Do Lixo ao Luxo

VW Fusca 1973 – Orlando Bernardini – Brasília, DF

Um sonho que não tem preço!

Nome: Orlando Bernardi
Cidade: Brasília, DF
Marca/modelo: VW Fusca
Ano de fabricação: 1973

Fusca 1973 , branco parado a mais de 10 anos e encostado no muro de uma casa na cidade de Águas Lindas-GO. Meu barbeiro, vizinho dessa senhora me falou do Fusca que ela queria jogar fora. O carro que ninguém tinha coragem de comprar para reformar. Eu como um apaixonado por Fusca resolvi encarar esse desafio e prontamente fui ate la para vê-lo. O Fusca dava medo. Era a coisa mais terrível que podia ter visto. Então como meu barbeiro havia dito que ela estava dando o carro , eu fui logo perguntando sobre a documentação, se estava toda ok. Era o primeiro passo do meu projeto. Tudo certo e apresentado a documentação, com 02 débitos de licenciamento, isso era mole de pagar, iniciamos a negociação. Ela me pediu R$ 2.500,00 reais e eu assustei. Fiz uma proposta de R$ 700,00 reais e ela não aceitou. Claro! e eu ofereci R$ 1.500,00 e ela topou. No dia seguinte, um Domingo, fui lá com meu amigo Fabinho, levamos uma bateria, 3 litros de óleo, macaco, compressor de ar para encher os pneus e colocamos ele para funcionar. Ele pegou de primeira. Ao ligar saiu uma fumaça branca terrível pelo escapamento. Assustei. Pensei logo, esta fundindo esse motor. Saímos rodando no carro. Está ai na foto. Iniciamos os trabalhos no dia 8 de junho de 2016 e fomos avançando até o dia 20 de agosto de 2017 com resultados surpreendentes. Muitas idas e vindas das oficinas parceiras, um faz e desmancha que não tinha fim. Logo ao chegar na oficina o Funileiro condenou de imediato a carroceria do Fusca causando um mal estar pelos custos que teríamos que dispor naquele momento. Assim eu fiz, fui procurar em diversos desmanches de carros para ver se encontrava uma carroceria do mesmo ano em bom estado. Encontrei uma carroceria do mesmo ano, completa, e aí começamos efetivamente a restauração. Ao chegar a carroceria, já com fundo vermelho, optamos em mudar a cor do carro de branco para vermelho malaga do 1976 o que deu a ele um destaque especial, veja as fotos. Quando fomos verificar as peças e acabamentos importantes (os originais do carro) Não conseguimos aproveitar quase nada do fusca branco, a não seu, o chassis dele e toda a mecânica, Resolvemos colocar todas, mais todas as peças novas. O assoalho, caixas de ar, chapel de napoleão, cabeçote estavam todos intactos sem ferrugens ou danos…graças a Deus. O motor 1300 fumaçava muito , retiramos o motor e pedimos para olhar o que era e constou-se que os anéis estavam danificados, inclusive as camisas; como o projeto seria completo aproveitamos para dar uma geral no motor, o que por surpresa ainda era standard pegando 0,25 de retifica. Fomos avançando, o interior do carro estava um lixo, jogamos todas forrações, bancos, laterais e forros de porta e colocamos tudo novo com os banco do Fiat Sporting o que ficou um espetáculo de conforto. Refizemos e trocamos todos os cubos de rodas – mandamos fazer a furação 4 x 100 para caberem as novas rodas 17 polegadas com pneus 2015 40 17 o que deu um embelezamento a parte. Com as rodas 17 a direção ficou um pouco pesada e partimos para instalar uma direção elétrica do Honda Fit o que ficou extremamente funcional, sem barulhos e sem problemas de alinhamento. Me inscrevi para participar como expositor nos dias 25, 26 e 27 de agosto de 2017 no XXIX Encontro de Carros Antigos do Distrito Federal promovido pelo Veteran Car Club de Brasilia, onde com muito orgulho juntamente com meus parceiros, recebemos o premio merecido do Fusca Hot do ano de 2017. Foto anexa. Espero que tenham curtido essa minha paixão, Há quanto aos custos do projeto, chegamos ao final com o orçamento gasto de R$ 42.375,00 reais – uma loucura!

Espalhe por aí!
  • 48
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    48
    Shares

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp