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Todos os Pace Cars da Indy 500

Automobilismo

Todos os Pace Cars da Indy 500

Uma das mais importantes provas do automobilismo mundial chega em 100ª edição

As 500 Milhas de Indianapolis, ou simplesmente “Indy 500” chega em 2016 em sua edição número 100. Apesar de sua estréia ter acontecido em 1911, ela foi interrompida durante a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais, ficando 5 anos sem acontecer. Trata-se da principal data do esporte automobilístico norte-americano e uma das principais do mundo também, tendo a mesma importância das européias Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 e 24 Horas de Le Mans.

A história das 500 Milhas, se confunde com a do próprio autódromo onde é realizada, o Indianapolis Motor Speedway, inaugurado em 1909. Em seus primeiros anos, a pista era sem pavimentação, o que acabou gerando muitas reclamações, já que as pedras soltas causavam muitos acidentes, envolvendo pilotos e também expectadores. Por isso, toda a pista foi pavimentada com tijolos e permaneceu assim até 1961, quando foi asfaltada. Para manter viva a lembrança, o circuito mantém até hoje uma pequena faixa de tijolos com um metro de largura, na área da largada.

Saiba um pouco sobre alguns dos automóveis escolhidos como o Pace Car da Indy 500 neste um século e confira no final, a lista completa oficial, fornecida pela Indy Speedway.

1911

STODDARD DAYTON - Este pouco conhecido automóvel foi o primeiro Pace Car da Indy 500. Foi o escolhido por ter sido o campeão da primeira corrida realizada no Indianapolis Motor Speedway, dois anos antes, com média de 57,3 milhas por hora. O Stoddard Dayton era fabricado pela Dayton Motor Car Company, uma empresa que teve vida bem curta: fundada em 1905 e falindo em 1914. Fabricava automóveis de auto luxo.

1921

HCS 6 - A HCS foi fundada em 1919 por Harry C. Stutz, o fundador da fabricante de automóveis Stutz, que abandonou a empresa após divergências com sócios. A HCS fabricou automóveis de passeio somente até 1925, dedicando-se nos anos seguintes à produção de táxis. HCS 6 era um roadster com motor 6 cilindros de 50cv.

1936

Packard '120' Conversível - A linha 120 era a mais popular da Packard naquele ano. A nomenclatura "120" faz referência à 'cavalaria' do motor de 8 cilindros em linha. A partir de 1936 o Pace Car da Indy 500 passou a ser dado de presente ao campeão da prova, uma tradição que permanece até hoje.

1941

Chrysler Newport Phaeton - Apenas seis exemplares deste automóvel foram produzidos. Esta corrida teve uma curiosidade: houve dois vencedores. O titular do carro Maserati, Floyd Davis, não ia bem na prova e foi substituído por Mauri Rose a partir da 73ª volta. Rose continuou pilotando até o final da corrida e foi sagrado campeão, junto com Floyd. Assim, ficou decidido que nenhum dos dois ganharia de presente o Pace Car dessa vez.

1952

Studebaker Commander - Naquele ano a marca escolhida foi a independente Studebaker, que completava os seus 100 anos de fundação. Começou como uma fabricante de carrinhos de mão e vagões para a agricultura, em 1852. O Pace Car escolhido era um automóvel básico, de linha, e foi conduzido pelo próprio vice-presidente executivo da empresa, P.O. Peterson.

1955

Chevrolet Bel Air - 1955 foi o ano da Chevrolet, que apresentava sua nova linha, até hoje lembrada como uma das mais revolucionárias de todos os tempos. Como Pace Car foi escolhido um belo Conversível vermelho e branco. Carro sem nenhuma preparação especial, com motor V8 de 180hp.

1961

Ford Thunderbird - A grande bossa desse automóvel estava em sua cor, um tom de dourado que jamais foi usado pela Ford nos Thunders de linha. Era a 50ª edição da 500 Milhas de Indianapolis e foram fabricados apenas 34 carros dessa série especial.

1962

Studebaker Lark Daytona - Este foi dos mais modestos Pace Cars da 500 Milhas até hoje. O modelo inicialmente escolhido pela Studebaker para o evento foi o seu lançamento, o Avanti. Mas o carro não ficou pronto a tempo, e tiveram que improvisar a substituição. Diz a lenda que o vencedor da prova, Rodger Ward, pôde depois trocar o Lark Daytona ganho como prêmio por um Avanti (que aparece no detalhe na foto).

1967

Camaro RS/SS - Se 1965 foi o ano do recém lançado Ford Mustang, em 1967 veio a resposta da General Motors, com seu esportivo Camaro, que acabara de chegar ao mercado. Foram fabricados 81 unidades especiais, como motores V8 modificados, de 378hp.

