Alexander Gromow Conteúdo Nossos Colunistas

E como foi comemorado o 13º Dia Mundial do Fusca?

Este artigo é a complementação da matéria “Dia 22 de Junho de 2008 – DIA MUNDIAL DO FUSCA pela 13ª vez”. Para falar sobre isto nada como citar alguns exemplos. Em cada cidade, cada país, a comemoração ocorreu conforme as condições locais. Não há regras fixas, somente uma: lembrar da data e preservar os carros e sua história.

Vamos mostrar sete exemplos que irão mostrar a diversidade de eventos, que forma de um “brunch” no Café Picobella em Melville, na província de Gauteng, na África do Sul, até um evento no Autódromo de Aratiri perto de Assunção, no Paraguai. Também vamos passar pela Argentina, Peru e Chile. No Brasil vamos conferir os eventos de Poços de Caldas e de Pirenópolis em Goiás. De cada um temos fotos e um breve relato, uma confirmação do carinho com o qual milhares de amantes do carro comemoraram este dia.

África do Sul

O relato desta comemoração foi enviado pela Heide-Marie Von der Au, uma Volkswagenmaníaca, que tem Fuscas e Karmann-Ghias, e mora na cidade de Halfway House. Ela colaborou como designer na confecção do Logotipo de Despedida do Motor Boxer – refrigerado a ar e mantém o elo com a África do Sul.

O 13º Dia Mundial do Fusca no grupo da Heide-Marie foi comemorado com um “brunch” organizado pelo La Vista Karmann-Ghia Club, cujo diretor, o Zunaid, fez a convocação também através do Fórum “Air Cooled VW South África” através do tópico: “22 June – International Beetle Day Breakfast – BE THERE!!!” (22 de Junho – Brunch do Dia Internacional do Fusca – ESTEJA LÁ!!!), um link para a página do dia mundial foi incluído no convite e resultou em carros com o cartaz do evento, com se pode ver na foto abaixo.

Gauteng cobre apenas 17.000 km2 – aproximadamente 1.4% da superfície da África do Sul. É a menor das nove províncias. Apesar de seu tamanho, Gauteng é o lar de aproximadamente oito milhões de habitantes. Nas línguas “seSotho” Gauteng significa “Lugar do Ouro’, o que é apropriado porque a província tem suas raízes econômicas e históricas na próspera indústria do ouro que foi iniciada pela descoberta do ouro em Johanesburgo, sua capital, em 1886.

O dia 22 de junho de 2008 foi um lindo dia de domingo de inverno na província de Gauteng na África do Sul, inicialmente frio, mas logo as luvas de couro puderam se colocadas de lado e uma interessante mistura de participantes, tanto os que sempre participam como o Zunaid, a Heide-Marie e a Angie. Como um pessoal novo de Pretoria, o Emil, Dirk e o Diedrich. De East Rand veio o Kobus e o Jeff do famoso “Piston Ring Club” que veio com o seu Super Beetle vencedor de concursos.

Para o ano eles estão planejando coordenar o evento com o pessoal do Jacaranda Beetle Club, do The Kaapse Kombi Kult e outro pessoal de Volkswagen. O encontro foi no Café Picobella, e os carros foram se acomodando nas cercanias.

 Veja o álbum deste evento no Flickr com 24 fotos 

Argentina

Para o AVC – Argentina Volkswagen Club, festejar o Dia Mundial do Fusca já é uma tradição de muitos anos, tradição que foi reafirmada em 2008 como reportaram o seu presidente Fernando Pisano, e os sócios, Gullermo Müller (que enviou a legenda das fotos) e Juan Carlos.

O encontro em Buenos Aires ocorreu no sábado dia 21 de junho e, de acordo com a voz corrente por lá “Dios anda en Escarabajo”, pois o tempo foi muito melhor do que havia sido na sexta-feira anterior. Foi um encontro de muita camaradagem e todos se alegraram por reencontrar os amigos. O encontro foi realizado no lindo estacionamento do Automóvel Clube Argentino que é localizado num bosque, em Buenos Aires, e estava aberto a todos os proprietários e simpatizantes de Volkswagen refrigerados a água, independente do estado de conservação dos carros, ou da filiação a clubes. O objetivo primordial foi o de acolher de forma conjunta o apreciado e emblemático “Escarabajo” durante o dia a ele dedicado – que na Argentina é considerado com sendo seu aniversário.

O encontro foi enriquecido pela participação de Borgwards, Auto Unions (DKW), Kombis, Westfálias (Kombis preparadas para camping) e até um Hanomag dos anos 30 veio ao evento.

