Incríveis carros-conceito dos 1930 aos 60

Os carros do futuro... de antigamente

Os carros-conceito estão entre as principais atrações dos salões de automóveis do mundo. Eles surpreendem o público com visual fora do comum e tecnologias inimagináveis em nossos carros de rua.

No entanto, a criação de veículos de exibição que anteveem o futuro se popularizou na década de 1950 e nenhuma montadora queria perder a chance de mostrar que estava antenada. Selecionamos aqui dez desses projetos.

Primeiro carro-conceito da história. Seu projeto é de Harley Earl. Possuía algumas tecnologias inimagináveis nos anos 1930, como faróis escamoteáveis e vidros elétricos. Influenciou o design automotivo dos anos seguintes.

BUICK Y-JOB 1938

Foram fabricados 5 exemplares. Com carroceria em alumínio, seu projeto é de Alex Tremulis.  Visual limpo e fluido, com faróis escamoteáveis e ausência de grade. Seu teto rígido era retrátil e não havia maçanetas, mas botões para a abertura das portas.

CHRYSLER THUNDERBOLT LE BARON 1941

O primeiro esportivo de dois lugares da Pontiac, embora nunca tenha entrado em produção, sendo fabricadas apenas duas unidades. Com teto bolha com abertura estilo “asa de gaivota”, possuía carroceria de fibra de vidro.

PONTIAC BONNEVILLE SPECIAL 1954

FORD MYSTERE 1955

Muitas inovações, a começar pelo motor traseiro turbo gás. O teto era em forma de bolha. Os bancos eram individuais e o volante um manche. Tinha telefone e TV.

LINCOLN FUTURA 1955

Um dos mais conhecidos carros-conceito da década de 1950. Foi vendido ao colecionador George Barris, que em 1966 o transformou no Batmóvel da série de TV.

CHRYSLER DIABLO 1956

Extremamente aerodinâmico, o Diablo foi uma parceria entre a Chrysler e o estúdio italiano Ghia. Foi fabricado somente um único exemplar, que sobrevive até hoje.

FORD X2000 1958

Diferente dos outros, esse conceito nunca existiu, pelo menos em sua época. Foi só um exercício de estilo da Ford, mas jamais saiu do papel. O da foto é de verdade e foi fabricado na década de 1990 pelo projetista inglês Andy Saunders.

GM FIREBIRD III 1958

É quase um avião sem asas. O extravagante veículo com barbatanas, possuía elementos em titânio e motor de turbina a gás com 230hp, além de vários equipamentos herdados de aeronaves.

CADILLAC CYCLONE 1959

Com visual inspirado nos foguetes da época, foi um dos últimos projetos do lendário Harley Earl. Possuía motor dianteiro, transmissão automática e sistema de radar. A cobertura era em forma de bolha, e as portas deslizantes.

FORD GYRON 1961

Veículo de duas rodas, com sistema de giroscópio. Quando parado, ficava apoiado sobre duas pequenas hastes de sustentação. Chamou muito a atenção como curiosidade, mas não foi levado a sério para que se colocasse em produção algo ao menos parecido.

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