Coberturas

VI Exposição sobre Antigomobilismo de Viçosa, MG

Este ano com infraestrutura ainda melhor

Os veículos tomaram conta do gramado da Praça de Vivência no campus da Universidade Federal de Viçosa

A 6ª Exposição sobre Antigomobilismo de Viçosa (ESAV), promovida pela Associação de Antigomobilismo de Viçosa (AAVI) entre os dias 13 e 15 de julho de 2018, durante a 89ª Semana do Fazendeiro, surpreendeu pela nova estrutura montada no gramado da Praça de Vivência, oferecendo maior visibilidade ao evento no campus da Universidade Federal de Viçosa.

Centenas de veículos expostos

A Semana do Fazendeiro, realizada anualmente pela UFV é um dos maiores e mais tradicionais eventos de extensão universitária do País. Conta com centenas de cursos técnicos, feira agrícola e de artesanato aberta ao público, minifazenda, exposição de máquinas, estandes técnicos, praça de alimentação e diversas atividades culturais e apresentações musicais.

Ônibus americano Chevrolet C40 1971, que tanto serviu à comunidade universitária na UFV (1ºe)

Estiveram expostos no gramado da Praça de Vivência mais de uma centena de  veículos, sendo oficialmente cadastrados 92 expositores de 19 diferentes cidades. Estavam presentes o ônibus americano Chevrolet C40 1971, que tanto serviu à comunidade universitária na UFV, Ford Roadster 1929, Chevrolet Brasil 3.100 1960, Chevrolet FleetMaster 1947, monobloco Mercedes Benz 0321 1963, caminhões Ford V8 1937, Mercedes LP321, Scania 111S, pick-us GM C10, Ford F100, F75, F350, Rural,  Silverado, Veraneio, Blazer, Hummer, Mustang 1966, Aero Willys, Itamaraty, Mercedes 350, Mercedes E420, Landau, Mazda MX3, Opalas, Fuscas, Corcéis, Jeeps, Kombis, Karmann Ghia e TC, SP-2, Caravan, Maverick, Variant, Brasília, Passat, MP Lafer, Ômega, Monza, Kadett conversivel, Fiat 147, Prêmio, Puma, Santana, Gol, Voyage, Saveiro, Versailles, Chevette, Escort, motocicletas Honda, Yamaha, Suzuki, Jawa CZ150 1949, Harley Davdson e tantos outros.

Fuscas, MP Lafer, Karmann Ghia ….

No sábado houve um jantar de confraternização para os participantes da VI ESAV no Bristol Viçosa Hotel.

Durante a exposição, o Conselho Técnico da AAVI, composto pelos Avaliadores Bruno Martinho Filho, Luciano Baião Vieira, Marcio de Lucca Filho e seu Diretor Marcel Rocha Franco, fez a vistoria para a emissão do Certificado de Originalidade (Placa Preta) de quatro automóveis.

Momentos da premiação

No domingo às 13 h ocorreu a premiação. Neste momento, o Vice-presidente da AAVI, Prof. Luciano Baião, relembrou um pouco da história da Universidade Federal de Viçosa, destacando que o nome ESAV dado à “Exposição sobre Antigomobilismo de Viçosa” foi uma homenagem à própria UFV, que foi criada na década de 1920 com o nome de Escola Superior de Agricultura e Veterinária. Enfatizou que a ESAV é considerada atividade cultural devidamente registrada na programação oficial da Semana do Fazendeiro.

Em seguida, o Presidente da AAVI, Thiago Gava Ramos, agradeceu a presença de todos, especialmente ao Sr. Caio Mário Batista Pereira, presidente do CAARR – Clube de Autos Antigos Rota Real e atual Diretor Regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) na Região Minas III (Alto Paraopeba e Zona da Mata) e à Srª Gissa Bifano Turetta, representando o Clube Rio Minas Núcleo Muriaé, dos quais recebeu placas de homenagem pela realização da VI ESAV.

O Sr. Caio Mário Batista Pereira, em nome da FBVA e do CAARR, parabenizou a AAVI pela VI ESAV, declarando que se trata de um evento tradicional do antigomobilismo, que a cada ano conta com mais profissionalismo e organização, elogiando ainda, o novo espaço. Relatou que a FBVA possui mais de 200 clubes filiados e que conta com o maior acervo de veículos antigos, dentro dos clubes, da América Latina.

Sr. Caio Mário Batista Pereira, em nome da FBVA e do CAARR, parabenizou a AAVI pela VI ESAV

O Presidente Thiago, agradeceu ao Sr. Caio dizendo-lhe que a AAVI o considera como um grande Padrinho, por todo apoio durante a federalização da Associação e também pela participação e divulgação de seus eventos. Fez ainda o agradecimento à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura pelo apoio e cessão do novo espaço e infraestrutura, mencionando que a exposição não representa apenas um encontro de automóveis, mas sim um ato de preservação e promoção da cultura, elencada dentre os focos da própria UFV.

Em seguida, o Sr. Diogo Tourino de Sousa, representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em nome da UFV e do Pró-Reitor Prof. Clóvis Andrade Neves, parabenizou a AAVI pela organização da VI ESAV, lembrando que a Semana do Fazendeiro completou 89 anos ininterruptos, integrando, a cada anos, novas atividades, dentre elas, a Exposição de Antigomobilismo, destacando que a ESAV já faz parte da programação da Semana do Fazendeiro e que é uma satisfação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura apoiar um evento que só faz agregar, podendo a AAVI contar com o apoio da Pró-Reitoria para a realização dos eventos dos próximos anos.

Associação de Antigomobilismo de Viçosa

Houve ainda, a fala do Sr. Hélio Antônio Alexandre (Sucupira), representando a Associação de Veículos Antigos de Ubá (AVAU), parabenizando a AAVI pela VI ESAV, a organização e a nova localização da exposição. Em seguida foi dada a palavra ao Sr. Marcel Rocha Franco, Diretor do Conselho Técnico da AAVI, para proceder à premiação. Esclareceu que foi utilizado o critério subjetivo, selecionando veículos que se destacaram como atrativo do evento, não considerando critérios objetivos ou pontos a serem avaliados.

PREMIAÇÃO

Destaques:

  • Mustang 1966 – Claudinei Machado – Ubá(MG)
  • SP2 1976 – André Simonini – Viçosa(MG)
  • Kadett GSI Conversível 1992 – Muriaé(MG)
  • Pick-up GM C10 1976 – Reginaldo Milagre – Conselheiro Lafaiete(MG)
  • Opala 1971 – Carlos Marques – Ubá(MG)
  • Honda CG125 Café Racer 1986 – Guilherme Lírio Miranda – Viçosa(MG)

The Best in Show:

  • Opala Gran Luxo 1974 – Luciano Carvalho de Oliveira – Conselheiro Lafaiete(MG)

Houve ainda um agradecimento especial ao Sr. Moacir Albuquerque Gomes de Lima, que mantendo o entusiasmo das exposições anteriores, abrilhantou mais uma vez o evento, com enorme variedade de motocicletas de alto nível. Coube ao Sr. Moacir fazer a entrega do prêmio ao representante da nova geração de antigomobilistas, Guilherme Lírio Miranda, com sua Café Racer.

E o público teve muito o que apreciar

A Associação de Antigomobilismo de Viçosa agradece à imprensa pela parceria e divulgação da VI ESAV, à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e aos patrocinadores pelo apoio oferecido, aos expositores e ao grande público visitante.

<em>Álbum de Fotografias</em>

Texto e Fotos: Associação de Antigomobilismo de Viçosa
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.