Repórter Maxicar

Mini Beach Car: surfando na onda dos veículos praianos

Modelo divertido da BMC nasceu para concorrer com versões da Fiat e da Renault, mas foi fabricado apenas durante alguns meses

No início dos anos 1960, a British Motor Corporation (BMC) — empresa então controladora das marcas Austin e Morris — decidiu criar o Mini Beach Car, uma versão especial do consagrado Mini destinada ao uso recreativo.

A ideia surgiu a partir do sucesso alcançado pela concorrente italiana Fiat, com sua linha Jolly de beach cars, baseada nos Fiat 500 e 600; e pela francesa Renault com seu 4CV Jolly, lançado em 1959.

Os concorrentes: Fiat 500 Jolly e Renault 4CV Jolly

Diversão na praia

Esses pequenos carros não tinham colunas B, janelas ou portas e eram destinados a uma clientela específica, que buscava um modelo divertido e adequado para uso principalmente à beira-mar. Alguns dos proprietários mais famosos desse segmento incluíam Henry Ford, John Wayne e Grace Kelly.

Mas, hotéis de luxo e campos de golfe — em países onde a chuva é rara — também seriam potenciais compradores.

Mini Beach Car foi ferramenta de marketing

Mas essa não foi a única razão pela qual o Mini Beach Car fazia sentido para a BMC. Na época, eles buscavam carros empolgantes para gerar interesse pela marca nos Estados Unidos. E o Mini Beach Car parecia perfeito para esse propósito, tanto que a filial da BMC em São Francisco – Califórnia até organizou uma curiosa corrida promocional, convocando pilotos como Stirling Moss, Juan Manuel Fangio e Pedro Rodriguez.

Uma inusitada corrida de estrelas

Embora isso tenha gerado alguma cobertura da mídia, a corrida se mostrou mais arriscada do que eles esperavam, já que os pilotos se renderam à diversão de dirigir os Minis aos seus próprios impulsos competitivos, Assim, alguns Minis Beach Car acabaram até capotando…

LEIA TAMBÉM: Citroën Méhari: 55 anos de um descolado carro de plástico

De acordo com o projeto original, o Mini Beach Car teria apenas uma cobertura de lona que poderia ser levantada e abaixada conforme necessário. No entanto, essa ideia foi abandonada em favor de um teto rígido permanente.

A ausência de portas tornava o carro leve e permitia que o brisa circulasse sem obstruções. Foram instaladas alças cromadas para facilitar o acesso. Na maioria das unidades, os bancos e forrações eram em vime. Exceto por esses detalhes, o Mini Beach Car permanecia basicamente um Mini padrão.

Bem longe do esperado sucesso

Mas o modelo praiano da BMC acabou não alcançando o sucesso esperado. Aquele brinquedo de luxo para ricos foi construído apenas entre dezembro de 1961 e março de 1962. Isso mesmo: por 4 meses. Não se sabe ao certo quantos foram produzidos, mas estima-se que tenham sido menos de 20, todos com volante do lado esquerdo.

Houve também um carro extra, marrom claro, com volante à direita, que foi dado de presente à Rainha Elizabeth II, que o dirigia pelo Castelo de Windsor.

O criador do Mini, Alec Issigonis, ao volante do Beach Car “três volumes”

Mas nem todos os Mini Beach Cars foram baseados em Minis regulares. Sabe-se que pelo menos um foi construído a partir do Wolseley Hornet ou do Riley Elf, as versões  “três volumes” mais luxuosas do Mini. Esse exemplar especial foi dirigido pelo próprio criador do Mini, Alec Issigonis, durante um evento na pista de testes de Chobham.

Atualmente é bem difícil encontrar um Mini Beach Car “sobrevivente”. Esse Austin verde claro 1962 que ilustra a matéria* foi vendido em um leilão da Bonhams em 2014 por US$ 181,500.

O sucesso do Austin Mini Moke

Mini Monke foi criado para uso militar, mas fez sucesso como veículo de lazer

O papel do Mini Beach Car foi finalmente preenchido pelo cult Austin Mini Moke, que entrou em produção em 1964 e fez sucesso em várias partes do mundo, com mais de 50 mil unidades fabricadas até 1993. A produção teve início no Reino Unido, depois na Austrália e por fim em Portugal.

Hoje uma versão elétrica do Moke com design muito similar ao modelo original é fabricada na China (sempre ela!)

Com informações de BMW Group
Fotos: divulgação e Bonhams

*A imagem principal dessa matéria foi manipulada por IA, alterando o cenário original por uma praia, mais condizente com o perfil do veículo.


Em nossos Classificados

Deixe seu comentário!