Coberturas

Encontro Mensal AGMH – Julho de 2025 – Rio de Janeiro, RJ

E a fumacinha azul se espalhou pelo ambiente…

Este mês os modelos DKW foram os homenageados, com a participação de nove exemplares

A história da indústria automobilística mundial é recheada de modelos pitorescos, seja no design, seja na mecânica empregada. Quem curte carros com essas características e não viveu entre os anos 1950 e 70, quando os DKWs povoavam as nossas ruas, sempre se surpreende com o eles, principalmente quando se abre o capô. Que motor é aquele que tem três bobinas de ignição (uma para cada vela), pouquíssimas peças e um radiador que fica atrás do motor e sem uma bomba d’água?

O espanto aumenta quando se sabe que ele tem ciclo de dois tempos, com o óleo lubrificante misturado diretamente ao combustível no tanque, na proporção de 1/40. O resultado é um som característico de tipo “po-po-po-po” e uma fumacinha azulada que sai do escapamento.

Por todas essas características estranhas e fascinantes, esses automóveis de origem alemã, que também foram fabricados no Brasil de 1957 a 1967, continuam tendo uma legião de entusiastas mesmo depois de quase seis décadas do fim de sua produção.

Encontro Mensal AGMH de Julho de 2025 teve a participação de um Coupê F94 alemão

Por isso, todos os anos no mês de julho são homenageados no Encontro Mensal AGMH. Em 2025, o evento aconteceu no dia 20 — como sempre no Mercado CADEG — e contou com a participação de oito exemplares do modelo sedan Belcar nacional, além de um coupê F94 amarelo de duas portas (suicidas) de fabricação alemã.

Roberto Fróes e Rogério Matos, dois grandes entusiastas e estudiosos, foram os responsáveis por reunir os “DKWzeiros” (leia-se dkvezeiros!). E porque chamamos de “DKV”, se o nome é DKW? É que em alemão, a letra “w” é pronunciada como a letra “v” em português. Então, quando o carro chegou ao Brasil, acabamos adotando a pronúncia original.

O Belcar 1963 foi o destaque

O veículo-destaque foi o Belcar 1963 cinza — também com portas dianteiras “dê-xá-vê”, pertencente ao antigomobilista Ivano Menezes.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Paulo Zanini


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