Coberturas

75º Encontro Mensal de Veículos Antigos Mooca Plaza Shopping – São Paulo, SP

Pintou até um solzinho…

Uma série especial do Ford Landau e dois Chevrolets modificados foram alguns destaques na edição de outubro

O 75º Encontro Mensal de Veículos Antigos Mooca Plaza Shopping passou quase ileso pela previsão de mal tempo do fim de semana na Capital Paulista. Apesar do céu escuro durante quase todo o período do evento — que aconteceu domingo, 19 — houve apenas momentos de chuvisco. O tempo alternou entre céu nublado e até a presença de um tímido solzinho entre nuvens.

Naturalmente, o evento acabou ficando esvaziado em comparação com edições anteriores, já que a expectativa não era das melhores.

Mas, nosso colaborador Odair Ferraz  mais uma vez esteve presente, filmando e fotografando muitos carros raros e interessantes, dos quais destacamos alguns.

Top de linha brasileiro

Entre os nove Galaxies, um Série Especial 60 anos

Lançado em 1967 e produzido até o comecinho de 1983, o Ford Galaxie (e seus derivados) é insuperável quando se trata de luxo e conforto. Ele é até hoje considerado o “top de linha brasileiro”.

Essa edição do Encontro Mensal do Mooca Plaza contou com a participação de nove exemplares, incluindo o 1979 da Série Especial. Essa série comemorou os 60 anos da Ford no Brasil. A cor Bordeaux Scala Metálico era exclusiva dessa versão que teve somente 300 unidades produzidas. Já falamos detalhadamente sobre ele aqui no Maxicar.

Calhambeques

Linha do tempo: Modelo T, Modelo A e V8 1932

E por falar em Ford e aniversário, o Model A Ford Club Brasil aproveitou o evento, onde tem um espaço cativo, para comemorar os 98 anos do lançamento do Modelo A. Já são grandes as expectativas para as comemorações do centenário, em 2027. E, certamente, irão acontecer no mundo inteiro, principalmente nos EUA, é claro.

Mas não faltaram também o antecessor e o sucessor do Modelo A. Estamos falando do Ford Modelo T Coupê 1925, com suas rodas de madeira e carroceria alta, ao estilo “cabine telefônica”. Também esteve presente o Ford Cabriolet 1932, que foi o ano de estreia dos motores V8 que viriam a se tornar icônicos.

E esse exemplar em padrão original tem um belo histórico de estradeiro, já tendo feito longas viagens, entre elas para o Rio Grande do Sul. Essa viagem incluiu a participação no Encontro Sul Brasileiros de 1997, que aconteceu em Canela.

Um japonês raro no Brasil

A Acura é voltada para o mercado norte-americano

À primeira vista esse sedan nipônico não impressiona muito, mas foi um dos carros mais raros do 75º Encontro Mensal de Veículos Antigos Mooca Plaza Shopping. Trata-se de um Integra 1992, um modelo da Acura. A Acura é uma divisão de carros de luxo e desempenho da Honda, criada em 1986 e voltada basicamente para o mercado norte-americano.

Como os modelos Acura nunca foram oficialmente vendidos no Brasil, esse deve ter sido importado novo. A importação foi feita de forma independente em 1992. Se a importação tivesse sido recente — a partir de 2022, quando completou 30 anos e ganhou o status de “veículo de coleção” — ele teria placas pretas.

Opala Limusine

Opala Limusine Sulam

Numa época em que nossa indústria automobilística era limitada ao “feijão com arroz”, pequenas empresas independentes tentavam compensar a ausência de modelos importados diferenciados, como os esportivos e os de luxo. Era o caso da Envemo, da Avallone, da Souza Ramos e da Sulam. Essa última transformava o Chevrolet Opala em limusine. O sedan de fábrica tinha seu chassi alongado e ganhava mais um banco. Recebia diversos acessórios de luxo, ao gosto do freguês, como tv, frigobar, mesinha…

Monza (quase) alemão

O Chevrolet Monza recebeu componentes do Opel Ascona

Para terminar, um Chevrolet Monza Classic SE 1990 caracterizado como Opel Ascona C. O Ascona foi produzido de 1981 a 1988 e originou esse modelo brasileiro que fez um tremendo sucesso. Foi inclusive eleito “Carro do Ano”, em três oportunidades.

Redação: Fernando Barenco
Fotos e video: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual


Em nossos Classificados

Deixe seu comentário!