Coberturas Eventos

1º Encontro de Veículos Antigos de Conselheiro Lafaiete, MG

1º Encontro de Veículos Antigos de Conselheiro Lafaiete, MG

Domingo é dia de… passear no Parque!

O parque de exposições Tancredo Neves foi o palco do evento que reuniu cerca de 450 veículos em exposição

Conselheiro Lafaiete está de volta ao cenário antigomobilista mineiro. Depois de um longo período a cidade voltou a receber antigomobilistas de várias cidades mineiras e até do estado do Rio de Janeiro em seu encontro anual.

conslafaietejun16f1
O parque de exposições Tancredo Neves foi o palco do 1º Encontro do CGA

O evento, organizado pelo Clube Garagem Antiga entre os dias 25 e 26 de junho, contou com o apoio da AMA – Associação Mineira de Antigomobilismo e dos clubes lafaietenses Esquadrão off Road Lafaiete, Queluz Boxer Club e Old School CL.

O parque de exposições Tancredo Neves foi o palco do 1º Encontro do CGA com a solenidade de abertura acontecendo no sábado, 25. A apresentação da Corporação Musical 12 de Outubro criou uma atmosfera festiva e familiar. A corporação musical ‘desembarcou’ no parque no melhor estilo após a viagem em um Chevrolet ‘Jardineira’ 1971 – o último ano de sua fabricação no Brasil.

conslafaietejun16f5
O vereador Gildo Dutra(1ºd)

Coube ao vice-prefeito Darci Tavares a honra em presidir a solenidade de abertura no qual destacou a importância econômica e cultural da realização de um evento desta magnitude para a cidade de Conselheiro Lafaiete. O vereador Gildo Dutra e a Secretária de Cultura Mauriceia Aparecida Ferreira Maia enfatizaram a relevância da criação do evento anual de antigomobilismo em Conselheiro Lafaiete para defender os interesses dos clubes de antigomobilismo da cidade e também incentivaram os mesmos a buscarem, através dos meios legais, a captação de recursos públicos para auxílio durante a realização de seus eventos que agregam valor à economia local e regional.

No domingo, 26, apesar do frio, o calor humano aqueceu a todos que marcaram presença. Mais de 2000 mil pessoas – e muitas famílias, prestigiaram os cerca de 450 veículos em exposição e ficaram encantadas com os variados modelos nacionais desde a primeira fase da indústria automotiva brasileira até meados da década de 1980.

O parque de exposições – um dos maiores locais para eventos da região do Alto Paraopeba – recebeu melhorias nos últimos meses e proporcionou conforto a todos que por lá passaram. Para a praça de alimentação foram disponibilizados diversos quiosques e variados pratos da culinária mineira foram servidos. Até o foodtruck ‘Pé de Coxinha’ do antigomobilista lafaietense Fabiano estava funcionando a todo vapor e oferecendo a todos variados alimentos de rápido preparo igualmente saborosos.

conslafaietejun16f7
Cerca de 450 veículos estiveram em exposição

E claro, como não poderia faltar, um diversificado comércio de pulgas.

Quanto aos veículos podia-se ver de tudo um pouco da indústria nacional.

Na linha VW Passat e Gol
Na linha VW Passat e Gol

Toda linha VW estava representada: Fusca, sendo um raro modelo 1961. Brasília, Variant, TL além da linha Gol primeira geração. E ainda o sempre elegante Passat.

Da Willys Overland Brasil o público pôde admirar os impecáveis Aero Willys 1962 (o famoso Aero ‘bola’) e o Aero Willy 1965 do colecionador, presidente do Clube de Autos Antigos de Congonhas e Diretor Regional da AMA, Robson dos Santos Elias que levou ainda para a exposição o Chevrolet ‘Jardineira’ 1971 – único exemplar em toda região do Alto Paraopeba.

conslafaietejun16f8
Rural 1959 conhecida como ‘bicudinha’

Ainda na linha da Willys Overland Brasil estavam expostos os utilitários F-75, Jeep e Rural. E duas raridades dessa linha se destacaram: o Jeep CJ5 capota de aço modelo 1963 e uma Rural 1959 conhecida como ‘bicudinha’.

A linha Chevrolet estava completa: os primeiros modelos do Chevette, diversos Opalas, Caravans – com destaque para rara Caravan Diplomata bi-color 1987 pertencente a Aluízio Zambrano, administrador da TV Nova Opção que veio de Santo Antônio de Pádua/RJ para fazer a cobertura do evento. E ainda diversas pick-ups C-10 além da impecável Chevrolet Amazona do colecionador lafaietense Joverci.

