De versões do Fusca a sedans e utilitários, modelos fabricados na Alemanha e que teriam feito sucesso aqui

Volkswagens refrigerados a ar que nunca tivemos no Brasil

O VW Sedan, ou Fusca, chegou ao Brasil em 1950 pelas mãos da Brasmotor (leia Brastemp e Consul), que importava da Alemanha o então aqui desconhecido carrinho.

Três anos depois a Volkswagen se instalou no país, com uma fábrica no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Começava uma história de sucesso.

Passou a finalizar aqui os Fuscas e as Kombis que chegavam encaixotados, no sistema conhecido como CKD.

O Fusca brasileiro chegou só em 1959. Já a Kombi passou a ser fabricada aqui dois anos antes, sendo o primeiro Volkswagen nacional.

A partir de então, no Brasil a gama de modelos da VW em suas primeiras décadas, com seu característico motor tipo boxer refrigerado a ar, foi crescendo.

Nos anos seguintes surgiram aqui Karmann-Ghia, VW 1600 (Zé do Caixão), Variant, TL, Karmann-Ghia TC, SP2, Brasília, Variant II e Gol BX.

Enquanto isso, na Alemanha, iam surgindo versões mais aprimoradas do próprio Fusca e modelos derivados, que eram exportados para outros países.

Mas infelizmente esses Volkswagens europeus nunca chegaram aqui, por causa das restrições às importações de automóveis.  É sobre eles que vamos falar.

Começou a ser fabricado em 1949 e o último exemplar foi entregue em 1980.  Apesar de bem mais caro que o Fusca convencional, foram produzidos 330 mil  conversíveis, em várias versões.

Fusca Cabriolet

Não apenas um único modelo, mas três, correspondentes aos nossos VW 1600, Variant e TL. Com estilo bem semelhante também. A linha Type 3 foi lançada em 1961, com motor 1500.

VW Type 3

O primeiro modelo foi  o Notchback, equivalente ao nosso “Zé do Caixão”, só que com apenas duas portas. O Fastback correspondia ao nosso TL.

VW Type 3

A versão station wagon chegou no ano seguinte. A Variant (Alemanha) ou Squareback (EUA). Nos anos 1970 era possível encontrar algumas rodando no Brasil. Era apelidada de “Variant Alemã”.

VW Type 3

Essa espécie de jipe ou buggy, nasceu  em 1969 como veículo militar e logo ganhou uma versão civil. Fez sucesso nos EUA onde recebeu o apelido de “Thing” (Coisa). Foi também fabricado no México.

VW Type 181

Versão mais moderna do Kubelwagen da II Guerra Mundial, o Thing foi destaque no filme “Como se fosse a primeira vez”, com Drew Barrymore e Adam Sandler. Foram fabricados 90.883 até 1983.

VW Type 181

Em versões station wagon e fastback (2 e 4 portas), o Type 4 é pouco conhecido no Brasil e pode ser definido como uma versão maior, mais potente e mais luxuosa de nossos Variant e TL.

VW Type 4

Foi lançado em 1968 e teve duas fases. Na primeira foi batizado de VW 411, tinha motor 1.7. Na segunda (1972), VW 412, passou a 1.8 com opção de injeção eletrônica. Versões e dois e quatro faróis.

VW Type 4

A linha Type 4 se diferenciava pela suspensão McPherson na dianteira e com molas na traseira. Era caro, não vendeu o esperado e teve a produção encerrada em 1974.

VW Type 4

Lançado em 1961, essa versão do Karmann Ghia era maior e mais luxuosa, usando o chassi da linha Type 3. O motor era 1500. Era mais caro também. Vendeu pouco e saiu do mercado em 1969. Foram produzidos também alguns conversíveis.

VW Karmann Ghia Type 34

Icônica versão foi fabricada de 1951 a 1967. Tinha 8 janelinhas extras e teto solar panorâmico. Foi batizada pela VW como Modelo Especial.  “Samba” foi um apelido dado pelos fãs.

VW Kombi “Samba”

Batizado de Transporter (Europa) e Vanagon (EUA), foi uma evolução da Kombi. Lançado em 1979, até 1983 vinha com motor refrigerado a ar 1.6 ou 2.0. A partir de então seu motor boxer passou a ser refrigerado a água. Foi produzido até 1991.

VW T3

Lançado em 1971 na versão  1302, o Super Beetle tinha como principal diferença a suspensão dianteira McPherson, que tornava o Fusca mais confortável de dirigir e ampliou o espaço do porta-malas, já que o estepe passou a ficar deitado.

VW Super Beetle

A segunda geração do Super Beetle chegou em 1973 e foi batizada de  1303. Ganhou parabrisa maior e curvo e painel acolchoado e tridimensional. A tampa do porta-malas ficou mais curta.

VW Super Beetle

O Super Beetle estava disponível também na versão conversível. Foi fabricado até 1980.

VW Super Beetle