Feio, esquisito... adorável!

É O AMC GREMLIN!

Fabricado durante nove anos, o Gremlin foi um sucesso de vendas, apesar do visual bem fora do comum.

Ele normalmente aparece na lista dos carros mais feios do mundo. De fato, o AMC Gremlin é adoravelmente feio.

Foi o primeiro subcompacto americano e nasceu em abriu de 1970, para concorrer com os japoneses — que começavam a invadir os Estados Unidos — e com o alemão VW Beetle, o nosso Fusca.

Se antecipava também a dois outros econômicos subcompactos americanos, cujo lançamento aconteceria alguns meses depois: o Ford Pinto e o Chevrolet Vega.

Conta a história, que os primeiros esboços do Gremlin foram feitos numa sacola de papel. A frente longa foi inspirada no Hornet. Já a traseira parece ter sido cortada à foice.

Sem tampa no porta-malas, o acesso era feito pelo vidro basculante. Houve ainda uma versão com vidro fixo. Nesse caso, as bagagens tinham que entrar pelas portas mesmo.

O projeto é de Richard A. Teague, então vice-presidente de Design da AMC (American Motors Corporation). Antes ele havia trabalhado na GM, Packard e Chrysler. Lá, projetou o Jeep Cherokee.

Dizem que também o nome ‘Gremlin’ foi ideia dele. Cujo significado é “um pequeno gnomo. Ogro”. Nada mais adequado para um carro com linhas tão sui generis.

Quem não se lembra dos bichinhos fofos que viravam monstrinhos, no filme Gremlins, de 1984, dirigido por Steven Spielberg?

As cores do AMC Gremlin eram fortes e chamativas, com faixas laterais que reforçavam a estranha silhueta do carro

O motores padrão no início eram 6 cilindros 3.2 e 3.8 litros, com câmbio de 3 marchas. Nos anos seguintes foi oferecido um V8 de 5 litros. Depois um 4 cilindros 2.0, potente e econômico.

O Gremlin teve várias versões. Em 1971 surgiu a esportiva X, que vinha com motores 6 cilindros ainda mais potentes: de 4.2 litros. Houve também uma versão GT, cuja produção não chegou a 2 mil unidades.

Em 1973 saia a versão Levy’s, com forrações em jeans, costuras na cor laranja e ilhoses. Acabamento que foi copiado aqui no Brasil pela Chevrolet em nosso Chevette Jeans, de 1979.

Em 1975 a AMC lançou outro modelo ‘esquisitão’, que guarda semelhanças com o Gremlin, mas que tem uma proposta diferente: o Pacer.

Apesar das esquisitices, o Gremlin caiu no gosto do consumidor e foi sucesso de vendas. Vendeu exatos 671.475 entre 1970 e 1978.

Além dos Estados Unidos, foi comercializado também no Canadá e México. Houve ainda uma versão australiana, montada por uma subsidiária local.

Por suas características únicas, hoje o AMC Gremlin foi alçado à categoria de ‘Cult’ e vem ganhando a cada dia mais fãs e o respeito e admiração dos colecionadores.

Exemplares originais em boas condições podem chegar a US$ 20 mil. Mas não é fácil encontrá-los a venda. No Brasil, infelizmente nunca tivemos notícias de nenhum.

CURTE CARROS CLASSICOS?