Coberturas

Segundo Domingo na Estação da Luz – outubro/2025 – São Paulo, SP

Segundo Domingo Estação da Luz outubro

Concorrendo com eventos bem distantes…

Além do feriado nacional, encontro paulistano teve a concorrência de evento argentino e norte-americano

A edição de 12 de outubro do Segundo Domingo na Estação da Luz não foi dos mais concorridos. É que esse tradicional encontro de carros antigos concorreu com o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, que ainda por cima é o Dia das Crianças. Então, os papais dão aquela atenção especial à garotada.

Além disso, por incrível que pareça, houve também a concorrência de dois eventos do exterior: a Autoclasica, na Argentina; e Hershey, nos EUA. Ambos são bastante frequentados por antigomobilistas brasileiros, em especial os paulistanos.

Mas, apesar do número de carros antigos não ter sido o habitual, conseguimos pinçar algumas duplas de clássicos bem interessantes, que destacamos a seguir.

DKWs

Dois lindos DKWs azuis, que à primeira vista podem parecer iguais. Mas, repare que o que possui teto branco tem algumas diferenças em relação ao outro. Para começar, tem somente duas portas. Além disso, o vidro traseiro é tripartido. Trata-se de um F-93 coupê alemão 1957.

O outro é um sedan brasileiro de quatro portas, que aprendemos a chamar de Belcar. Mas ele só recebeu esse nome a partir de 1961. Foi lançado em 1958 como Grande DKW-Vemag. É o caso desse 1959.

Foras-de-Série brasileiros

Lado a lado dois clássicos esportivos brasileiros de baixa produção. O da esquerda é o Santa Matilde 4.1 Hatch 1978. O outro é o Miura MTS 1980. Por acaso, já falamos sobre eles na edição do Segundo Domingo na Estação da Luz do mês passado.

Ambos têm carrocerias em fibra de vidro.  O primeiro era fabricado em Três Rios – RJ e têm motor Chevrolet 6 cilindros do Opala; e o segundo era produzido em Porto Alegre – RS e a mecânica é VW 1.6 refrigerada a água, a mesma do Passat TS, daí o nome.

Ford Ranger

Uma bela dupla da picape média que chegou ao Brasil em 1994, com essa versão que corresponde à segunda geração dos Estados Unidos. Lá, ela foi lançada em 1982.

A Ford Ranger vendida no Brasil e outros países da América do Sul era fabricada na Argentina. Nos últimos anos ganhou status de veículo de coleção e desde o ano passado já podem pleitear placas pretas.

Honda Accord

Outro modelo dos anos 1990 que vem conquistando os corações dos antigomobilistas brasileiros. Assim, como o Civic, o Accord é um longevo modelo. Foi lançado em 1976 e que já está em sua 11ª geração. Essa dupla é da quarta geração, ambos sedans fabricados em 1992.

Ford Corcel

Como já contamos aqui no Maxicar, a história do Corcel envolve três marcas: a francesa Renault — que o originou; a extinta Willys, que o projetou; e a Ford, que o lançou em 1968.

Nessa foto temos uma Belina LDO 1976 (repare nos bancos bicolores) e um Coupê de Luxo 1974.

Conversíveis

Dois fascinantes conversíveis que rivalizaram no mercado europeu e norte-americano nos anos 1960. O vermelho é o britânico MGB Roadster 1969. O branco dispensa apresentações: o VW Karmann Ghia Conversível brasileiro 1968. Mas é claro que a rivalidade sobre a qual nos referimos era com a versão fabricada pela matriz alemã.

Redação: Fernando Barenco
Fotos e video: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual


Em nossos Classificados

Deixe seu comentário!