A realização do evento naquele local permitiu um encontro em família e com os amigos, num local seguro, que é o prédio do Automóvel Club Argentino que teve suas dependências e facilidades liberadas para o evento, incluindo: vigilância, banheiros, jogos para as crianças, restaurante e amplo parque com vias onde foram realizadas as provas de habilidade ao volante.

No caso das fotos do evento do AVC o álbum do Flickr está legendado.

 As 24 fotos podem ser vistas aqui! 

Poços de Caldas – MG

O evento foi organizado pelo Clube do Fusca de Poços de Caldas, Minas Gerais e o material foi recebido do amigo Juliano Dalla Rosa seu fundador. Este clube está se destacando tanto pelos eventos como pelas atitudes positivas de seus sócios e diretores, que muito tem incentivado o preservacionismo sadio na região e no Brasil.

O evento foi realizado com o apoio da 955 Veículos em cujo Show Room foi realizada, entre os dias 20 e 22 de junho uma linda exposição em homenagem ao Dia Mundial do Fusca, 15 carros selecionados fizeram a festa.

Compareceram também para “embelezar” o evento 2 Karmann-Ghias e uma Kombi 6 portas. No dia 22 foi realizada uma “Fusqueata” pelas ruas da cidade e, como já é tradição, os carros foram carinhosamente saudados pelo público.

Do alto de uma sacada os três organizadores deste lindo evento, da direita para a esquerda, Rafael – Presidente do Clube, Evandro Trevisan – Diretor Social e Leonardo Vice Presidente, conferem o resultado de seu trabalho.

O Juliano comenta a emoção que sente simplesmente ao rever as fotos do evento…

 O álbum com 37 fotos deste evento pode ser visto aqui! 

Paraguai

Um programa inteiro foi desenvolvido no mês de junho de 2008 pelo Classic VW Club do Paraguai no contexto do Dia Mundial do Fusca. No dia 11 em reunião na Chacomer (empresa dedicada a equipamentos de automóveis) foi lançada a Semana de Comemorações pelo Dia Mundial do Fusca. Apesar da noite fria e chuvosa mais de 40 associados compareceram ao evento. Na foto vemos três exemplares interessantes: em primeiro plano um “Käfer” alemão VW 1303 tricolor, o azul do meio é um “Escarabajo” mexicano e no fundo um Fusca branco ano 84 com 40.000 km originais. No Paraguai se encontram Fuscas de várias origens.

Do dia 18 ao dia 21 foi realizada uma exposição na DIESA, representante VW no Paraguai, carros em excelente estado de conservação como este 1957 do Ruben Romero abrilhantaram esta parte da programação da Semana del “Escarabajo”.

O evento na DIESA culminou com uma assembléia para a eleição da nova diretoria do clube, que é composta (da esquerda para direita) por: ao microfone Guillermo Trovato (secretário), Gustavo Amarilla (síndico), Nelson Ayala (síndico), Vicente Cibils (conselheiro), Esteban Gauto (vogal), Alejandro González (pro – tesoureiro), Ruben Romero (tesoureiro), Polo Ruiz (presidente), Fredy Arza (vice-presidente), Johnny Bareiro (pro-secretario).

No dia 22 uma Fusqueata teve início às 11h00 tendo com ponte de encontro a DIESA, também foi um dia bastante frio de inverso, mas o pessoal não se deixou intimidar pelo clima.

O destino da Fusqueata foi o Autódromo de Atari, onde primeiramente os carros se acomodaram ao lado da pista, para depois serem iniciadas provas de habilidade e de velocidade, num dia repleto de atrações para comemorar o Dia Mundial do Fusca.

O material sobre este evento e as legendas das fotos 33 fotos que estão no Flickr foram enviados pelo amigo Rubén Romero.

 Podem ser conferidas aqui! 

Peru

O presidente do Volkswagen Club del Peru, Miguel Angel Chávez Luna, enviou algumas fotos do evento (tiradas pelo Jorge del Rio Anavitarte, pois a máquina fotográfica do Miguel decidiu quebrar no dia do evento) realizado em Lima para comemorar o Dia Mundial do Fusca.

Este ano o evento foi um passeio a Cineguilla. O distrito peruano de Cieneguilla é um dos 43 distritos que compõem a província de Lima. Este distrito está dentro do vale do rio de Lurín que é o único dos três vales de Lima (Rímac – Gaudy – Lurín) que não foi devastado pelo excessivo e freqüentemente não planejado crescimento urbano de Lima. Nesse sentido, o vale em geral e Cieneguilla em particular, ainda conservam rios com águas limpas, os campos de cultivo rústicos, as zonas campestres e muitos outros atrativos. Certamente este foi o motivo que determinou o destino deste passeio.

