O mago dos carros anões

Mercury 1949, Chevrolet 1939 e vários outros clássicos americanos fabricados em miniatura por um artista do metal

Escondido em Maricopa, em pleno deserto do Arizona, fica um museu de automóveis sui generis Mas o que ele tem de tão original? É um museu de carros anões.  Hein?!?

O Dwarf Car Museum abriga uma coleção de réplicas de carros americanos da primeira metade do século passado, só que menores que os modelos originais, mas nem por isso menos funcionais.

Todos fabricados artesanalmente por Ernie Adams, um mago dos metais, numa oficina anexa ao museu. Cada carro leva de dois a quatro anos para ficar pronto.

Hoje com 72 anos, Ernie concluiu seu primeiro carro anão em 1965. Esse Chevrolet Sedan verde 1928, fabricado a partir de peças de nove velhas geladeiras. Mas comparado a projetos mais recentes, é fácil notar como seu ofício evoluiu.

Seu processo de criação começa com fotos do carro original a ser reproduzido nos mais diversos ângulos. A partir das imagens, ele calcula todas as proporções. Seus carros anões têm 2/3 do tamanho de um carro normal.

Quase todas as peças são fabricadas do zero, incluindo, chassi, suspensão, lataria e detalhes de acabamento, com ferramentas típicas de um mestre em seu ofício: roda inglesa, martelo, serra, cinzéis, soldas, esmeril…

Algumas peças pequenas são adaptadas para se tornarem o mais fiéis possíveis. Ernie dedica 12 horas diárias ao trabalho.

Suas criações mais recentes usam mecânica e caixa de câmbio da linha Toyota, para poderem se encaixar no cofre do motor de menor tamanho.

Por causa do espaço limitado no interior, a maioria dos carros anões não têm o banco traseiro, mas levam confortavelmente duas pessoas.

Eles são inteiramente legalizados, podendo trafegar pelas ruas e estradas normalmente.

Um dos carros mais admirados é o Mercury 1949 azul turquesa, cuja fabricação teve início em 2004. Foi um dos projetos mais desafiadores. E de fato a fidelidade ao carro original impressiona.

Já o Ford Conversível azul celeste 1942 recebeu um prêmio especial de uma revista americana especializada em carros clássicos e hots. Tem motor doado por um Toyota Corolla.

Mas o preferido por Ernie é o Chevrolet Sedan preto 1939. Com enorme riqueza de detalhes, este carro também pôs à prova as suas habilidades, com quase tudo feito à mão.

Ernie já teve propostas de alguns milhares de dólares em seus carros anões. Mas é claro que ele nem pensa na possibilidade de vender algum. Afinal, eles são a sua vida.