Repórter Maxicar

Volkswagen of America comemora 70 anos

Volkswagen of America

Marca alemã chegou aos Estados Unidos em 1955. No currículo, modelos que marcaram o país como o Beetle (Fusca), a Microbus (Kombi) e o Rabbit (Golf)

Em 1949, o empresário holandês Ben Pon chegou a Nova York com dois veículos Volkswagen Tipo 1 — mais tarde conhecido como Beetle nos EUA e Fusca no Brasil — em uma das primeiras tentativas de levar um veículo pequeno e acessível aos compradores americanos.

Volkswagen of America

Apenas seis anos depois — exatamente no dia 27 de outubro de 1955 — a Volkswagen of America, Inc. (VWoA) era fundada, com sede em Englewood Cliffs, Nova Jersey. No ano seguinte, quase 50.000 carros já haviam sido vendidos.

Ao longo dos 70 anos seguintes, a Volkswagen se tornou uma das marcas automotivas mais influentes da história dos EUA.

O impacto da Volkswagen of America na indústria automotiva americana foi significativo. Em 1959, apenas quatro anos após a fundação da empresa, Carl Hahn assumiu o comando aos 32 anos.

A revolucionária campanha “Think Small”

Sua liderança transformou a trajetória da marca, expandindo a rede de concessionárias e contratando Doyle Dane Bernbach como agência de publicidade da empresa. A campanha resultante, “Think Small” (“Pense Pequeno”, em Português), tornou-se lendária, revolucionando a publicidade automotiva tradicional com humor autodepreciativo e mensagens simples e impactantes. Em 1999, a Ad Age a elegeu como a melhor campanha publicitária de todos os tempos na retrospectiva “Século da Publicidade”.

A influência dessa abordagem inovadora foi imediata e profunda. A Volkswagen of America dobrou suas entregas para quase 167.000 veículos nos dois anos encerrados em 1960, conquistando 32% do mercado importado.

Em 1970, as vendas atingiram o recorde histórico de 569.696 veículos, consolidando o status do Beetle e do Microbus (Kombi) como referências culturais.

Modelos que definiram gerações

Ao longo de seus 70 anos de história, a VW introduziu veículos nos EUA que se tornaram sinônimo de estilo. O Beetle vendeu 21,5 milhões de unidades globalmente e se tornou o carro mais produzido em uma única plataforma, superando o Ford Modelo T, em 1972.

VWs Beetle e Microbus

O Beetle e o Microbus se tornaram símbolos de rebelião contra o status quo no final dos anos 1960, ambos atuando em muitos filmes de sucesso de Hollywood.

Já o New Beetle de 1998 reacendeu o espírito e a imaginação do original para uma nova geração de proprietários de Volkswagens e desencadeou outra rodada de “Beetle Mania”.

VW Golf

Volkswagen of America

O Golf, que chegou aos EUA em 1975 como Rabbit, foi um sucesso instantâneo e o primeiro veículo a ser produzido nos Estados Unidos.

A versão GTI inventou uma categoria totalmente nova e se tornou um favorito da mídia automotiva: o hot hatch. Provou que um carro esportivo pode ser divertido, prático e acessível — uma fórmula que continua a definir a marca até hoje.

VW Jetta

Volkswagen of America

O Jetta se tornou o Volkswagen mais popular nos EUA no início da década de 1980 e continua sendo um dos campeões de vendas da marca.

Lançado nos Estados Unidos em 1979, o Jetta era essencialmente um Golf com porta-malas, porém um pouco mais luxuoso. Ele continuou a evoluir ao longo de sete gerações, e muitas pessoas se lembram com carinho do carro de quarta geração, que evocava a prima corporativa da VW, a Audi, por dentro e por fora.

Pensilvânia e Tennessee

O compromisso da Volkswagen of America com a fabricação norte-americana remonta a quase cinco décadas. Em 1978, a empresa inaugurou sua primeira fábrica em Westmoreland, Pensilvânia, produzindo mais de 1,1 milhão de veículos antes do fechamento da unidade em 1988.

Vinte anos depois, a VWoA retomou suas operações de montagem nos EUA. Em 2008, a empresa inaugurou uma fábrica de última geração em Chattanooga, Tennessee. Essa unidade produziu quase 800.000 Passats ao longo de uma década e, desde então, evoluiu para montar os SUVs Atlas e Atlas Cross Sport, bem como o SUV totalmente elétrico ID.4.

A Volkswagen of America hoje

Atualmente, a unidade de Chattanooga representa mais de US$ 2,7 bilhões em investimentos totais e emprega mais de 4.000 pessoas. O campus também abriga o Centro de Engenharia e Planejamento da América do Norte e o Laboratório de Engenharia de Baterias da Volkswagen of America, posicionando a região como um polo de inovação automotiva.

Texto e fotos: VWoA

Deixe seu comentário!