Onde foram parar as nossas peruas?

As Station Wagons não são mais fabricadas no Brasil. Uma pena! Vamos lembrar alguns modelos clássicos?

Em janeiro de 2020 saia de linha a última Station Wagon nacional: a Fiat (Palio) Weekend. Hoje estão disponíveis meia dúzia de caros modelos premium importados.  A decadência das SW, ou simplesmente “peruas”, começou há uns 20 anos, com a ascendência dos SUVs.

Selecionamos alguns modelos clássicos, produzidos a partir dos anos 1950, quando a indústria automobilística brasileira dava seus primeiros passos.  Conheça essas peruas que fizeram muito sucesso.

Lançada em 1956 como DKW-Vemag Universal, é considerada o primeiro automóvel fabricado no Brasil, segundo os critérios estabelecidos pelo GEIA. Foi rebatizada em 1961 e fabricada até 1967. Teve duas versões populares: Caiçara e Pracinha.

DKW Vemaguet

Essa SW oriunda da francesa Marly foi fabricada de 1962 a 1966. Tinha cinco portas e era 20 cm mais longa que o sedan Chambord. Vinha equipada com modernismos como bagageiro de teto, bancos traseiros rebatíveis, além de dois bancos extras escamoteáveis.

Simca Jangada

Essa simpática peruinha derivada do Corcel chegou dois anos depois dele, em 1970. A Belina teve uma versão chamada Luxo Especial, que tinha apliques laterais que imitavam madeira, como nas luxuosas Station Wagons americanas da época.

Ford Belina

Descendente direta da VW Type 3 Squareback alemã, foi uma derivação do 1600 ‘Zé do Caixão’ e lançada em 1970. Tinha motor 1600 plano, que ocupava menos espaço, permitindo a inovação de ter dois porta-malas: dianteiro e traseiro. Foi fabricada até 1977.

VW Variant

Seu lançamento aconteceu junto com a primeira reestilização da Linha Opala, em 1975. Com duas portas, motores de quatro ou seis cilindros e porta-malas de grande capacidade (774 litros), teve uma versão esportiva, SS. Foi produzida até 1991.

Chevrolet Caravan

O alemão Opel Kadett C teve sua versão brasileira, lançada em 1973: o querido Chevette. Seu sucesso redeu frutos, com versões hatch, pick-up (Chevy 500) e a pequena, mas espaçosa, Station Wagon Marajó. Lançada em 1980, foi produzida até 1989.

Chevrolet Marajó

Uma das Stations de maior sucesso e vida mais longa no Brasil. Lançada em 1982, foi produzida por nada menos que 30 anos, em quatro gerações. Tinha as mesmas medidas, mecânica e padrão de acabamento do Voyage.

VW Parati

Essa foi a sucessora da Marajó e compartilha com ela o mesmo ‘DNA’. A Ipanema foi lançada em 1990 e sua traseira reta causou certa estranheza no início. Em versões de duas e quatro portas, foi fabricada até 1997.

Chevrolet Ipanema

Baseada no pequeno 147, a panorama foi a primeira perua Fiat em solo brasileiro. Foi lançada em 1980, ano em que linha 147 foi reestilizada ganhando nova frente, batizada de ‘Europa’. Tinha três portas. Vendeu 58 mil unidades no Brasil e foi exportada também.

Fiat Panorama

A versão SW do Santana tinha características iguais às dele. Bagageiro de teto em alumínio e tampa deslizante na mala foram novidades. Com quatro portas, foi lançada em 1985 nas versões CS, CG e CD. Foi fabricada até 2003.

VW Quantum

Se seu modelo preferido de Station Wagon nacional não está aqui, não se desespere!  Vamos publicar a segunda parte dessa Web Story em breve.

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