Ford Corcel GT
Ford Corcel GT 1971

Para os amantes da Ford teve de tudo um pouco. Desde os imponentes Gálaxies, passando pelos diversos Mavericks, pick-up F-100 até o inconfundível Corcel com destaque para o Corcel GT 1971 recém restaurado e pertencente a colecionadora Marília Elias do Clube de Autos Antigos de Congonhas.

Fiat Panorama
Fiat Panorama

Na linha Fiat os destaques foram os impecáveis Fiat 147, Panorama e Pick-up City, raros de se ver em encontros. Um clássico esportivo nacional também marcou presença: o Puma – modelo conversível com mecânica VW.

Além dos clubes anfitriões marcaram presença também os clubes Galaxeiros das Gerais, Clube do Fusca Belo Horizonte, Portal do Fusca, Clube do Fusca Barreiro – BH, Opaleiros de Barbacena, Clube de Carros Antigos de Cachoeira do Campo, Sociedade do Carro Antigo de Barbacena, Volks das Gerais, Clube Autos Antigos de Mariana, Clube de Autos Antigos Rota Real, Uno Clube de Congonhas, Clube do Quadrado, Opaleiros da Real além do Clube de Autos Antigos de Congonhas que foi um dos parceiros na realização do evento.

conslafaietejun16f6
Prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto

Durante a solenidade de entrega de homenagens o Prefeito de Conselheiro Lafaiete, Ivar de Almeida Cerqueira Neto, falou sobre a importância da realização desse encontro de autos antigos para a cidade com o fomento da economia local e regional além das ações na área da cultura e também do desenvolvimento social e sustentável. Mas a grande notícia dada por ele foi a inclusão no calendário anual de eventos do município a realização do encontro anual dos automobilistas de Conselheiro Lafaiete o que faz com que o Poder Público municipal ajude, dentro do que lhe é permitido e possível, na realização de eventos futuros. Uma grande conquista para os amantes e admiradores do universo do automóvel de época.

conslafaietejun16f4
Antônio do Monte proferiu seu discurso ressaltando o espírito de união que tem se tornado constante entre a maioria dos clubes mineiros após a fundação da AMA em janeiro de 2016

Ivar Cerqueira foi um dos homenageados recebendo das mãos do Presidente da Associação Mineira de Antigomobilismo, Antônio do Monte Furtado Filho, uma placa alusiva à sua dedicação e empenho para a realização deste encontro de autos antigos. Na oportunidade Antônio do Monte proferiu seu discurso ressaltando o espírito de união que tem se tornado constante entre a maioria dos clubes mineiros após a fundação da AMA em janeiro de 2016. Antônio destacou ainda a conduta ilibada do Prefeito Ivar, não só em seu lado pessoal, mas principalmente como gestor público. Ao final de suas palavras elogiou a todos que empenharam na realização deste belo encontro.

conslafaietejun16f9
Momento das Homenagens

O vereador Gildo Dutra, representando o Poder Legislativo, também destacou a importância de se realizar eventos dessa envergadura na cidade que projeta o município na área sociocultural para o restante do país. Ressaltou ainda o grande empenho de cada um dos componentes do Clube Garagem Antiga que dedicaram boa parte de seu tempo em prol da realização deste encontro de autos.

Na sequência foram também homenageados Antônio do Monte Furtado Filho – presidente do clube Galaxeiros das Gerais e da AMA, Robson dos Santos Elias – presidente do CAAC e diretor regional da AMA e André Candreva – diretor de comunicação do CAAC e da AMA.

conslafaietejun16f12
Membros de diversos clubes receberam medalha de participação

Os representates dos clubes presentes receberam das mãos do Presidente do CGA – Moretzsohn Ribeiro, a medalha de participação.

Ao final ficou a certeza de que as aspirações dos idealizadores foram contempladas ao realizarem um evento com muito empenho, dedicação, calor humano e principalmente humildade.

Que venha o próximo…

 

ÁLBUM DE IMAGENS

Texto: José Célio Fonseca da Cunha
Fotos: Mateus Assis, Anderson Ávila,  Andy Willians e Weslley Nunes
Edição: Fatima Barenco

 

Comentários do Facebook

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Parabéns ao amigos do Clube Garagem Antiga pelo brilhante trabalho realizado… foi um grande evento…

    E parabéns também ao Portal Maxicar Veículos Antigos por apoiar e divulgar as ações dos antigomobilistas em todo o país…