Coberturas

Um cenário underground para comemorar o 38º aniversário do Comando Bravo

A festa aconteceu em uma fábrica abandonada da Cidade Industrial, em Contagem – MG

Uma fábrica fechada há alguns anos na Cidade Industrial, em Contagem-MG, foi o local escolhido para a comemoração do 38º aniversário do Comando Bravo, clube de Belo Horizonte especializado em Hot Rods e Muscle Cars. Um mutirão foi feito para a retirada dos entulhos e lixo acumulados no local e na sexta-feira, à meia-noite, os trabalhos de limpeza foram concluídos para a realização do evento no dia seguinte, 14 de setembro.

O cenário

A antiga fábrica foi o cenário perfeito para a festa do 38º aniversário do Comando Bravo

Contrariando padrões, normas e locais tradicionais, o cenário underground da extinta fábrica foi impactante em comparação com as máquinas maravilhosas e reluzentes que se reuniram em seu interior. Todos os espaços foram otimizados e bem aproveitados. No galpão da produção ficaram expostos cerca de 200 automóveis. O refeitório da fábrica, em ambiente aberto, recebeu ao seu redor food trucks e os convidados podiam usar suas mesas e cadeiras, outrora utilizados por operários, ou seja, foi transformado na praça de alimentação do evento. O setor de expedição, local mais alto para facilitar o carregamento dos caminhões que ali buscavam a produção, ficou perfeito como palco para os shows das bandas Geo Harry Rock Duo e Karmann-Ghia. O pátio externo também acolheu dezenas de carros.

Os carros

Plymouth Road Runner, Chrysler 300 Conversível, picape Ford A e a Chevrolet 3100 de João Jacques Luciano

Clássicos como o Chrysler Three Hundred Convertible 1969, o Cadillac Series 62 Convertible 1951 e o Buick Eight Sedan 1941 representavam os veículos originais. Esportivos como o Plymouth GTX Road Runner 1970, o Chevrolet Camaro SS 1967 e o Dodge Challenger 383 Four Barrel 1973 eram alguns dos mais potentes.

As pick-ups sempre são um show à parte nos encontros do ‘Comando’, originais e customizadas. A Ford foi representada no evento desde a Pick-up 1930, passando por F-1, F-100, F-1000 até chegar ao F 13000 1985. As marcas irmãs, GMC e Chevrolet, tiveram expressivo número de modelos em exposição. O colecionador João Jacques Luciano estreou neste evento a recém adquirida Pick-up Chevrolet 3100 1951.

Ford Modelo A Tudor, Chevrolet Bel Air, dupla Scania “Jacaré” e Chrysler Esplanada

Mas, o motivo do Comando Bravo existir são os incríveis Hot Rods, que brilharam com representantes das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950, 1960, 1970 e 1980. Clubes convidados levaram ao encontro ícones da indústria nacional como o Chryslers Dodge e Esplanada, Fords Galaxie e Maverick, Chevrolets Opala e Caravan, VWs Fusca e Kombi.

    Dois ônibus Ciferal Flecha de Prata e dois cavalos mecânicos Scania 1115 representavam os grandes. A Hot Rod Garage, ou melhor, a Hotpoint BH expôs alguns de seus carros criados ou modificados por Gilton Bartolomeu.

    Dois dos diversos carros abandonados no galpão

    Não podemos deixar de mencionar os carros abandonados que estavam na fábrica. Eles também fizeram parte do show e são testemunhos de época. Apesar de estarem como uma grossa camada de poeira, pela silhueta, conseguíamos identificar quais carros eram.

    38º aniversário do Comando Bravo – A festa

    Homenagens, Filipe Fabri e as surpresas dos clubes femininos

    No intervalo dos shows, o presidente Bruno Steinberg fez uma homenagem a duas pessoas: Rogério Mongol e Eduardo Du, a quem chamou de ‘Anjos da Guarda’. São os mecânicos que prestam serviços aos membros do ‘Comando’ e ainda os socorrem nos comboios das viagens do clube. Empossou também três novos membros. Tudo isso na presença das pin-ups e dos rockers, que são um espetáculo à parte com seus trajes de época.

    Quando participamos de um evento do CB, a sensação é de que o clube é uma família unida, que não pode se afastar por muito tempo. Comprovando essa teoria está o Filipe Fabri, que há alguns anos se mudou para os Estados Unidos. A distância não o impede e ele participa dos principais eventos do clube como este do aniversário, do BH Hot Show, da confraternização de final de ano e ainda é visto em alguns encontros mensais.

    Ao final desta cerimônia, o presidente Steinberg teve uma surpresa: dois clubes femininos, o Comando Rosa e o VW de Meninas prestaram uma homenagem ao Comando Bravo, com direito a bolo de aniversário e “Parabéns a você”. A festa foi completa! 

    Redação e fotos: Jorge Filho

    Deixe seu comentário!

    CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

    Novidades dos Classificados