Conheça as 11 versões do mais tecnológico fora-de-série brasileiro de sua época

A marca Miura nasceu em 1976 pelas mãos dos empresários Aldo Besson e Itelmar Gobbi, da Aldo Auto Capas, empresa de acessórios de automóveis de Porto Alegre-RS.

Depois mudou sua razão social para Besson, Gobbi S.A. Ao longo de 16 anos lançou 11 modelos deste que foi o mais moderno e tecnológico fora-de-série brasileiro. 

Lançado em 1977, foi o primeiro Miura. Como os modelos subsequentes, tinha carroceria em fibra de vidro.  Os faróis eram escamoteáveis. Foi o único Miura equipado com motor VW Boxer 1600 refrigerado a ar.

SPORT

Em 1980 sofreu algumas alterações estéticas, como novas rodas e novo vidro traseiro com melhor visibilidade e teto mais alto. Informalmente foi apelidado pelos ‘miureiros’ de Sport II.

SPORT

Em 1980 chegava o MTS. A grande novidade estava no motor VW 1.6 refrigerado a água, o mesmo do Passat TS, só que traseiro. Era bem parecido com o Sport, mas com vidro traseiro reto e a tampa do motor com grades de refrigeração.

MTS

Lançado em 1982 o Targa tinha várias inovações: motor VW AP 1.6 na dianteira, parte do teto removível e computador de bordo com seis funções, tração dianteira, chassi tubular.

TARGA

Versão conversível do Targa, fabricado a partir de 1983. No ano seguinte ganhou porta-malas com abertura elétrica. Mas a capota de lona permanecia manual.

SPIDER

Uma versão popular do Spider, lançada em 1984. O motor era o VW 1.6 Boxer, traseiro. Chassi do VW Brasília. Não tinha faróis escamoteáveis e outros recursos mais modernos. Foram fabricados somente 14 unidades

KABRIO

O Saga marcou a estreia do motor AP 1.8 na linha Miura, em 1984, equipado também com turbo Garret.  Estreia também da abertura das portas por controle remoto e do sintetizador de voz. Recursos muito inovadores na época.

SAGA

Muitas novidades no 787, lançado no final de 1986: acendimento automático dos faróis, um grande aerofólio traseiro e a famosa luz de neon, que se tornou marca registrada do Miura nessa fase.

787

A evolução do Miura continua, com o X8, de 1987. Motor AP 2.0, sintetizador aperfeiçoado e vidro traseiro mais envolvente foram algumas das melhorias.

X8

Em 1989 o Saga ganhava a uma nova versão. Somados aos recursos anteriores tinha ar-condicionado, bancos elétricos e frigobar. Como opcionais freios ABS, cambio e piloto automáticos.

SAGA II

Lançado em 1989, foi o primeiro Miura esquipado com injeção eletrônica de combustível. Mesmo motor AP 2.0 do VW Gol GTi, que estreava no ano anterior. Tinha ainda a suspensão ativa eletrônica COFAP, com três regulagens.

TOP SPORT

Último modelo Miura. O nome faz referência ao fato de ser o 11º modelo. Uma evolução do X8, reunindo o que havia de mais tecnológico na indústria automotiva da época. Lançado em 1992

X11

A liberação das importações de automóveis durante o Governo Collor tornou economicamente inviável a fabricação dos Miura e de outros esportivos nacionais. Assim a trajetória do Miura chegou ao fim em 1992.

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