Repórter Maxicar

Esse você nunca viu! Fusca picape cabine dupla

Fusca pícape cabine dupla

Além da caçamba, antigo VW ganhou mais duas portas. Projeto é da mesma empresa de outro Fusca curioso que ficou famoso

O primeiro esboço do projeto foi mostrado em grupos do Facebook em novembro de 2021. A partir de então foi possível ir acompanhando o passo-a-passo do nascimento dessa curiosa versão do Fusca. Oito meses depois, o Fusca picape cabine dupla acaba de ficar pronto.

Ele é mais uma das criações da Wiermann Garage, de Poços de Caldas Minas Gerais, oficina que recentemente ficou famosa por fazer aquele estranho Fusca azul de duas frentes que viralizou em todo o Brasil.

Fusca picape cabine dupla

No final de 2021, o primeiro esboço


Fusca picape cabine dupla passo-a-passo

A primeira providência foi dar uma espichada no chassi. Para se transformar em picape, o Fusca dos anos 1970 ganhou 40 cm no entre-eixos. As duas portas extras foram feitas a partir de portas normais que foram encurtadas e ganharam molduras de vidro quase quadradas.

O passo-a-passo do projeto, que foi finalizado em oito meses


Boa parte do espaço da caçamba é ocupado pelo volume vertical do motor, que é o original do Fusca. Enquanto o projeto ia sendo postado, alguns internautas sugeriram a instalação de um motor boxer de configuração plana — o mesmo da Variant, TL, SP2… — por ser mais baixo. De fato, teria sido uma boa solução. Mas em se tratando de um carro como esse, o que vale mais não é o espaço e sim a curtição.

A traseira quadradinha, como convém às picapes, ganhou bem transadas lanternas redondas. O para-choque traseiro parece ser o da Brasília, primeira fase. Cobrindo a caçamba, a capota marítima deu um ótimo acabamento. Ela é presa por uma cordinha que é enrolada no friso de dupla função, que circula toda caçamba. Muito bem sacado.

Para a pintura, foi escolhida uma cor chamativa, que parece ser a “Laranja Monza”, do próprio catálogo da Volkswagen (eles têm outros projetos finalizados nessa cor). Para completar o visual externo, rodas esportivas estilo “Fuchs”.

Outros projetos curiosos

Esse Fusca picape cabine dupla tem acabamento interno muito bom, além de ter ficado mais espaçoso para os ocupantes do banco traseiro. Tem assoalho todo acarpetado e bancos reclináveis baixos. Pena que os vidros das portas traseiras sejam fixos.

Outros projetos: Fusca de duas frentes, “Fuskombi” e “Fuscaminhão”


A Oficina Wiermann Garage é especializada nesse tipo de transformação e está sempre inventando uma novidade. Além do Fusca de duas frentes, descobrimos que já fizeram tambérm “Fuskombi” e até um “Fuscaminhão”!

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Wiermann Garage

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.