MaxiBlog

Tradicional rally de regularidade reunirá 60 clássicos americanos em Cuba

Em sua 14ª edição, prova tem o patrocínio da Castrol e percorrerá os principais bairros turísticos de Havana

Os automóveis antigos fabricados nos Estados Unidos são um dos principais símbolos da cultural cubana. E para valorizar ainda mais essa característica, acontece anualmente na Capital do país-ilha, Havana, o Rally de Regularidade Copa Castrol. Esse ano, em sua 14ª edição, o evento contará com a participação de 60 carros e 10 motos, a grande maioria fabricados até 1959, ano em que Fidel Castro tomou o poder, implantando o regime comunista. Desde então a chegada de veículos americanos cessou, fazendo com que Cuba praticamente parasse no tempo no quesito automóveis, já que depois disso passaram a desembarcar os modelos dos aliados soviéticos, em menor escala.

Hoje, a maioria desses clássicos americanos são usados como taxis e em passeios turísticos. E mantê-los minimamente conservados é um verdadeiro desafio, já que não há peças de reposição.

Antigos modelos americanos fazem parte da paisagem do país

Este ano, a prova acontece no próximo domingo, no dia 4 de novembro e percorrerá os principais bairros de Havana.
O Rally procura enfatizar a interação entre a nossa cidade e automóveis e motocicletas que circulam por ela e lhe dão vida e cor. Os automóveis antigos não servem apenas para dar à cidade uma aparência distinta, mas também dar solvência às famílias cubanas — afirmou à Agencia EFE Alberto Gutierrez Alonso, presidente do Clube do Carro Antigo “A Lo Cubano”.

E esta edição será ainda mais simbólica:  irá comemorar o 120º aniversário da chegada do primeiro carro a Cuba — um francês fabricado em 1898 — e os 500 anos da fundação de Havana.

Texto e edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

Tags

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.