1971

Dodge Challenger - Este será sempre lembrado como o ano em que o Pace Car sofreu um grave acidente. Eldon Palmer era o proprietário da Concessionária Chrysler da região e se encarregou de fornecer os três Challengers Conversíveis usados durante aquele Grande Prêmio. E ele mesmo guiou um dos carros durante a prova. Ainda na volta de apresentação perdeu o controle, fazendo o Challenger atingir a área onde encontravam-se os fotógrafos (detalhe da foto). Ninguém morreu, mas 29 deles ficaram feridos. O campeão daquele ano, Al Unser, não quis levar o carro, como era a tradição. Dizem que por superstição. Alguns anos depois, o carro foi recuperado.

1974

Oldsmobile Cutlass Hurst - Este modelo esportivo já havia sido o Pace Car dois anos antes. Como em 1974 o modelo não contava com uma versão conversível, adaptou-se um Hardtop, cortando o seu teto e dando aquela apimentada no motor.

1978

Chevrolet Corvette - Estranhamente, esta foi a primeira vez que a General Motors escolheu o Corvette para ser o Pace Car de Indianapolis. É que o modelo estava completando 25 anos. Para a corrida foram produzidos somente três exemplares. Mas o carro fez tanto sucesso, que a Chevrolet fabricou outros 6.502 deles, um para cada uma de suas concessionárias. Hoje é uma versão muito cultuada pelos colecionadores.

1984

Pontiac Fiero - Ele foi o primeiro Pace Car da Indy 500 com motor de 4 cilindros, desde o Stutz de 1912. Mas seu motor L Super Duty 2.5 de 232hp possuia 140hp a mais do que as das 2.000 unidades de rua fabricadas depois, para o consumidor.

1991

Dodge Viper - 1991 foi um ano de polêmica. A Chrysler ficou encarregada do Pace Car e sua escolha recaiu sobre o Dodge Stealth (veja detalhe da foto), o que gerou muitos protestos dos fãs da Indy 500, que não aceitavam como madrinha um carro fabricado fora do país. É que o esportivo era na verdade o japonês Mitsubishi GT 3000, produzido a partir de uma joint venture com a Chrysler, que o rebatizava quando importado para os Estados Unidos. A saída foi substitui-lo pelo Dodge Viper, que sequer ainda havia sido lançado, o que só acabou acontecendo no ano seguinte. O carro foi conduzido por Caroll Shelby (foto).

2001

Oldsmobile Bravada – Uma minivan. Esse é certamente o mais estanho Pace Car que já passou pela Indy 500. Talvez a intenção da General Motors fosse evidenciar a marca Oldsmobile, que acabou sendo descontinuada três anos depois.

2008

Chevrolet Corvette - Dose dupla. Este ano foram dois Pace Cars, ambos do modelo Corvette Z-06: o Hardtop, em tons de verde e amarelo, foi pilotado pelo brasileiro Emerson Fittipaldi, bi-campeão da Indy 500. O Conversível, com pintura preta e prata, foi uma homenagem aos 30 anos do primeiro Corvette Pace Car, em 1978, que comentamos anteriormente.

2015

Chevrolet Corvette - Desde 1997 a General Motors é a marca oficial dos Pace Cars da Indy 500. E a partir de 2004, o Corvette tem divido com o Camaro esse privilégio. Em 2015, a escolha recaiu sobre o Z-06, que foi conduzido por Jeff Gordon, piloto da NASCAR.

 

