Clássicos em video

Os elétricos dos primórdios da indústria automobilística

 

Embora pareçam ultra moderninhos, eles já eram fabricados aos montes no final do Século XIX

Os carros elétricos têm roubado a cena nas últimas edições dos salões de automóveis mundo a fora. Muitas empresas têm investido nessa tecnologia, que parece que desta vez veio mesmo para ficar, embora a falta de autonomia e os altos preços e a falta de incentivos governamentais ainda estejam sendo os principais entraves para que vejamos mais desses silenciosos e não poluentes veículos circulando pelas ruas.

Mas os carros elétricos não são tão modernos assim. Pelo contrário! Os primeiros surgiram na ‘idade da pedra’ dos automóveis, ainda no final do Século XIX. E eles eram bem populares. Para você ter uma ideia, em 1900, dos cerca de 4 mil automóveis produzidos nos Estados Unidos, 28% eram movidos a eletricidade. Naquela época o motor a combustão interna ainda se encontrava em fase de desenvolvimento e funcionava de forma precária, só ganhando confiabilidade por volta de 1910. A partir daí os elétricos rapidamente perderam mercado.

O carro desde vídeo é um Detroit Electric modelo 48 Duplex-Drive, fabricado em 1914, ano em que as vendas já estavam em baixa. Mas a marca foi a mais popular entre os elétricos, tendo produzido entre 1907 e 1939. Vendia em média 2.000 unidades ao ano.

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.