Repórter Maxicar

Marceneiro constrói Citroën 2CV todo em madeira

Francês demorou 6 anos para concluir o projeto. Ficou absolutamente funcional e fiel ao modelo original

A soma de paixão por automóveis e incrível talento com madeira só poderia dar nisso! Michel Robillard é o seu nome. Marceneiro aposentado, morador em Sennevieres – França, desde a década de 1990 se dedica à criação de réplicas em escala 1/10 de famosos carros e caminhões, 100% em madeira. Foi inclusive várias vezes premiado por seu ofício.


Para partir para um projeto em escala 1/1 foi um pulo. O desafio teve início em 2011 e foi concluído em 2017. Isso mesmo! Foram seis anos de dedicação na produção de um Citroën 2CV 1953, usando as mais diversas madeiras de lei. Todas as medidas são exatas e Robillard não esqueceu nenhum detalhe do carro original. Uma das partes mais difíceis foi o capô, por causa de sua curvatura. Foram semanas de muito cinzel e lixa para chegar à forma perfeita.

Michel expõe o carro e suas miniaturas em eventos

Importante frisar que se trata de um automóvel tão funcional quanto aquele fabricado pela Citroën. Por ser a madeira mais pesada, foi usado um chassi mais robusto e um motor um pouco mais potente (602cc e 32hp!), o do Dyane, um modelo que nasceu nos anos 1960 para ser o substituto do 2CV e tem visual bem parecido. E como madeira pega fogo, foi usado um bom sistema de isolamento térmico para o cofre do motor.

Tudo o que foi possível, foi confeccionado em madeira, inclusive parachoques, calotas e bancos, mas esses receberam providenciais almofadinhas, senão fica difícil…

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: MPL Photography e Facebook

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp