Uma incrível coleção de esportivos brasileiros nos EUA

São 21 carros clássicos dos anos 1970 e 80 com motores VW refrigerados a ar

Os carros antigos fabricados exclusivamente no Brasil têm ganhado destaque nos Estados Unidos e Europa. Caso dos Volkswagens Karmann Ghia TC e SP2. E sempre encontramos algum a venda lá fora.

Descobrimos uma coleção sensacional desses esportivos nos Estados Unidos. Ela pertence a Carlos Alberto Bastos, um brasileiro radicado na Flórida desde os anos 1990.

Acredite! São 21 carros fabricados em nosso país nos anos 1970 e 80 e importados por ele, um a um.

Todos eles têm em comum também o fato de serem equipados com o bom e velho motor VW Boxer refrigerado a ar. Sim, aquele que equipava o Fusca.

São seis VW SP2; seis Biancos; oito Pumas, sendo quatro GTE  e quatro GTS (conversíveis); além de um Miura Sport.

Exceto pelo VW SP2, todos os outros têm outro detalhe em comum: carrocerias fabricadas em fibra de vidro, já que são modelos de baixa produção.

Desde que se mudou para Orlando, Carlos Alberto passou a frequentar as exposições de carros antigos de sua região. Então teve a ideia de levar para os EUA os esportivos brasileiros.

A primeira importação aconteceu em 2017 e o modelo escolhido foi o Bianco S, um fora-de-série desconhecido por lá.

A partir de então, sua coleção de esportivos brasileiros só fez crescer, graças a seu cunhado, que vive aqui e o ajuda a escolher os carros a comprar.

A escolha inicial é feita pela internet. É ai que entra o “caçador de relíquias”, que vai conhecer o carro pessoalmente, antes de o negócio ser fechado

Para a importação, ele conta com os serviços de uma experiente empresa de despachos aduaneiros de Santos-SP, cidade onde Carlos Alberto vivia aqui no Brasil.

Todos os carros já foram comprados em estado impecável, pois são de difícil restauração nos EUA, pela dificuldade de peças e falta de familiaridade dos profissionais com esses modelos.

Como na Flórida somente é obrigatória a placa traseira de licença, o colecionador mantém as placas brasileiras na frente, mostrando a origem de seus desconhecidos esportivos.

E eles fazem um enorme sucesso nos eventos de carros clássicos da Flórida. Os americanos adoram as linhas bem diferentes de nossos esportivos do passado.