Curiosidades

Há um século, assim era o ônibus de dois andares londrino. Detalhe: é híbrido

ônibus de dois andares

Esse Tilling-Stevens TS3A foi fabricado em 1922 e possui motores a gasolina e elétrico. Trabalhou nas ruas da Capital da Inglaterra até 1931

Esse ônibus de dois andares que parece ter saído de um conto de fadas é um Tilling-Stevens TS3A 1922. Durante nove anos ele serviu com honra e orgulho a população de Londres.

 Com capacidade para transportar 48 passageiros sentados — 22 na parte de baixo e 26 na parte de cima que não possui cobertura — ele é equipado com dois motores: um a gasolina e um elétrico.

ônibus de dois andares

Isso mesmo: híbrido! Mas isso já não era nenhuma novidade para a Tilling-Stevens na década de 1920. A empresa fabricou seu primeiro ônibus híbrido em 1914. Através de um engenhoso sistema, o motor a gasolina de quatro cilindros alimentava um gerador que, por sua vez, alimentava um motor que acionava a roda.

Uma tecnologia que foi empregada também anos depois nesse incrível ônibus de dois andares.

VEJA TAMBÉM: O ônibus londrino que virou restaurante

Mas, quando surgiu o ônibus de dois andares?

A essa altura, você deve estar pensando: “esse deve ter sido o primeiro modelo dos famosos ônibus de dois andares de Londres!”. Mas não! Os primeiros começaram a circular em 1908, quando a indústria automobilística mundial ainda engatinhava.

No entanto, o conceito de veículo público de dois andares é bem mais antigo. Acredite! Surgiu por volta de 1850, com coletivos puxados a cavalos.

ônibus de dois andares

Agonizando no ferro-velho

Esse 1922 sobrevivente foi descoberto em 1970, dando seus últimos suspiros em um ferro-velho. Sua restauração teve início naquela época, mas o processo foi interrompido por quatro décadas, sendo concluído em 2007.

Através de uma minuciosa pesquisa histórica, foi possível resgatar os detalhes de acabamento e estilo com bastante fidelidade. O mesmo aconteceu com os padrões de cores internas e externas e até a reprodução dos anúncios de época.

Sempre que possível, foram utilizadas as mesmas técnicas, materiais e tecnologias empregadas há um século. O resultado é essa obra-prima você admira em nossa galeria de imagens!

Redação: Fernando Barenco
Fotos: RM Sotheby’s


Em nossos Classificados

Deixe seu comentário!