Para não deixar dúvidas quanto suas intenções, alguns carros ostentavam um cartaz alusivo ao evento, como o Fusca verde da foto acima, olhando em detalhe.

O pessoal, reunido em Cinegulla, para a foto em grupo, um encontro em família para comemorar o Dia Mundial do Fusca.

Nas fotos do álbum do Flickr uma curiosidade, o “Escarabajo” vermelho do sócio Ever teve uma pane, quebrou o cabo da embreagem, e todos ajudaram na troca. Teve até o número do “macaco humano”.

 Confira aqui! 

Chile

Neste caso recebi informações através do amigo Claudio Antivíl Ramírez, que edita a revista eletrônica AirCooled, distribuída em PDF pela Internet.

Em Santiago do Chile um grupo de amigos se reuniu para confraternizar e assistir a um vídeo que o Claudio havia “encomendado” no qual eu relato, em espanhol, a história de como foi lançado o Dia Mundial do Fusca. Este vídeo pode ser visto no endereço:www.vimeo.com/1202151. Na foto abaixo parte do pessoal ao assistir o vídeo, durante um jantar que reuniu 50 pessoas no dia 21.

Ainda no Chile, o Club EntreAmigos realizou um evento dedicado ao Dia Mundial do Fusca no porto da cidade de Valparaíso, num local chamado Muelle Baron. Mais de 60 aficionados se reuniram, apesar do frio, e realizaram um belo evento entre os guindastes do porto.

Valparaíso se caracteriza por ser uma cidade que resvala dos morros em direção ao mar. São 42 morros e colinas na cidade. O Cerro Barón, que abriga o bairro Barón conta com instalações universitárias, serviços públicos e a antiga igreja de San Francisco. O Cerro Concepción, junto ao Cerro Alegre, era onde residiam as comunidades de origem inglesa e alemã na cidade desde a segunda metade do século XIX até meados do século XX. Hoje são morros de alto atrativo turístico, com restaurantes, casas remodeladas e hotéis. O Cerro Playa Ancha, onde também fixou moradia a colônia britânica é onde estão a Escola (Escuela) Naval, o Estádio de Playa Ancha e o cemitério. O setor de El Almendral é onde está a maior parte dos serviços públicos, o Congresso Nacional e várias empresas de Valparaíso. O setor Portuário é onde se situam bares hotéis que alojavam originariamente os marinheiros, ademais de abrigar as instalações do porto e do Serviço Nacional de Aduanas. Foi exatamente neste setor portuário que o evento foi realizado.

O clube levou o assunto Dia Mundial do Fusca a sério e entre as inúmeras miniaturas que foram oferecidas na oportunidade se podia ver uma cópia do cartaz do evento.

Havia espaço suficiente para a realização de uma prova de habilidade, no caso slalom, com uma pista demarcada por cones e os pilotos de Fusca puderam mostrara a sua destreza.

 24 fotos no sobre este evento, podem ser vistas aqui! 

Pirenópolis – GO

Este grande evento foi uma realização conjunta de três clubes: Clube do Fusca de Pirenópolis, Clube do Fusca de Goiânia e Clube do Fusca & Antigos de Brasília. Delmo José dos Santos, Vice-Presidente do Clube do Fusca & Antigos de Brasília foi encarregado de emitir o convite para o evento, que no caso dos participantes brasilienses saíram em comboio do Parque da Cidade (Carrera Kart). Carros vieram de várias cidades próximas visto que Pirenópolis é praticamente eqüidistante de Brasília, Goiânia e Goiás. Um dos carros, caracterizado como o “Herbie”, indicava em seu vidro traseiro o motivo do evento.

O local escolhido, a cidade de Pirenópolis que é uma cidade do interior de Goiás, tombada como patrimônio histórico nacional. Consagrado pólo turístico regional, guarda em seus casarões seculares um retrato vivo da história goiana. Cercada por natureza exuberante, oferece a seus visitantes agradável estada com diversos atrativos naturais, como cachoeiras, reservas ecológicas, parques e mirantes. O evento ocorreu num cenário exuberante e histórico, como mostra a foto.

Dentre as barracas armadas no evento uma se destacava pelos seus dizeres: “Presidente do Evento”, local ideal para um foto em grupo.

Foi um evento para ninguém colocar defeito, com uma grande participação de carros e público, como pode ser verificado nas 39 fotos do álbum do Flickr.

 Confira aqui! 

Certamente em outras cidades e outros rincões do mundo eventos semelhantes foram realizados para comemorar o Dia Mundial do Fusca, os carros receberam um trato e as pessoas puderam relembrar a história deste carro que é a razão de ser do hobby de milhões de pessoas no mundo inteiro.

 

 

Comentários do Facebook

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados

%d blogueiros gostam disto: