, não vi esse episódio.
    Estou com vocês.

  • Lamentável o episódio.
    Organização do evento explicitamente, ineficiente para julgar quem é especializado.
    Ou não!
    Meu total apoio a toda equipe do Portal Maxicar.
    E sempre os parabenizo pelo excelente trabalho, e colaboração para com o mundo do antigomobilismo!
    No qual tenho a liberdade de agradecer em nome dos Amigos do Antigo, pelos trabalhos prestados!

  • Por este e outros motivos que o evento vem esvaziando cada vez mais. Ja se foram os hots do sul, a turma de minas e varios cariocas e pelo jeito deixou de ser vez um evento importante para ser mais um evento de carros antigos. Espero que tenhamos um evento nacional de porte quem sabe será o motor show? Abraços e tb presto minha indignação.

  • Fernando e Fatima

    Lamentável o ocorrido, uma falha realmente imperdoável até pelo modo de tratar vocês!
    Acho que seria legal vcs levarem isso aos organizadores , porque com o crescimento do evento , acaba que se contratam empresas para tratar do evento de modo frio e às vezes, até mal educado!
    Uma vez os organizadores sabendo, podem ser enérgicos em uma solução correta é sensata!

    Espero que isso não faça com que vocês percam o estímulo de continuar na estrada cobrindo de forma brilhante os eventos!

    Um grande abraço e estou com vocês!

  • Fátima e Fernando,

    Vocês são a expressão máxima em imprensa especializada na divulgação do movimento antigomobilista em nosso país. Tal atitude nos remete a um tempo sombrio e não devemos permitir que volte novamente onde a imprensa era censurada e perseguida.

    Já recebi críticas pelo meu trabalho (o que é natural) mais ser censurado é algo inaceitável e incompreensível, pois buscam tão somente levar a informação ao seu público.

    Sou solidário à vocês e tenho certeza de que tal fato jamais irá diminuir a gigantesca contribuição que o Portal Maxicar proporciona aos amantes dos autos antigos.

    FORÇA E AVANTE SEMPRE – PORTAL MAXICAR

  • Fernando e Fátima, me associo a vossa decepção e constrangimento , inimaginável uma cena dessa num evento de carros antigos que precisa e depende dá divulgação dos meios jornalísticos , algumas pessoas mereciam um estudo dá NASA para quantificar a ignorância e burrice contida nelas, enfim, vida que segue, amigos, o tempo é senhor dá razão, abraços, Maluhy.

  • prezados casal maxicar, lamentável o que aconteceu com vcs em lindoia, porem não me surpreende.
    digo isto, pois passei por uma serie de acontecimentos desagradáveis nos ditos eventos “máster”, onde notei que o ambiente é extremamente superficial, com um bom numero de egoístas que formam uma elite dominante de onde somente um circulo fechado tem oportunidades. Quem não conhece as “sutilezas” deste universo doentio, se aventura, se ilude e acaba tendo desilusão. Uma parcela significativa do universo antigomobilista, nada mais é que o exemplo de nossos representantes políticos, um cenário hipócrita e desolador.
    vocês abriram espaço para o meu fusquinha, isto chegou ate a fiva, em um fato inédito e digno de nota na imprensa antigomobilista brasileira, mas isto não ocorreu, pois a imaturidade emocional de certas figuras não consegue ter empatia genuína pelo próximo e sensibilidade para reconhecer um feito maravilhoso e honesto como este. (o que gerou diversos cotovelos doloridos por aí, até de vulgas autoridades em vw)
    se eu estivesse em algum circulo elitista destes, ou fosse “amigo” de algum ilustre “diretor” com certeza estava com a estante cheia destes premiozinhos.
    mas bastou uma historia honesta e sincera e o fusquinha ganhou o mundo!
    então meu caro casal, sigam honestos, sigam sinceros e serão recompensados!
    abraço!
    LEO BRANDO
    –em tempo= os ALGUNS COMENTARIOS “SOLIDARIOS” QUE LI ACIMA, SE ENQUADRAM NA MESMA LAMA DA HIPOCRISIA.
    QUE TAL FAZERMOS DIFERENÇA LEGITIMA E BOICOTAR ESTES EVENTOS TOLOS?

  • Minha solidariedade aos AMIGOS do Portal Maxicar, lamentamos uma situação desta tenha ocorrido, nós do Antigomobilismo de Guarulhos estamos juntos e temos o maior respeito e carinho a todos. Marcão Amaral

  • Muita covardia, isso tem cara de armação , temos que espalhar esta nota ,publicar nas redes socias , acho engraçado este ano deixaram entrar carro que não é antigo e xuning como aquele fusca laranja, um opala lego ,se começar assim o evento vai perder a credibilidade, voces são profissionais Fernado e Fatima e sempre ajudarm muita gente publicando nossos eventos, não vamos deixar barato ,espero que a organuzação do evento se manifeste . Não desistam forte abraço.