A LISTA COMPLETA

Indianapolis-Motor-Speedway

1911 – Stoddard Dayton
1912 – Stutz Roadster
1913 – Stoddard Dayton
1914 – Stoddard Dayton
1915 – Packard “6”
1916 – Premier “6”
1919 – Packard V-12
1920 – Marmon “6” Model 34
1921 – HCS 6
1922 – National Sextet
1923 – Duesenberg Model A Touring
1924 – Cole V-8
1925 – Rickenbacker “8”
1926 – Chrysler Imperial “80”
1927 – LaSalle V-8
1928 – Marmon “8” Model 78
1929 – Studebaker President
1930 – Cord L-29
1931 – Cadillac Roadster
1932 – Lincoln V8 Phaeton
1933 – Chrysler Imperial Phaeton
1934 – LaSalle Roadster
1935 – Ford V-8
1936 – Packard “120” – 120hp V-8
1937 – LaSalle Convertible – 125hp V-8
1938 – Hudson “112” – 83hp 6 cil.
1939 – Buick Roadmaster – 141hp 8 cil.
1940 – Studebaker Champion – 78hp 6 cil.
1941 – Chrysler Newport – 143hp 8 cil.
1946 – Lincoln Continental 130hp V-12
1947 – Nash Ambassador – 112hp 6 cil.
1948 – Chevrolet Stylemaster Six – 90hp.
1949 – Oldsmobile 88 – 135hp V-8
1950 – Mercury Convertible – 110hp V-8
1951 – Chrysler New Yorker – 180hp Hemi V-8
1952 – Studebaker Commander – 120hp V-8
1953 – Ford Crestline Sunliner – 110hp V-8
1954 – Dodge Royal 500 – 170hp Hemi V-8
1955 – Chevrolet Bel Air – 180hp V-8
1956 – DeSoto Fireflite – 170hp V-8
1957 – Mercury Montclair – 290hp V-8
1958 – Pontiac Bonneville – 310hp V-8
1959 – Buick Electra 225 – 325hp V-8
1960 – Oldsmobile 98 – 315hp V-8
1961 – Ford Thunderbird – 300hp V-8
1962 – Studebaker Lark Daytona – 210hp V-8
1963 – Chrysler 300 – 360hp V-8
1964 – Ford Mustang – 271hp V-8
1965 – Plymouth Sports Fury – 270hp V-8
1966 – Mercury Comet Cyclone GT – 335hp V-8
1967 – Chevrolet Camaro RS/SS – 375hp V-8
1968 – Ford Fairlane – 390hp V-8
1969 – Chevrolet Camaro – 375hp V-8
1970 – Oldsmobile 4-4-2 – 365hp V-8
1971 – Dodge Challenger – 300hp V-8
1972 – Oldsmobile Cutlass Hurst – 300hp V-8
1973 – Cadillac Eldorado – 235hp 500c.i. V-8
1974 – Oldsmobile Cutlass Hurst – 230hp V-8
1975 – Buick Century Custom – 325hp V-8
1976 – Buick Century – 306hp turbo V-6
1977 – Oldsmobile Delta 88 – 380hp V-8
1978 – Chevrolet Corvette – 220hp V-8
1979 – Ford Mustang II – 280hp V-8
1980 – Pontiac Turbo-Trans Am – 210hp V-8 Turbo
1981 – Buick Regal – 281hp V-6
1982 – Chevrolet Camaro Z28 – 250hp V-8
1983 – Buick Riviera Conv. – 450hp V-6
1984 – Pontiac Fiero – 232hp 4 cilindros
1985 – Oldsmobile Calais – 215hp 4 cil.
1986 – Chevrolet Corvette – 230hp V-8
1987 – Chrysler LeBaron – 230hp Turbo 4 cil.
1988 – Oldsmobile Cutlass – 250hp Turbo 4 cil.
1989 – Pontiac Trans Am GTA – 250hp Turbo V-6
1990 – Chevrolet Beretta – 180hp 2.3L
1991 – Dodge Viper – 400hp 8L V-10
1992 – Cadillac Allanté – 295hp 4.6L V-8
1993 – Chevrolet Camaro Z-28 – 275hp 5.7L V-8
1994 – Ford Mustang Cobra – 235hp 5L V-8
1995 – Chevrolet Corvette – 300hp 5.7L V-8
1996 – Dodge Viper – 450hp 8L V-10
1997 – Oldsmobile Aurora – 250hp 4L V-8
1998 – Chevrolet Corvette – 345hp 5.7L V-8
1999 – Chevrolet Monte Carlo – 215hp 3.4L V-6
2000 – Oldsmobile Aurora – 250hp 4L V-8
2001 – Oldsmobile Bravada – 270hp V-6 SUV
2002 – Chevrolet Corvette – 345hp 5.7L V-8
2003 – Chevy SSR – 290hp 5.3L V-8
2004 – Chevrolet Corvette C5 – 345hp 5.7L V-8
2005 – Chevrolet Corvette – 400hp 6L V-8
2006 – Chevrolet Corvette Z-06 – 505hp 7L V-8
2007 – Chevrolet Corvette Convertible – 400hp V-8
2008 – Chevrolet Corvette Z-06 – 472hp V-8
2009 – Chevrolet Camaro – 426hp 6.2L V-8
2010 – Chevrolet Camaro SS – 426hp 6.2L V-8
2011 – Chevrolet Camaro SS Conv. – 426hp V-8
2012 – Chevrolet Corvette ZR1 – 638 hp 6.2L V-8
2013 – Chevrolet Corvette C7 – 455hp V-8
2014 – Chevrolet Camaro Z/28 – 505 hp 7.0L V8
2015 – Chevrolet Corvette Z06 – 650hp 6.2L V-8

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Pesquisa e redação: Fernando Barenco
Lista de Pace Cars: Indy Speedway
Fotos: Web

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