O esportivo nacional que virou ícone, dentro e fora do Brasil

50 ANOS

O Volkswagen SP2 foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo de 1972. Um modelo esportivo 100% projetado no Brasil.

Seu desenvolvimento teve início no final dos anos 1960, quando Rudolf Leiding era o presidente da Volkswagen do Brasil.

Foram responsáveis pelo projeto X Márcio Piancastelli (chefe do Depto. de Estilo da VW), José Vicente Novita Martins (o “Jota”) e George Yamashita Oba.

Márcio Piancastelli e a maquete do VW SP2

O VW SP2 Nasceu com a missão de concorrer com o Puma GTE/GTS, que fazia grande sucesso, com vendas sempre crescentes.

Utilizando o mesmo chassi do VW Variant com motor boxer 1700 de 75cv, o SP2 tinha carroceria de aço e excelente acabamento, com faixas reflexivas laterais, bancos de couro, console central e volante exclusivo.

Seu estilo era moderno e arrojado. Baixo, com frente longa, traseira curta e espaço para dois ocupantes. Media 4,21 m de comprimento e 1,15 m de altura, e pesava apenas 890 kg.

O projeto inicial previa rodas de liga leve, mas acabaram sendo adotadas as de aço, de 14 polegadas. Era o único VW a sair de fábrica com pneus radiais, para uma melhor estabilidade.

Possuía quatro faróis emoldurados, com a logo ‘VW’ entre eles, ao estilo de outros modelos da marca na época: Variant, TL e depois Brasília. Foi também o primeiro VW com todos os vidros curvos.

Junto com o SP2 foi lançado também o SP1, que era uma versão menos potente (1600 e 65 cv) e acabamento simplificado. Mas esse ficou poucos meses no mercado, sendo produzidos apenas 84. Hoje é raríssimo!

Por ter motor traseiro e plano, possuía dois porta-malas, ambos bem pequenos.

Apesar de todos os seus predicados, as vendas do VW SP2 não decolaram. Devido a seu complexo processo de produção, era caro. Custava o equivalente a quase dois Fuscas.

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Pecava também no quesito desempenho. Em testes da revista 4 Rodas, a velocidade máxima era de apenas 153 km/h, fazendo de 0 a 100 km em 20 segundos.

O primeiro exemplar foi fabricado em 23 de junho de 1972 e o último em 16 de dezembro de 1975. Mas os vendidos em 1976 foram cadastrados como fabricados neste ano.

Foram fabricadas cerca de 10 mil unidades. Hoje é um dos mais cultuados clássicos brasileiros e faz um tremendo sucesso entre os colecionadores, inclusive na Europa e Estados Unidos.

VW SP2 na Alemanha

Com informações do livro   “VW SP – a história de um ícone”, de Juan Dierckx

CURTE CARROS CLASSICOS?