  • lamentável o fato!
    porém, através deste desagravo, fica exposto os inúmeros fatos de humilhações e safadezas que constantemente acontecem por um grupo que NADA sabe sobre carros!
    premiações, homenagens, certificados = tudo uma fraude!
    ambiente onde reina cobiça, hipocrisia e inveja!
    mas afinal, quando as relações pessoais são trocadas em detrimento ao culto material o resultado é este!

  • Fatima e Fernando me solidarizo a vcs mais uma vez, que logo após sairem do evento pude constatar o estado em que se encontravam, onde foram humilhados, concordo com o Paulo Mariano nós colecionadores que levamos os carros e de certa forma fazemos com que o evento aconteça precisamos nos unir mais e sermos mais valorizados, nao levo mais carros lá, a bagunça que se viu foi grande carros sujos misturados e simplesmente porque pagaram uma inscrição foram permitidos participar de uma evento que se diz referencia no Brasil, o unico interesse da organização pelo que se viu é $$$$$$$$$.

  • Muito desagradável uma situação dessa. Se sentir discriminado é uma das piores sensações que o ser humano pode sentir. Já fui discriminado em encontros de veículos antigos e sei muito bem o que é isso. Conheço o casal Fernando e Fátima já a algum tempo e sei o quanto são educados, simpáticos e amigos. Não são vaidosos, não fazem do Portal Maxicar trampolim de promoção pessoal. É um portal onde se noticia todas matérias de encontros e eventos, sem discriminação. Como não posso ir a todos os encontros de carros antigos, sempre aguardo uma postagem neste portal com a relação ao evento que ocorreu. E sempre que podem, tiram fotos de todos os veículos presentes nos encontros. Na minha opinião, a organização do evento de Águas de Lindóia deu um tiro no pé com esse ocorrido. Já não era muito fã deste encontro, agora então que não sou mesmo. Fui uma vez a este encontro de Águas de Lindóia, no ano de 2013, quando ainda era encontro paulista de veículos antigos, e não gostei da logística do evento. Péssimos restaurantes, tudo caro (o povo lá não explora o turismo; explora o turista). De que adianta a praça estar repleta de lindos carros e a logística ser de má qualidade? Acho que deveriam ter mais respeito com pessoas que se deslocam mais de 1000 km. para ir neste evento, para que não sejam mal recebidos ou mal tratados. Fernando e Fátima, não se abalem por isso, embora sei que entristece muito a gente. Pensem naqueles que lhes recebem bem, nos amigos que fizeram nessa caminhada antigomobilista. Vocês são imprensa especializada sim. Entendem do assunto, sabem como proceder, adquiriram “know-how” e tem muitas visualizações mundo afora. Certa vez fui mal recebido por uma das letrinhas AGMH no encontro anual deles. Me abalei, sim, claro. Mas também nunca mais prestigiei esse encontro. Lugar que sou mal recebido não volto nunca mais (detalhe: fui mal recebido porque estava de Fusca pois logo na fila de entrada, atrás estava um cidadão em um Dodge Charger R/T e este foi recebido com todas as pompas). Forte abraço, amigos, fiquem na paz e muito amor e saúde, e parabéns pelas belas matérias que nos são reportadas através desse site, que na minha opinião, é o melhor do Brasil no segmento.

    • este AGMH é o pior de todos! dá um show de esnobismo (sem nem ter o que para esnobar)
      é comportamento feio por todo lado do meio antigomobilista, feio demais! deviam fazer as coisa restritas a eles e não divulgarem nada, mas a ambição e o orgulho falam sempre mais alto!!!

  • Fernando e Fátima, vocês merecem todo respeito e consideração pelo trabalho que desenvolvem. É lamentável que num evento como esse tenha havido desrespeito e humilhação para com profissionais dedicados que há anos enaltecem e divulgam o Antigomobilismo. É inadimissível que os Organizadores e a Assessoria de Imprensa tratem dessa maneira profissionais altamente competentes e que já estavam credenciados para a cobertura do evento. Me associo a todos que estão prestando solidariedade a vocês. Continuem desenvolvendo seu trabalho com a simpatia de sempre. O Portal Maxicar é imprescindível para os Antigomobilistas. Um abraço fraterno.
    João Batista – Juiz de Fora(MG)

  • Grande Fernando, é com enorme sentido que li essa notícia. Espero que a organização do evento repare o irreparável já que, o constrangimento que vocês passaram não terá desculpas, e o mesmo que: morder e depois a soprar. Estamos juntos, um abraço. Carlinhos Muscida caavr.

