Coberturas

15º Encontro Nacional de Veículos Antigos de Barbacena, MG

Chevrolets 1959

Entre “forasteiros” e “pratas da casa”

Prestes a completar 30 anos, SCAB reuniu exemplares de colecionadores locais e de outras cidades, na Concessionária VW APEC

Mais uma vez a APEC abriu suas portas para o encontro anual da Sociedade do Carro Antigo de Barbacena (SCAB), tradicional clube de automóveis antigos que ano que vem completa três décadas. Democraticamente, a Concessionária Volkswagen sediou a exposição que reuniu clássicos não apenas da marca de origem alemã, e que aconteceu nos dias 29 e 30 de julho — sábado e domingo.

Vista parcial

A cidade, famosa no meio antigomobilista por manter coleções de qualidade e pelo grande número de aficionados pelo hobby, foi prestigiada mais uma vez com a participação de amigos de outras cidades mineiras — como Juiz de Fora, Santos Dumont, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Belo Horizonte e também de municípios fluminenses.

A versão Sedanet do Buick Eight é bastante rara

Entre os carros ‘prata da casa’, sempre em evidência a dupla de Chevys do colecionador Cláudio Campos (foto principal), ambos fabricados em 1959. O azul um Bel Air, o dourado um Impala. Difícil apontar o mais incrível! Colecionador veterano e um dos fundadores da SCAB, Pedro Ladeira brindou o público com seu não menos incrível Buick Eight 1950, da rara versão Jetback Sedanet.

Onde está o Opel?

Já Fausto Picinin manteve camuflado entre os Opalas o seu Opel Rekord C 1968. Muita gente não deve nem tê-lo reparado, tamanha a semelhança. É que o modelo de fabricação alemã é o que originou o nosso querido Chevrolet nacional.

E a Família Calazans? Eles são famosos entre os entusiastas mineiros pela coleção de DKWs. O pai e seus três filhos têm ao todo cinco exemplares deste carro germânico com motor de dois tempos e três cilindros.

Entre os veículos, digamos, ‘forasteiros’, o trio de Simcas vindo de Belo Horizonte com Chambord de Cláudio Lott, Rallye de Eder Gomes e Jangada de Marcelo Viana.

Furgão de passageiros Chevrolet Amazona 1963, Rural 1966, diversas Kombis,  pick-ups Ford F1 1948, Ford F100 Street 1958, GMC 100 rat 1958 e uma graciosa pick-up Morris Oxford 1952, se notabilizaram entre os utilitários. E não faltaram nem mesmo os enormes cavalos mecânicos, com dois Scania — 320 1983 e 360 1997 — e um Volvo N10 XH 1986.

O Coquetel de confraternização do evento aconteceu em clima de total descontração  na noite de sábado, no Espaço Avenida Gourmet, ali bem pertinho da APEC. Presença da diretoria e sócios da SCAB, além de amigos e expositores.


EXPOSIÇÃO    COQUETEL


Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Organização do Evento, Vertentes das Gerais e Clássicos Nacionais

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.