Alexander Gromow

FAKE NEWS – Estes não são os primeiros Fuscas fabricados no Brasil

Circula há anos uma fotografia, divulgada pela Volkswagen do Brasil, veja a foto de abertura desta matéria, dizendo que:

“Em janeiro de 1959, saem da fábrica Anchieta os primeiros Fuscas brasileiros, com índice de nacionalização de 54%”

Só que esta informação ligada a Fuscas de cor preta e vigias traseira ovais não corresponde à verdade, pois já a partir do primeiro Fusca nacional a vigia traseira tinha passado a ser retangular.

Para confirmar, de maneira irrefutável que tal divulgação da Volkswagen do Brasil é FAKE apresento o material abaixo publicado pelo O Globo em 11/03/1957 (note bem esta foto é de 1957 e trata de carros importados!!!), falando da compra de 40 carros para a Rádio Patrulha Paulista:

Outra nota, também de o Globo, falando sobre o mesmo assunto:

Para mostrar que o nosso primeiro Fusca nacional já saiu com a vigia traseira retangular aí vai a nota do Jornal do Brasil de 16/01/1959:

E para quem quiser relembrar como foi estabelecido o Dia Nacional do Fusca como sendo o dia 20 de janeiro e cada ano, sugiro a leitura da matéria: “20 de janeiro – Dia Nacional do Fusca. Mas por que esta data?”

Aproveito para desejar um feliz Dia Nacional do Fusca para todos!


Suporte de pesquisa: Jason Vogel

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.