Oldtimer:  o serviço de aluguel de Kombis da VW

Setor da Divisão de Veículos Comerciais da Volkswagen compra, restaura e aluga Kombis em Hanover, na Alemanha

A matriz da Volkswagen, na Alemanha, possui um departamento chamado VW Oldtimer, que pertence à sua Divisão de Veículos Comerciais.

Tudo começou em 2007, quando a Volkswagen inaugurou em Hanover uma oficina de restauração exclusivamente para seus veículos comerciais.

Desde então já foram compradas e restauradas mais de 100 Kombis e seus sucessores — desde o Type 1 (a Kombi ‘Corijinha’) até o Type 4. Muitas hoje fazem parte do acervo da empresa e ficam em exposição pública permanente.

Como não poderia deixar de ser, a restauração é completa e primorosa. Procura-se usar sempre peças genuínas VW. Quando isso não é possível (sim, às vezes a própria VW tem dificuldades em conseguir as tão cobiçadas peças originais!), usam paralelas de ótima qualidade.

Além disso, todas as Kombis restauradas na oficina da VW Oldtimer recebem seu Certificado de Autenticidade.

Há alguns anos, paralelo à oficina e à exposição, a VW Oldtimer passou a alugar algumas das Kombis (ou Bullis, como ele a chamam na Alemanha) de seu acervo.

Os veículos podem ser alugados tanto por empresas, quanto para o público em geral, para viagens e eventos — como feiras, exposições, festas e inaugurações.

Para viagens e passeios são ao todo 27 veículos. Da Type 1, por exemplo, são sete exemplares disponíveis, das versões De Luxe, Samba, Camping Westphalia e Pick-up Cabine Dupla.

Os carros são retirados e entregues pelo locatário na sede da Divisão de Veículos Utilitários, em Hannover. O período mínimo de aluguel é de três dias, podendo o usuário rodar 300 quilômetros.

Todos os veículos são inspecionados e revisados. São também cobertos por seguro e na entrega ao locatário é feito um treinamento de meia hora, para que ele se familiarize com as manhas de como dirigir um VW clássico. Coisa de primeiro mundo!

De primeiro mundo também são os valores dos aluguéis

Para eventos, a quantidade de veículos disponíveis é menor. Neste caso, eles devem ficar apenas em exposição, não podendo ser usados em viagens ou passeios. Mas o valor segue a mesma tabela.

Um detalhe interessante: todas as Kombis ganharam um nome próprio. Por exemplo: a Kombi T1 Samba azul e branca 1963 se chama ‘Jonny’; a Camping Westphalia bege 1965 é ‘Costa’; ‘Lola’ é a rosa 1965 com portas de correr de ambos os lados.

‘Holger’ é a T2 Cabine Dupla 1977 caracterizada como carro de serviço da Volkswagen; a Caravelle GL T3 1992 foi batizada de ‘Simon’. Já a T3 com teto elevado é ideal para camping e se chama ‘Donovan’. Cada nome mais divertido que o outro!

Tem até uma Kombi brasileira. Trata-se de ‘Felipe’, fabricada em 1993, vermelha e branca, com motor refrigerado a água, característica dos últimos anos de fabricação.

Tem ainda Franzl, Amy, Berlin, Udo, Manfred, Ferdinand, Werner, Benny... Saiba mais no site da Oldtimer

Redação e edição:  Fernando Barenco - Maxicar Fotos: VW Oldtimer