Coberturas

V Exposição Sobre Antigomobilismo – Viçosa, MG

Esta edição marcou a filiação da AAVI à FBVA

Com a presença do presidente Roberto Suga, evento aconteceu durante a Semana do Fazendeiro

A 5ª Exposição sobre Antigomobilismo de Viçosa (ESAV), promovida pela Associação de Antigomobilismo de Viçosa (AAVI) entre os dias 21 e 23 de julho de 2017, durante a 88ª Semana do Fazendeiro, superou as expectativas, trazendo centenas de visitantes e expositores ao campus da Universidade Federal de Viçosa. O evento contou com a ilustre presença do Presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Sr. Roberto Suga que proferiu palestras durante o evento e formalizou a filiação da Associação de Antigomobilismo de Viçosa à FBVA.

Evento foi realizado durante a 88ª Semana do Fazendeiro

A Semana do Fazendeiro, realizada anualmente pela UFV, é um dos maiores e mais tradicionais eventos de extensão universitária do País. Conta com centenas de cursos técnicos, feira agrícola e de artesanato aberta ao público, mini fazenda, exposição de máquinas, estandes técnicos, praça de alimentação e diversas atividades culturais e apresentações musicais.

Jardim Principal, em frente ao histórico Edifício Arthur Bernardes

Realizada no gramado do Jardim Principal, em frente ao histórico Edifício Arthur Bernardes, a exposição dos veículos clássicos mais uma vez foi admirada pelo grande público visitante. O evento ocorreu sob o clima de descontração entre os expositores, vivenciado, principalmente, no Rancho do Expositor, local destinado à confraternização dos participantes.

Estiveram expostos no belíssimo gramado da UFV cerca de 200 veículos, sendo oficialmente cadastrados 115 expositores de 25 diferentes cidades. Mais uma vez foi muito apreciado o ônibus americano Chevrolet C40 1971, que tanto serviu à comunidade universitária na UFV. Ainda estiveram presentes: Ford Modelo A 1929, Chevrolet Brasil 1960 (caracterizado de barril), Chevrolet FleetMaster 1947, Morris Oxford 1952, monobloco Mercedes Benz 0321 placa preta de 1963, Pick-ups Chevrolet 3100 1950 e 1951, Pick-up Willys Overland 1952, Ford Maverick 1976, caminhão Ford V8 1937, AeroWillys 1966, Camaro 1974, Beauville 1980, Itamaraty 1970, Mercedes 500 SEC 1982, Mercedes E420, Landau 1976, Mazda MX3, Opalas, Fuscas, Corcéis, Jeeps, Kombis, Karmann Ghia e TC, SP-2, Variant, TL, Passat, MP Lafer, Veraneio, Ômega,  Fiat 147, Elba, Gurgel, Puma, GTB, Dardo, Santana, Gol, Versailles, Chevettes, Escort, Pick-ups Ford, F-75, Rural, Toyota Bandeirantes, motocicletas Honda, Yamaha, Suzuki, Jawa CZ150 1949, Harley Davdson, Piaggio Vespa, tratores, bicicletas e tantos outros.

O trio de Kombis

No sábado, às 15:30 houve a cerimônia de Filiação da AAVI à FBVA. Na ocasião, o Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Prof. Clóvis Andrade Neves, enalteceu em seu discurso o sucesso da 5º ESAV e recebeu da AAVI como homenagem pelo apoio na realização do evento, troféu com a logomarca da 5ª ESAV e quatro velas de ignição representando as quatro emblemáticas pilastras da UFV.

