Coberturas Conteúdo Eventos

Brasília 56 Anos: Veículos de trabalho que ajudaram na Construção da Cidade

Brasília 56 Anos: Veículos de trabalho que ajudaram na Construção da Cidade

História da pesada

Fordinhos, Ford F100, C14 foram alguns dos veículos em exposição na sede do Veteran Car Brasília 

O Veteran Car Brasília reuniu no sábado (14/4) caminhões e pick-ups muito importantes para a história do Brasil e do mundo. Alguns foram usados diretamente na construção da capital que completa 56 anos no último dia 21 de abril.

vccbrasiliaabr16foto4
Ford F100

Entre esses veículos estavam o Chevrolet 1928, restaurado no ateliê do Veteran Car Brasilia, além do belíssimo Ford F-100 1959 do arquiteto, João Filgueiras de Lima. Fotos de família mostram o carro na região onde foi erguida a barragem do Lago Paranoá.

vccbrasiliaabr16foto3
Destaques do evento

vccbrasiliaabr16foto6

O Chevrolet C-14 1961 do associado do VCB, Nei Leal Lopes, também renderia um bom livro sobre as memórias do lugar escolhido pelo ex-presidente, Juscelino Kubitschek, para abrigar os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. “Esse carro rodou muito aqui no Núcleo bandeirante carregando peões de obra e sacos de cimento. Eu tenho muito orgulho de ter essa caminhonete. Eu a desmontei toda, logicamente com a ajuda de mecânicos, sujei as minhas mãos.”

Os Fordinhos, muito utilizados pelo sertanista e desbravador, Marechal Rondon, na instalação da importante linha teleférica, entre o estado do Mato Grosso e o Distrito Federal, também chamaram a atenção de colecionadores e visitantes.

vccbrasiliaabr16foto5
Pickup Hot 1928 foi um dos destaques

De um lado a originalidade do modelo 1929, do associado Luiz Carlos, do outro a sensação entre os fotógrafos: o Hot Road 1928, do Bruno Amorim. O carro dele, inclusive, foi um dos premiados do dia.Outro carro destaque, escolhido numa votação entre os participantes, foi o Chevrolet Brasil, modelo Alvorada, 1963 do nosso amigo, Wilmar Luiz. ” Esse carro veio pra cá 0 km e sou o sétimo dono dele. Um desses proprietários era engenheiro e usava a caminhonete para transportar uma equipe de topógrafos e seus equipamentos. É um orgulho indescritível compartilhar tudo isso”.”A gente, desde pequeno, já gostava de carros antigos e acabamos formando esse grupo, que cresce a cada dia que passa.

Compramos as pick-ups, às vezes, desmontadas e com ferrugens. Restauramos devagar até chegarem ao ponto em que estão hoje. É um orgulho para todo nós ter um carro que trabalhou, na época dos nossos pais e avós, na construção de Brasília”. Destacou cheio de orgulho o presidente do Pickup’s Clube Brasília, Alenir Barros.Um grande abraço a todos os antigomobilistas que vieram a mais esse encontro do VCB e, claro, parabéns, Brasília!

Texto e Fotos: VCC de Brasília
Edição: Fatima Barenco

Comentários do Facebook

Novidades dos Classificados