Clássicos em video

Parati GTi: conheça a versão que a VW nunca fabricou

O projeto é do Studio By Deni, especializado na restauração dos VWs ‘quadrados’. Station Wagon  ficou idêntica à versão esportiva do Gol, como se fosse realmente original de fábrica

O Gol GT/GTs/GTi foi um dos esportivos brasileiros que mais fez a cabeça da galera entre a segunda metade dos anos 1980 e primeira dos anos 1990. Ele tem ainda o mérito de ser o primeiro automóvel nacional com injeção eletrônica de combustível. Hoje é disputado a tapa pelos colecionadores na casa dos 30, 40 anos.

Mas como seria uma versão GTi da sua ‘prima’, a Station Wagon Parati? O Studio By Deni — uma empresa superespecializada nessa linha esportiva, com sede em Indaiatuba – SP — aceitou o desafio de um cliente de transformar uma Parati básica CL, que foi comprada de um feirante, numa GTi com todas as características do Gol. O carro ficou simplesmente perfeito. Pintada na cor perolizada ‘Branco Nacar’, ela tem os mínimos detalhes visuais externos e internos, como se tivesse sido fabricada assim — frisos, emblemas, parachoques, grade, rodas BBS (no caso de 17’), bancos Recaro, painel de instrumentos, ar condicionado, direção hidráulica… E o motor logicamente não foi esquecido. É um autêntico 2.0 com injeção eletrônica original. Tudo exatamente como na época. É um carro 1993, que acaba de ficar pronto, como se zero km fosse.

Mas esse tipo de empreitada não é uma novidade para o By Deni. A SW esportiva foi inspirada em outro projeto, concluído ano passado: a pick-up Saveiro GTi, tão perfeita quanto a Parati e cujo vídeo você assiste abaixo.



Texto e edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

Tags

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.