Clássicos em video

Não é para os fracos: uma aula rápida de como dirigir um Ford T

LEILÃO ONLINE DE ANTIGOMOBILISMO

Carros, motos, placas, decoração de garagem, miniaturas, peças e acessórios antigos

CAPTAÇÃO DE ÍTENS ATÉ 30 DE JUNHO
(24) 2243-2876 / (24) 98856-2876 (Whatsapp)

Espalhe por aí!

Técnica bastante diferente, exige reaprendizado para os motoristas de hoje

Esqueça tudo que você sabe sobre dirigir! São quatro pedais, uma alavanca do lado esquerdo que liga e desliga o sistema de tração, além de duas pequenas alavancas na coluna de direção que, aliás, renderam a ele o apelido de “Ford Bigode”: uma de aceleração e a outra do avanço do distribuidor.

Pois é… dirigir um Ford Modelo T 1914 requer alguma prática. É preciso apagar completamente da cabeça o sistema convencional de marchas e os pedais de acelerador, freio e embreagem, no caso do câmbio mecânico — ou a ausência desse último em carros automáticos modernos. Trata-se de literalmente reaprender a dirigir!

Quem dá a aula é o Moura, da XTremo Auto Sport, uma oficina especializada em carros antigos de Goiânia-GO. Olhando assim, parece complicado, mas supomos que não seja tanto, já que na época Henry Ford se gabava justamente de que seu Modelo T era muito simples de dirigir. E devia ser verdade mesmo, já que ‘O Carro do Século XX’ vendeu 15 milhões de unidades durante seus 19 anos de produção.

A propósito, vale a pena reler a matéria que publicamos em 2008, assinada pelo falecido ban-ban-ban do jornalismo automobilístico, José Resende Mahar, por ocasião dos 100 anos do Modelo T.

Esse é mais um vídeo do Canal Aperta o Cinto. Se inscreve lá. Toda semana tem novidade sobre antigomobilismo.

Texto e edição: Fernando Barenco

Deixe seu comentário!

Novidades dos Classificados