Filiação da AAVI à FBVA

Abrindo a Cerimônia, o Diretor-Presidente da Federação Nacional de Veículos Antigos (FBVA), Sr. Roberto Suga, declarou que a Associação de Antigomobilismo de Viçosa, com sua filiação, vem fortalecer a representatividade da FBVA. Enfatizou a responsabilidade na emissão da placa preta e que o certificado de originalidade reconhece que os veículos foram produzidos, homologados e comercializados atendendo aos requisitos de segurança de sua época e portanto, devem ser assim preservados. Segundo ele, para as autoridades de trânsito, os clubes que emitem o certificado de originalidade, estão no mesmo nível de responsabilidade das empresas credenciadas ao Denatran que fazem inspeção de segurança veicular. Informou que hoje são 198 clubes membros da Federação e demonstrou muita preocupação com a restrição de veículos antigos que já ocorre em outros países, além da necessidade e importância de uma entidade representativa. Fez a entrega da bandeira da FBVA ao Presidente da AAVI, Thiago Gava Ramos. Em seguida, o presidente da Associação de Antigomobilismo de Viçosa recebeu do Sr. Caio Mário Baptista Pereira, presidente do CAARR – Clube de Autos Antigos Rota Real, e atual Diretor Regional da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) na Região Minas III (Alto Paraopeba e Zona da Mata), o Certificado de Filiação da AAVI à FBVA.

Homenagens da AAVI ao Diretor-Presidente Roberto Suga e Diretor Regional Caio Mário

Em sua fala, o presidente Thiago manifestou com muita honra e satisfação, o recebimento do certificado que oficializa a filiação da AAVI à FBVA das mãos do Sr Caio Mário, grande motivador da Associação. Ao lembrar da fala do Diretor-Presidente Roberto Suga sobre a confiança da AAVi para com a Federação, Thiago assegurou que a confiança é mútua agradecendo à filiação concedida, colocando Viçosa no rol das cidades aptas a credenciar veículos com placa preta, destacando a importância da federalização especialmente pelo suporte e respaldo ao clube na realização de vistorias e emissão dos certificados de originalidade. Finalizou agradecendo a presença do Diretor-Presidente Roberto Suga e Diretor Regional Caio Mário, assegurando que a AAVI será uma base da Federação não somente territorial mas principalmente em responsabilidade e critério nas avaliações.

Foram feitas homenagens da AAVI ao Diretor-Presidente Roberto Suga e Diretor Regional Caio Mário com a entrega de troféus de reconhecimento e apoio.

Homenagem do Clube Rio Minas Núcleo Muriaé

Houve ainda uma homenagem do Clube Rio Minas Núcleo Muriaé, representado pela Srª Gissa Bifano Turetta, ao presidente Thiago, parabenizando-o pela 5ª ESAV.

No domingo às 11:00, foi realiza uma demonstração de vistoria de placa preta com os comentários e explicações do Diretor-Presidente Roberto Suga e do Diretor Regional Caio Mário Baptista Pereira, oportunidade única aos expositores presentes de conhecimento dos procedimentos técnicos e práticos da certificação de originalidade.

Ford Modelo A 1929 foi um dos premiados

Em seguida foi o momento das premiações. Na Preferência Popular de carros, Thiago Gava Ramos com sua Kombi 1964 ficou em 1º lugar, seguido por Fidelson Alves Chaves com a Pickup Willys Overland 1952 e por Rodrigo Lessa com o Ford Modelo A 1929. Na categoria motos, a Piaggio Vespa 1961 de Thiago Gava Ramos obteve o 1º lugar na votação do público, seguida pela Jawa CZ 150 de 1949 e pela Yamaha 350 de 1992, ambas de Moacir Albuquerque Gomes de Lima. Na categoria de Expositora com Veículo mais Antigo, Sílvia Maria Andrade de Carvalho conquistou o 1º lugar com o seu Jeep 1954; Emilly Aparecida Viana Abrantes obteve o 2º lugar com o Fusca 1969 e Gissa Bifano Turetta o 3º lugar com o Puma GTS 1979. Na categoria de Expositor com CNH mais antiga, Darci Medina Floresta (Fizinho) com a habilitação em 1962 ficou com o 1º lugar seguido por José Delfim Bressan (1963) e Henrique Thielmam (1967).

Agradecemos à imprensa pela parceria e divulgação da 5ª ESAV, às Pró-Reitorias de Extensão e Cultura e de Administração e aos Patrocinadores pelo apoio oferecido, aos Expositores e ao grande Público visitante.

Álbum de Imagens

 

Texto e Fotos: Associação de Antigomobilismo de Viçosa – AAVI
Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

Tags

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.