15 fatos sobre o “cinquentão” MP Lafer

O charmoso conversível brasileiro foi lançado em abril de 1974

O primeiro exemplar do MP Lafer saiu da linha de produção em abril de 1974. Foi uma criação da Lafer Móveis Patenteados (sim, uma fábrica de móveis!) e tinha carroceria em fibra de vidro, cujos moldes foram obtidos desmontando o automóvel inglês MG TD 1952.

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Embora a aparência seja muito semelhante a do carro britânico, o MP Lafer tem outra concepção mecânica: o MG TD possui motor dianteiro refrigerado a água; e o MP Lafer possui chassi e mecânica VW, com motor boxer traseiro, refrigerado a ar, como no Fusca e seus derivados.

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O MP Lafer então é uma réplica? Sim e não! 

E por causa dessa concepção o MP possui algumas “pegadinhas”: a grade do radiador é obviamente falsa, bem como as aberturas laterais de refrigeração do capô. Na frente fica seu porta-malas!

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Na parte traseira, o desenho da tampa do motor sugere que ali fica guardado o estepe. Só que não! É apenas um recurso de estilo, pois o estepe fica dentro da mala.

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Em seus primeiros anos, o MP Lafer era equipado com motor 1.500 — o mesmo do VW “Fuscão”. Depois passou a 1600 com carburação única e por fim para o 1.600 com dupla carburação.

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O protótipo foi mostrado ao público pela primeira vez no Salão do Automóvel de São Paulo de 1972. Ele tinha portas “suicidas” como o roadster inglês do qual se originou. É o carro que aparece nessa imagem.

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O MP Lafer era produzido a partir de conjunto novo de chassi, suspensão e mecânica, fornecido pela Volkswagen. A numeração de chassi era especial para ele, começada pelas letras MP. Isso ajuda a identificar o verdadeiro Lafer.

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O processo de fabricação do MP Lafer era muito cuidadoso e o resultado era um automóvel de alta qualidade e excelente acabamento, com rodas de liga leve, capota de encaixes perfeitos e painel completo em madeira de lei.

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Devido a seu grande sucesso, surgiram nos anos 1980 alguns fabricantes de réplicas, às vezes de qualidade duvidosa, fabricadas a partir de chassi/mecânica usados. Não é o caso desses da bela foto!

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Em 1978 surgiu a versão TI. Modernizada, teve os charmosos cromados substituídos por pinturas da cor do carro. E numa segunda fase dessa versão, ainda mais radical, perdeu a falsa grade e os faróis passaram a ser retangulares.

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O MP Lafer já foi estrela de cinema! Estamos falando de sua participação em “007 Contra o Foguete da Morte”, de 1979. No filme, Bond, a bordo de um Rolls Royce na orla carioca, é seguido por uma morena no conversível brasileiro.

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Nosso charmoso conversível fez e faz até hoje sucesso no exterior, sendo exportado para vários países. Essa imagem, capturada a partir de um vídeo do Youtube, é de um encontro nacional que aconteceu na Alemanha, em 2021.

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O ápice do sucesso aconteceu no início dos anos 1980. No entanto, o MP Lafer foi produzido até 1990. Em 17 anos, foram cerca de 4.300 unidades.

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Ao final de sua produção, por determinação de seu criador, Percival Lafer, todos os moldes referentes ao MP foram enterrados no terreno da fábrica, onde hoje existe um supermercado.

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O MP Lafer está entre os foras-de-série brasileiros de maior sucesso em sua época, ao lado de marcas como Puma, Miura e Santa Matilde. E atualmente é um dos mais valorizados automóveis nacionais deste segmento.

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