O mecânico-chefe da Equipe DKW-Vemag de Competições resgata as romanticas corridas dos anos 1960, nas quais teve grande protagonismo
Miguel Crispim, o mago dos motores DKW de competição, acaba de lançar o livro autobiográfico “Nasci Mecânico” – Dos carrinhos de rolimã aos carros de corrida.
Fruto do apelo dos amigos e amantes da história do automobilismo brasileiro, Crispim revela na obra os desafios e conquistas de sua vida como preparador de motores de corrida. Com um olhar nostálgico e apaixonado, ele recorda os momentos que definiram sua carreira, suas inovações mecânicas e as memoráveis corridas da década 1960.
Nasci mecânico tem 250 páginas ilustradas com fotos de época e mais atuais. O formato é o 16×23 cm. O valor é R$ 85,00 com frete grátis. Pode ser comprado através DESTE LINK.

Quem é Miguel Crispim?
Nascido em Campinas – SP em 1940, Miguel Crispim Ladeira é uma das figuras mais queridas e emblemáticas da era de ouro das corridas de automóveis no Brasil. Época das equipes de fábrica, do improviso, dos circuitos de rua e de um verdadeiro celeiro de ases do volante.
Sua vida no mundo dos automóveis começou na adolescência, quando cursou uma escola técnica de mecânica. Depois de formado, foi trabalhar em uma oficina, indo em seguida trabalhar no Departamento de Testes da DKW-Vemag.
Em seguida, na Equipe de Competições trabalhou com nomes como Jorge Lettry — Chefe da Equipe DKW-Vemag — e os pilotos Marinho, Bird Clemente, Luiz Pereira Bueno, Wilson Fittipaldi, Carol Figueiredo, José Carlos Pace, entre outros.

Conseguia operar verdadeiros milagres, tornando muito competitivos carros equipados com modestos motores de três cilindros e dois tempos, multiplicando o número de cavalos.
Mesmo com a venda das operações da DKW-Vemag para a Volkswagen em 1967 e o consequente fim da Equipe de Competições, Miguel Crispim com continuou trabalhando com carros DKW, atividade que exerce até hoje, aos 85 anos.
Entre seus atuais clientes está o jornalista e colecionador Flávio Gomes, um fervoroso admirador de DKWs e grande amigo desse veterano gênio da mecânica.
Redação: Fernando Barenco
Fotos: Accendere Editores, com montagem da imagem principal de Maxicar









Deixe seu comentário!