Lançado em 1952 nas versões militar e civil, o “Matta” estava pronto para encarar qualquer parada — mas acabou superado pelo concorrente da Fiat
A grade em formato de “cuore” (coração), o mítico scudetto, não deixa dúvidas sobre sua origem. Sim, a Alfa Romeo, famosa por seus carros esportivos e refinados, já se aventurou na produção de um veículo robusto, feito para enfrentar qualquer terreno. O Alfa Romeo 1900 M nasceu em 1952, atendendo às especificações do Ministério do Exército da Itália, que — inspirado pelo sucesso do Jeep Willys/Ford norte-americano na Segunda Guerra Mundial — buscava um veículo versátil, valente e com tração integral para missões de reconhecimento e transporte leve.
Mecânica de ponta
O projeto foi liderado pelo engenheiro Giuseppe Busso, um dos nomes mais respeitados da casa. O jipinho italiano era equipado com um moderno motor de quatro cilindros, 1.9 litro, com duplo comando de válvulas no cabeçote e carburador Solex 33 Pic, entregando 65 cv. Era o mesmo motor usado em modelos de passeio da Alfa Romeo, como o 1900 Berlina, e similar ao FNM JK 2000 brasileiro.
O câmbio era manual de quatro marchas, e a suspensão dianteira independente com barras de torção. O layout seguia a fórmula consagrada do Jeep Willys: carroceria metálica, capota de lona, dois bancos dianteiros e dois laterais na traseira.
Superado pelo rival da Fiat
O Alfa Romeo 1900 M foi produzido em duas versões. A militar, batizada de AR51, teve 2.000 unidades fabricadas. Já a versão civil, AR52, foi bem mais rara: apenas 154 unidades (embora algumas fontes mencionem apenas 50). As diferenças entre elas eram sutis, limitadas a detalhes de acabamento.

A rara versão civil AR52
A produção foi encerrada em 1954. Alegando alto custo de manutenção, o Ministério do Exército optou pelo Fiat Campagnola, mais simples e barato. A maioria dos AR51 foi destinada aos Carabinieri, sendo amplamente utilizado em regiões montanhosas e frias, graças à sua excelente capacidade off-road e resistência a baixas temperaturas. Muitos foram enviados para missões internacionais.
Curiosidades sobre o Alfa Romeo 1900 M

Campeão da Mille Miglia 1952, na categoria de veículos militares
► O apelido “Matta” — que significa “louco” em italiano — surgiu durante os testes de um protótipo, quando o engenheiro Antonio Alessio viu o jipinho subir e descer as escadarias da Basílica de Assis com surpreendente agilidade.
► Em 1952, o 1900 M venceu a famosa Mille Miglia na categoria de Veículos Militares, superando inclusive seu rival Fiat Campagnola.
► Apesar da coincidência, a sigla AR não significa “Alfa Romeo”, mas sim “Autovettura da Ricognizione” — “Veículo de Reconhecimento”.
Hoje, poucos exemplares sobrevivem, e são altamente valorizados por colecionadores. Em estado original e bem conservados, podem valer entre US$ 35 mil e US$ 50 mil.
Dados técnicos
- Motor: DOHC 4 cilindros em linha, 1.884 cc
- Câmbio: manual de 4 marchas, com tração integral
- Potência: 65 cv
- Velocidade máxima: 105 km/h
- Inclinação máxima: 120% (50°)
- Distância entre eixos: 2.200 mm
- Comprimento: 3.520 mm
- Peso: 1.250 kg
Redação: Fernando Barenco
Fotos: Mecum Actions















Deixe seu comentário!