Repórter Maxicar

Tucker de Francis Ford Coppola, diretor de “Tucker – Um Homem e seu Sonho”, será leiloado

Tucker Francis Ford Coppola

Exemplar nº 14 foi adquirido por ele logo depois das filmagens. Na mesma época o produtor George Lucas comprou o nº 03

Em novembro do ano passado noticiamos aqui no Maxicar o desembarque no Brasil do Tucker 1948 que pertenceu a George Lucas, o produtor de “Tucker – Um Homem e seu Sonho”, longa-metragem de 1988, estrelado por Jeff Bridges. O destino do carro que teve apenas 51 unidades produzidas foi o Museu CARDE, que estava então prestes a ser inaugurado.

Com chassi 1003, ele havia sido comprado no final dos anos 1980 pelo cineasta, que estava empolgado com o sucesso do filme que acabara de produzir.

Tucker de Francis Ford Copolla participou do filme

Francis Ford Coppola

Coppola e George Lucas nos anos 1990

Parece que na época a empolgação de Lucas contagiou o diretor do filme, Francis Ford Coppola, que também tratou de comprar o seu exemplar, o de chassi 1014, portanto o 14º exemplar a ser produzido (Preston Tucker optou por começar a sequência de chassis em 1.000) e um dos apenas 12 pintados na cor “Waltz Blue Metallic”.

O aclamado diretor da trilogia “O Poderoso Chefão” e de “Apocalipse Now” manteve até hoje em sua coleção e em perfeitas condições o Tucker comprado há quase quatro décadas.

Ao contrário do Tucker de George Lucas, que na época da produção de “Tucker – Um Homem e seu Sonho” pertencia a um museu no estado norte-americano da Virginia, e por isso não participou das filmagens, o carro de Coppola teve grande participação no filme, servindo inclusive de molde para a criação das diversas réplicas.

Tucker Francis Ford Coppola

Coppola e seu Tucker nº 14 num video comemorativo dos 30 anos do filme

Relação de Coppola com o Tucker vem da infância

Mas a relação afetiva de Francis Ford Copolla com esse automóvel icônico vai muito além de Hollywood. De acordo com o site norte-americano de cinema IndieWire “Coppola nasceu em 1939 em Detroit, Michigan, onde seu pai trabalhava para ‘The Ford Sunday Evening Hour’, uma série musical de rádio produzida pela Ford Motor Company. Apesar de ser funcionário de uma das três grandes montadoras da época (Ford, General Motors e Chrysler), o pai de Coppola também era investidor em ações da Tucker e comprou um dos 51 carros produzidos. Ver esse símbolo de engenhosidade criativa enquanto crescia exerceu uma forte influência sobre Coppola. Por isso, quando frequentava a Escola de Teatro, Cinema e TV da UCLA, nos anos 1960, ele já pensava em como poderia apresentar a vida de Preston Tucker no cinema.”

Atualmente com 86 anos, Copolla comcluiu que é chegada a hora de seu Tucker azul mudar de mãos. O leilão que será realizado pela Gooding Christie’s, acontece nos dias 15 e 16 de agosto, durante o Pebble Beach Concours D’Elegance, na Califórnia. A estimativa é que ele seja arrematado por algo entre US$ 1.500.000 e US$ 2.000.000.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Gooding Christie’s e divulgação

Deixe seu comentário!