  • Indubitavelmente o Maxicar colabora bastante com o antigomobilismo, cobrindo e divulgando muito eventos regionais no Estado do Rio de Janeiro/RJ, bem como o calendário de eventos que ajuda a nos organizar.

    Sei que é uma situação extremamente desagradável pela passaram, mas não deixem que isso abale o grande trabalho de vocês!

  • Lamentável e muito triste esse episódio! E com isso quem mais perde é o antigomobilismo! Um evento dos melhores do Brasil deixar que uma situação dessas ocorra é realmente muito triste! Fernando e Fátima recebam a minha solidariedade!

  • Nobres colegas,
    Li a nota de desagravo com bastante tristeza, pois o casal Fernando e Fátima não merecem tal constrangimento. Sou amigo dos dois e posso, de forma redundante, afirmar que prestam um serviço maravilhoso para o antigomobilismo. São pessoas simples, educadas e amigáveis, da maneira que gostamos. Sempre nos trataram com cordialidade e prazer. Tenho plena convicção que o tempo se encarregará de esclarecer tal fato, pois sempre será o melhor remédio. Em contrapartida, acredito ser de bom tom, que os organizadores procurem o casal para maiores esclarecimentos e pedidos de desculpas. O evento é grande e, como qualquer outro, muito difícil de fazer, muito passível de erros, portanto preocupante. Embora haja o crescimento e suas particularidades, acho muito perigoso delegar o trato com as pessoas para departamentos, principalmente quando não conhecem o meio envolvido, segundo declaração conhecem comunicação. A procura pelo diálogo, por parte dos organizadores, será um gesto nobre e importante. Se algum colega puder intermediar, será muito bom. Mais uma vez digo: não são os carros, os cromos, os brilhos, o valor das peças, são as pessoas. Precisamos valorizar o fino trato, a educação, o cuidado com as palavras e atitudes. Torço para que tenha sido um fato isolado, um mal entendido, pois precisamos de bons eventos, ou seja, que tenham como primazia o bem estar das pessoas. Gosto dos carros, das estradas, mas o melhor são as amizades. Quando a vaidade sobressair, acabou o agradável. O vírus que nos ataca é o da ferrugem! Acredito nos homens de diálogo e Boa Fé!
    Saudações a todos!

    • o vírus da ferrugem que entra no sangue de alguns, parece que chega até o cérebro, com isto enferrujando este importante órgão, impedindo o procedimento correto das funções.
      pior ainda é quando esta ferrugem se instaura na alma, apodrecendo o sujeito contaminado.

  • Ao ler este lamentável episódio que aconteceu com o portal maxicar e tv opção recordei de episódio idêntico ocorrido anos atras na cidade de Teresópolis-rj, com a mesma personagem. não culpo meus amigos Abonantes pessoas da minha mais AUTA ESTIMA E CONSIDERAÇÃO ( Mingo e Júnior) onde os mesmos serviram de tranpolim para pessoa que não possui escrupúlo ética e que não respeita pessoas humildes, pessoas esta que conquistaram seu espaço no meio antigomobilista com sua humildade simpatia lealdade e respeito com colegas de profissão Esta pessoal que se intitulou amiga de vocês e que foi a causadora de episódio vai nestas palavras e desprezo e repúdio por esta atitude que não merece o convívio com os verdadeiros antigomobilistas
    Obs: Ainda bem que em São Paulo tem Instituto Butantan com soro anti ofídico para que ano que vem no próximo encontro se vacine antes do veneno desta cascavel que foi responsável por este lamentável episódio, pessoa esta que no inicio não desse certo. Aos meus amigos (Mingo e Júnior ) e a todos organizadores do evento meus parabéns pelo excelente encontro e por favor elimine esta pessoa que nada contribui para o nosso meio antigomobilista, a não ser com sua inveja falta de competência e falta de respeito com seus colegas de profissão.
    UM FORTE ABRAÇO,

    jorge borboleta – AVA – Juiz de Fora-MG

  • Nos antigomobilistas, só podemos classificar como lamentável o que ocorreu com o portal Maxicar, impedindo seu trabalho sempre primoroso de divulgação do antigomobilismo.
    Mesmo assim, como sempre, fez excelente cobertura do encontro de Lindoia.
    Parabéns para você Fernando e Fatima pelo que fazem pelo antigomobilismo.

    Guilherme Ramos
    AGMH Antigomobilistas