Coberturas

Prova Fabio Steinbruch – Alfa Romeo – São Paulo, SP

Festa ‘alfista’ em Interlagos

Prova do Torneio Interlagos de Regularidade comemorou os 30 anos do Alfa Romeo Clube do Brasil e o retorno da marca italiana à Fórmula 1

Em Marketing chamamos de marca quente aquela que cria afeto e sentimento no consumidor. A Alfa Romeo é um bom exemplo disto, diria até que em sua maioria os proprietários destes carros não são meros consumidores, mas realmente embaixadores da marca.

Assim sendo, por ocasião do aniversário de 30 anos do Alfa Romeo Clube do Brasil, e para comemorar o retorno da marca à Formula 1, uma legião de fãs dos Alfas reuniu-se no autódromo de Interlagos no dia 24 de fevereiro de 2018. Também participaram os Clubes Alfa Romeo BR e Alfa Cult.

No grid cerca de 55 Alfas

Concomitante ao aniversário do clube, acontecia o Torneio Interlagos de Regularidade – organizado pelo piloto Jan Balder- sendo uma das provas a ‘Fabio Steinbruch’, com o grid formado só por Alfas. Uma profusão de belas carrocerias “invadiu” o autódromo paulistano. Cerca de 55 exemplares participaram. Foi muito bonito ver, mais que uma corrida, um verdadeiro desfile destes modelos icônicos da Alfa Romeo no traçado de Interlagos.

Pilotos profissionais, colecionadores e admiradores, Gentleman Drivers e entusiastas da marca estiveram no autódromo para celebrar o aniversário do clube, os carros e a amizade.

Apesar de ser conhecido como Interlagos, o nome oficial da pista é Autódromo Jose Carlos Pace, piloto brasileiro que correu na Fórmula 1 pela equipe Brabham utilizando motores Alfa Romeo.

Não podemos deixar de citar também aqueles que criaram estes carros. Pessoas que através de seu legado também estiveram representadas. Mestres do design como Ercole Spada (Alfa Romeo155) Pininfarina (Alfa Romeo Spider e 164), Giorgetto Giugiaro (Alfa GTV – em sua passagem como designer no estúdio Bertone e Alfa 159 já no seu próprio estúdio, a Italdesign) bem como Walter de Silva (Alfa Romeo 156) e Giuseppe Busso, responsável pelo desenvolvimento dos míticos motores V6 da Alfa Romeo que – dentre outros modelos -equipam os Alfas 164 e 156 presentes no evento.

Os pioneiros pilotos, Jan Balder, Francisco Lameirão, Wilson Fittipaldi Jr, Silvio Zambello e Graziela Fernandes (a primeira mulher a correr com um Alfa Romeo no Brasil), nos encantaram com seus relatos sobre os primórdios do automobilismo brasileiro de competição.

Mas não eram só veteranos no evento (uma nova geração de pilotos como o mineiro Daniel Mansur, que aos nove anos de idade, está começando sua carreira no Kart) foi ao autódromo junto com seu pai para conhecer a pista que muito provavelmente será palco de suas exibições futuras.

Enfim, um dia de Júbilo, amor aos carros, gratidão aos artificies desta paixão, congratulação, recordações e uma experiência que ficará indelevelmente gravada em todos que se reuniram para celebrar o “Cuore Sportivo” em Interlagos.

Parabéns ao Alfa Romeo Clube do Brasil, ARBR e Alfa Cult, e a todos que fazem parte e mantém viva esta história.

La Leggenda Continua…

Texto e fotos: Rodrigo Marques
Edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.