‘Dream Car’ de 1956 foi renegado pela Ford, abandonado e depois vendido por apenas US$ 300
Atendia pelo nome de XM Turnpike Cruiser o carro-conceito para lá de futurista apresentado pela Mercury — a divisão intermediária da Ford — em 1956. Fabricado sob encomenda na Itália pela Ghia a um custo de US$ 80 mil — uma verdadeira fortuna na época — tinha muitos detalhes mirabolantes e outros até bem interessantes.
Com design inspirado em supostas naves espaciais, o parachoque dianteiro era dividido em duas partes, cada uma ornada com dois ‘misseis’. Os paralamas traseiros possuíam fundos sulcos que terminavam nas lanternas traseiras inclinadas. Os escapamentos eram duplos e as ponteiras cromadas saiam dos paralamas também. Com grande área envidraçada, parte do teto de vidro se levantava ou abaixava, de acordo com o movimento da porta, facilitando o acesso.
Os faróis se apagavam automaticamente após 30 segundos do desligamento do motor, o painel era estofado. Dois recursos até então inéditos e amplamente utilizados hoje. O câmbio automático era acionado por botões no painel e os bancos de couro reclináveis eram individuais para quatro ocupantes.

O XM foi apresentado no Detroit Auto Show e depois percorreu os Estados Unidos sobre um caminhão plataforma construído especialmente para ele, que era todo fechado, com vidros nas laterais, que se abriam, o transformando num palco. Foi exibido em feiras, exposições e concessionárias Lincoln-Mercury.
Baseado no XM, a Mercury lançou no ano seguinte um Turnpike Cruiser convencional, que incorporava alguns detalhes do conceito, como as lanternas traseiras inclinadas. O carro foi um fracasso comercial, vendendo apenas cerca de 16 mil unidades em 1957. Realmente não era um padrão de beleza…

Assim, o XM passou de carro dos sonhos para carro maldito. Foi estacionado ao relento em um pátio atrás dos escritórios da Divisão Lincoln-Mercury e por lá ficou durante dois anos. Os chefões da Ford decidiram então vende-lo em 1958 para um prestador de serviços da empresa, um tal Jim White, que pagou por ele apenas US$ 300. O carro permaneceu estacionado ao ar livre por mais de uma década. Além de ficar naturalmente em estado lastimável, foi todo depenado.

Depois de passar por diversas mãos, o XM agora pertence ao colecionador de Minessota Tom Maruska, que finalmente deu início ao processo de restauração. Maruska já tem experiência na restauração de carros-conceito. Já salvou o Ford Thunderbird Italien 1963 (vendido em leilão por US$ 660 mil) e outro Mercury, o XM-800 de 1954.
Ele promete publicar todas as etapas do processo de restauro no site http://www.tommaruskacars.us. Esse aí vai dar trabalho!
Texto e edição: Fernando Barenco
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