Ambrela
Alexander Gromow

Feliz Fusca Natal

Como companheiros de milhões de pessoas por tantos anos, o Fusca e a Kombi, acabaram fazendo parte também das Festas de Fim de Ano, e isto ocorre de várias maneiras.

A foto de abertura desta matéria é uma das mais lindas que eu vi este ano. Instalação realizada pela AUTOSTADT em Wolfsburg, colocando o lindíssimo Fusca dourado, que comemorou a produção do milionésimo Fusca, dentro de uma esfera transparente, mimetizando os suvenires tipo “globo de neve”.

Maxicar precisa de seu apoio

Uma das maneiras de fazer Fuscas e Kombis participarem das festas é decorando o carro com luzinhas coloridas para estacioná-lo em frente de casa para fazer parte da decoração natalina; à noite é que a festa fica bonita, dado o efeito das luzinhas. Nos países onde neva o efeito fica mais bonito ainda com as luzes refletindo na neve.

Kombi na neve com decoração natalina (Fonte: Site www.holdman.com)

Fusca com decoração Natalina, uma composição com elementos disponíveis no mercado americano, como as renas iluminadas (Fonte: Volkswagen Oregon/USA)


Mas também há os que preferem andar com seu Volkswagen decorado pelas ruas, participar de comboios e de eventos natalinos.

Fusca participando de uma parada de Natal em Niles, Ilinois, USA (Foto: James Sakane)

Kombi decorada para as festas de fim de ano (Fonte: pesquisa internet)


Tenho uma coleção de itens temáticos que são enfeites de Natal, na forma de Fuscas e Kombis decorados com este tema; como eu já apresentei em várias matérias, como a “Como é, o Nikolaus passou em sua casa? ”

Na qual eu apresento vários exemplos desta coleção; abaixo um exemplo, um antigo enfeite de Natal feito em vidro soprado e pintado, cuja história está em outra de minhas matérias:

Enfeite de Natal antigo encontrado, depois de muitos anos de busca, na Feira de Natal da cidade de Nürnberg na Alemanha (Fonte: acervo do autor)


Nas casas de alguns fuscamaniacos as árvores de Natal têm uma decoração temática, como no exemplo abaixo:

Em algumas regiões passam caminhões da Coca-Cola decorados para o Natal, e na cidade de São Paulo temos alguns ônibus decorados com lâmpadas multicoloridas que fazem a alegria do pessoal. Mas é igualmente emocionante ver Fuscas e Kombis decorados para o Natal desfilando pelas ruas e tocando suas buzinas características, como é o caso deste vídeo (Fonte: Classic VW BuGs):

Um costume que não temos aqui, mas que é comum nos Estados Unidos e também no México são as paradas ou desfiles de Natal. O pessoal leva a coisa a sério, e talvez exagerem um pouco. Tenho contato com fuscamaniacos da cidade mexicana de Querétaro onde se realizam tais eventos que por lá são chamados de “Cabalgata de Navidad” – Desfile de Natal. Os amantes de Fusca da região são convidados a participar do evento, o qual fecham com seus decorados carros.

Alguns dos Volkswagens de Querétaro preparados para os eventos de Natal:

No vídeo abaixo estes Fuscas participando e um evento realizado no dia 08 de dezembro de 2018:

Confesso que fiquei perplexo ao ver um vídeo de tal evento e pedi ao amigo Alfredo Aguilar Mialma, de Querétaro, informações sobre o evento. No que ele respondeu:

“Aqui em Querétaro, no México, o desfile de Natal é uma tradição de 100 anos. Ele é realizado de 16 de dezembro a 24 de dezembro, e consiste em um desfile pelas ruas do centro histórico da cidade. Participam carros grandes que carregam uma plataforma nas quais são apresentados diferentes temas de Natal, como o nascimento do Menino Jesus, a manjedoura, a pousada, os Reis Magos, etc. Cada um leva crianças cantando canções de Natal com música ao vivo (lembra um pouco o carnaval no Brasil, mas aqui é por razões de Natal). É organizado pelo Governo de Querétaro, que ao longo do ano prepara a coreografia, a música e os figurinos. Fomos convidados a participar da caravana com os nossos carros Volkswagen antigos iluminados.”

Abaixo o vídeo da “Cabalgata de Navidad” de 2017 que apresenta os aspectos folclóricos que misturam a comemoração de Natal com uma festa popular mais tendendo para um carnaval mesmo. Os Fuscas fecham o desfile e aparecem a partir do contador 22:14.


Com esta matéria eu envio os meus votos de Boas Festas para meus leitores e leitoras, agradecendo o apoio recebido em 2019 e esperando poder contar com todos vocês, seja em que canal for, no ano de 2019, que desejo seja muito feliz para todos nós.

Espalhe por aí!
  • 37
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Alexander Gromow

Ex-Presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor do livro EU AMO FUSCA e compilador do livro EU AMO FUSCA II. Autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Participou do lançamento do Dia Nacional do Fusca e apresentou o projeto que motivou a aprovação do Dia Municipal do Fusca em São Paulo. Lançou o Dia Mundial do Fusca em Bad Camberg, na Alemanha. Historiador amador reconhecido a nível mundial e ativista de movimentos que visam à preservação do Fusca e de carros antigos em geral. Participou de vários programas de TV e rádio sobre o assunto. É palestrante sobre o assunto VW com ênfase para os resfriados a ar. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp