Coberturas

Passeio Interclubes – Tiradentes, MG

“Passeio Completo”

Evento comemorou  o Dia do Antigomobilismo Mineiro instituído a partir de 2010

Uma festa histórica rolou em Tiradentes-MG no último final de semana, 29 e 30 de outubro, para comemorar o Dia do Antigomobilismo Mineiro, lei promulgada pelo ex-governador, Antônio Anastasia, em 2010. Desde então, todo ano, em outubro, acontece o itinerante ‘Passeio da Liberdade’.

tiradentesout16f8
O cenário escolhido este ano foi o Espaço Libertas, shopping da cidade

tiradentesout16f9

O cenário escolhido este ano foi o Espaço Libertas, shopping da cidade, projetado e decorado em estilo colonial e objetos retrô, que oferece tantas atrações aos visitantes, que a confraternização parece ter durado 48 horas ininterruptas. Ali estão excelentes restaurantes, lojas de artesanato, hotel, uma fábrica de cerveja artesanal e ainda uma loja de aluguel de quadriciclos que fez a alegria de adultos e crianças. Somou-se a isso um variado mercado de pulgas, miniaturas e camisas automotivas.

tiradentesout16f7
O pátio do shopping logo se encheu e os carros foram estacionados também às margens da rodovia

tiradentesout16f3

No sábado, a primeira surpresa veio na inscrição. O troféu, uma miniatura de volante do Opala SS, foi confeccionado também em uma versão feminina. O pátio do shopping logo se encheu e os carros foram estacionados também às margens da rodovia na entrada de Tiradentes em frente a ele. Além das cidades mineiras que participaram desse evento estadual, compareceram muitos convidados do Estado do Rio, vindos da capital e do interior e representantes do Puma Club RJ e Nictheroy Clube, entre eles, o apresentador de TV e repórter, Rui Guilherme, com seu idolatrado Karmann-Ghia 1966.

tiradentesout16f11
A turma de São Brás do Suaçuí-MG trouxe as gigantes Scanias
Rui Guilherme e seu Karmann Ghia
Rui Guilherme e seu Karmann Ghia

A turma de São Brás do Suaçuí-MG trouxe as  gigantes Scanias 1984 e 1987 e o Continental 1999 que se juntaram ao Chevrolet 1962 e sem cerimônias montaram um verdadeiro acampamento entre eles, recebendo os amigos para uma prosa com alguns  petiscos e um famoso aperitivo muito tradicional em Minas. Foi uma atração à parte.

tiradentesout16f10
Buick Torpedo 1928 do Museu do Automóvel de Tiradentes

Por falar em atrações, puderam ser vistos ali o Buick Torpedo 1928 do Museu do Automóvel de Tiradentes, cujo diretor, Rodrigo Cerqueira, prestigiou o evento, sendo um dos apoiadores do mesmo. Esse museu deve ser parada obrigatória para quem visita a cidade com um acervo de mais de 50 raridades. O Chevrolet Stylemaster 1947, o Bel Air 1959, muitos modelos de Opala e Galaxie também puderam ser contemplados.

Farus
Farus 1990

Além dos clássicos, streets também foram bem representados com o Oldsmobile 1946 Series 60 de Belo Horizonte e a Mercedes-Benz 1970 de Luís Fernando Bastos, presidente do Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora-MG. Os fora-de-série brasileiros também estavam lá representados com Pumas, Miura, Farus e Santa Matilde.

tiradentesout16f12
O diretor regional da FBVA, Caio Pereira, fez uma homenagem aos colecionadores Ernandes Ramos, com seu Opel Kapitan 1951 e Gilson Fernandes, com sua Perua DKW 1963

Durante o almoço e toda a tarde a banda Estado Crítico de Congonhas-MG surpreendeu e arrasou animando o evento com predominância de músicas dos anos 1980. No intervalo, o diretor regional da FBVA, Caio Pereira, fez uma homenagem aos colecionadores Ernandes Ramos, com seu Opel Kapitan 1951 e Gilson Fernandes, com sua Perua DKW 1963, ambos da Sociedade do Carro Antigo de Barbacena-MG, por relevantes serviços prestados ao antigomobilismo. Ficaram visivelmente emocionados. Como diria o próprio Ernandes Ramos: “- São dois baluartes do antigomobilimo!” Receberam um belo troféu dourado, também réplica do volante do Opala SS, mas, em tamanho maior que o recebido na inscrição. Os organizadores foram muito felizes na escolha do modelo de troféu.

Uma grande confraternização
Uma grande confraternização

O clima no encontro era de total harmonia e tudo virava festa. Até a transmissão de um dos clássicos de maior rivalidade no Brasil, Atlético-MG e Flamengo-RJ, no sábado à tardinha, que reuniu mineiros e cariocas em torno de uma das TVs do shopping, foi motivo de mais confraternização e brincadeiras. Rivalidade só no campo. Entre os antigomobilistas que ali estavam isso não existia. Só amizade e comemorações duas vezes para cada lado.

Passeio de 'Maria Fumaça' até a vizinha São João del Rei
Passeio de ‘Maria Fumaça’ até a vizinha São João del Rei

Alguns expositores e familiares, preferiram explorar as muitas atrações que Tiradentes oferece. como o passeio de ‘Maria Fumaça’ até a vizinha São João del Rei. Outra viagem no tempo, já que, esse é o mais antigo trecho ferroviário brasileiro que está em funcionamento, inaugurado em 1881. São apenas 12 km percorridos em 40 minutos.

Momentos do jantar
Momentos do jantar

Um pequeno descanso no final da tarde e todos se reuniram novamente para um jantar animadíssimo no restaurante italiano San Gennaro, embalados desta vez pela banda Libertas de Barbacena-MG. Presente no jantar, Wander Tavares foi de Belo Horizonte com a família comemorar o aniversário de 9 anos de seus gêmeos, Emerson e Isabela no Passeio da Liberdade. Mais um motivo para o jantar acabar em festa e alegria e até a banda homenageou os aniversariantes.

Essa confraternização entrou noite adentro e no domingo cedinho já estavam todos de pé para se unirem aos antigomobilistas que não puderam ir no dia anterior e a turistas de São Paulo que visitavam a cidade, que também possuem carros antigos, não estavam com eles, mas ficaram satisfeitos em encontrar essa exposição e conhecerem colegas mineiros ali. E a confraternização continuou nos mesmos moldes, com a cervejinha gelada refrescando o calor que fazia na cidade.

tiradentesout16f4
Um passeio em seu belo Ford 1929 , abusando da buzina uga uga pelas ruas de Tiradentes

Marcos Carazza, um dos organizadores do evento, levava os filhos de expositores para um passeio em seu belo Ford 1929 , abusando da buzina uga uga pelas ruas de Tiradentes para a alegria da criançada. Caio Mário Baptista Pereira, presidente do Clube de Autos Antigos Rota Real, trabalhador incansável no evento junto com sua esposa Mychelle e o filho Mateus, insiste em dizer que esse Passeio não é realizado por seu clube e sim por todos os clubes que participam do mesmo.

tiradentesout16f5
Mateus  e seus pais Mychelle e Caio Mário Baptista Pereira

Pode ser, mas, na verdade, o CAARR é que tem sustentado essa bandeira desde a primeira edição com a preciosa colaboração de outras pessoas, clubes e parcerias. Diante de tudo que foi exposto aqui, chegamos à conclusão de que o traje usado na comemoração do Dia do Antigomobilismo Mineiro foi “Passeio Completo”.

   MOMENTOS       EXPOSIÇÃO

 

Texto e Fotos: João Baptista Jorge Pinto Filho
Edição: Fatima Barenco

 

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.