Curiosidades

O curioso Cadillac Motorhome que nasceu carro-funerário

Cadillac Motorhome

Fabricado em 1957 e na mesma família desde a década de 1960, ele possui cama, fogão, pia e outros apetrechos

Entre as décadas de 1930 e 1970, a Cadillac fabricava um conjunto composto de  chassi, suspensão, motor e parte dianteira (incluindo o parabrisa e o painel de instrumentos). Esses veículos inacabados eram fornecidos para empresas especializadas na fabricação de ambulâncias, carros-funerários e outros veículos especiais. Um bom exemplo é a famosa ambulância Ecto-1, da franquia cinematográfica “Os Caça-Fantasmas”.

Encarroçadoras especializadas

Publicidade da Miller-Meteor

Uma grande fatia desse mercado pertencia à encarroçadora Miller-Meteor. Sua principal concorrente era a Superior Coach, sobre a qual já falamos aqui no Maxicar. Foi quando publicamos uma reportagem sobre o Cadillac Broadmoor Skyview 1959, um carro de turismo com teto panorâmico, projetado especialmente para um hotel das montanhas do estado norte-americano do Colorado.

E foi exatamente a Superior Coach quem projetou esse surpreendente veículo, que é o tema dessa matéria. Trata-se de um Cadillac Motorhome 1957 que originalmente era um carro funerário.

Cadillac Motorhome está na mesma família desde os anos 1960

Seu proprietário é Scott Taylor, morador em Saint Joseph – Michigan. Ele conta que o Cadillac foi comprado por seu pai em 1968, que era engenheiro elétrico e adorava projetar e construir coisas diferentes. Daí veio a ideia em converter o rabecão de luxo em um exclusivo motorhome.

A cor preta foi substituída por um chamativo dourado. O teto elevado, a ausência da coluna central e as portas laterais traseiras “suicidas” foram fundamentais para o projeto, já que facilitam a acesso.

Pronto para qualquer aventura

Extremamente bem conservado até hoje — quase 60 anos depois — esse Cadillac que é provavelmente o único do mundo com essa peculiar configuração, é equipado com cama de casal, pia, fogão, geladeira, ar-condicionado e diversos acessórios. Na descrição do veículo consta que há também um vaso sanitário, mas confessamos que não conseguimos descobrir onde ele fica…

O interior todo forrado em madeira cria um ambiente bastante aconchegante. Quem não é supersticioso e nem se impressiona com a função original do veículo em seus primeiros anos, com certeza pode ter uma reconfortante noite de sono.

Atualmente com idade avançada, Scott conta que ao longo da vida fez inúmeras viagens em seu exclusivíssimo automóvel, em companhia de sua esposa Debby, com quem é casado até hoje. “Aliás, viajamos nele em nossa lua de mel para Flórida, em 1973!” conta ele.

De carro-funerário a lar sobre rodas, esse Cadillac é prova de que até os veículos têm segundas chances — e histórias incríveis para contar.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: redes sociais

Deixe seu comentário!