Curiosidades

Nautiplas, um misterioso protótipo nacional de 1960

Nautiplas

Apresentado no Salão do Automóvel, esse esportivo em fibra de vidro possivelmente teve apenas uma unidade

Na cobertura do Salão do Automóvel de São Paulo de 1960, publicada na edição de fevereiro de 1961 da Revista Quatro Rodas, chama a atenção a foto desse esportivo brasileiro, com jeitão de Karmann Ghia (que somente seria lançado no Brasil no ano seguinte), mas com grade, o que sugere ter motor dianteiro. Supostamente batizado de Nautiplas.  

A foto do estande nos traz algumas revelações. Nos letreiros, o nome da empresa “Nautiplas” e os dizeres “Carroceria esporte conversível. Fribroglass”. Estranho, já que se trata de um coupê.

Nautiplas

Num ângulo mais próximo, o garoto admira seu interior

O que disse na época a Quatro Rodas sobre o Nautiplas?

A reportagem da revista fala o seguinte sobre o protótipo: “Uma firma nacional já está em condições de montar sobre o chassi de dois carros ‘made in Brazil’ (Volkswagen Sedan e DKW-Vemag) carroceria de fibroglass, utilizando como matéria prima resina poliéster. O fibroglas há tempo já está sendo usado na construção de cascos de lanchas e outros barcos, e nos Estados Unidos também na de carrocerias. Na foto vemos uma carroceria de fibroglas apresentada no Salão. O produto ainda não foi industrializado. Só a carroceria agora custaria Cr$ 600 mil cruzeiros, incluindo estofamento, painel, etc.”

“Fibroglas” nada mais é do que fibra de vidro. O texto sugere que não se trata de um automóvel pronto e completo, mas apenas uma carroceria.

Nautiplas

Uma foto no Parque do Ibirapuera. Publicidade? Repare as rodas e calotas bojudas do Fusca

Não se sabe nada sobre o modelo. Tudo indica que depois do Salão não chegou a ser comercializado nenhum exemplar, sendo construído apenas esse protótipo de exibição.

Nem mesmo se sabe se o nome é de fato Nautiplas, pois essa era a razão social da empresa especializada em embarcações que o desenvolveu. Será que esse protótipo funcionava?

Encontramos uma miniatura

A miniatura trás ângulos desconhecidos do Nautiplas. As lanternas traseiras são as do FNM JK

Fuçando a internet sobre outras informações, encontramos no Facebook essas fotos de uma miniatura rústica em madeira, feita em 2022 pelo artesão Sávio Rocha. Não sabemos qual foi a sua fonte de referência, mas observando o carro de traseira, nota-se que as lanternas são do FNM JK, que por sinal combinaram muito bem com o carro.

Mais um mistério de nossa criativa indústria automobilística em seus primórdios.

RESUMO

  • O Nautiplas, apresentado no Salão do Automóvel de 1960, é um esportivo em fibra de vidro que provavelmente teve apenas uma unidade.
  • A Quatro Rodas descreveu o protótipo como uma carroceria de fibroglass montada sobre chassis de carros nacionais, mas não industrializada.
  • Não há registros de unidades comercializadas após o Salão, apenas o protótipo foi criado para exibição.
  • Uma miniatura do Nautiplas feita em madeira revelou lanternas do FNM JK, aumentando o mistério sobre o carro.
  • A origem do nome Nautiplas está ligada à empresa de embarcações que desenvolveu o protótipo.

Deixe seu comentário!