Coberturas

2º Encontro de Autos Antigos de Santo Antônio de Pádua – RJ

Dessa vez Aluísio Zambrano se viu também do outro lado das câmeras

Do outro lado das câmeras

Evento foi organizado pela TV Nova Opção, conhecida pelas coberturas de encontros de carros antigos

O antigomobilista que frequenta os encontros de carros antigos dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais certamente já se viu sendo filmado pelas câmeras da TV Nova Opção, que nos últimos três anos se especializou na cobertura deste tipo de evento, sob o comando de Aluísio Zambrano e sua esposa Cleia. Nós mesmos, do Portal Maxicar, tivemos a oportunidade de nos encontrarmos algumas vezes em 2016: Caxambu e Juiz de Fora (MG), Raposo (RJ)…

O evento mudou a rotina da cidade durante o fim de semana
O evento mudou a rotina da cidade durante o fim de semana

Este final de semana — 26 e 27 de novembro — estivemos em Santo Antonio de Pádua, no Noroeste Fluminense, para a cobertura do 2º Encontro de Autos Antigos. E novamente encontramos a TV Nova Opção. Mas dessa vez numa situação diferente: era o próprio Aluísio o organizador do evento. O evento aconteceu no principal ponto de encontro da cidade, a Praça Pereira Lima e reuniu antigomobilistas fluminenses, mineiros e capixabas. Estrategicamente, a cidade fica próxima das divisas dos três estados.

Fulano e seu Belcar jamais restaurado
Oswaldo e seu Belcar jamais restaurado

Tivemos o prazer de conhecer o Sr. Oswaldo Rodrigues Brasil, que com seus 80 anos (embora não aparente), decidiu interromper o descanso de seu DKW Belcar 1962, adquirido por ele ainda na década de 1970 e que nos últimos anos em poucas oportunidades saiu da garagem. Ainda com placas amarelas, o carro nunca passou por qualquer restauração e sua aparência nos lembra que é uma verdadeira testemunha dos últimos 52 anos de história. Detalhe: o DKW continua funcionando perfeitamente.

Chamou a atenção dos visitantes também o outro DKW presente ao evento, esse fabricado 1959 e pertencente a Walter Inácio, de Nova Friburgo-RJ. Muitos antigomobilistas desconhecem, mas nesta época, o modelo se chamava simplesmente “Grande DKW-Vemag”, passando a adotar no nome “Belcar” somente a partir de 1961.

O casal de Pancas-ES e o Fusca 1995
O casal de Pancas-ES e o Fusca 1995

De Pancas – ES, distante 620 quilômetros dali, o casal Renato Soares de Almeida e Zezé, nos apresentou o valente Fusca 1995, que um dos três que possuem. Gostariam mesmo de ter viajado no VW 1968 com motor 1700 do SP2, que é a paixão deles. Mas problemas mecânicos os impediram de fazer isso.

A Pick-up Ford rebocou o Gordini desde Nova Friburgo
A Pick-up Ford rebocou o Gordini desde Nova Friburgo

Já o antigomobilista Felipe Pinheiro, de Nova Friburgo – RJ levou não apenas um, mas dois carros: o Gordini 1968 original, foi a reboque de uma linda Pick-up Ford Modelo A 1928, cuja originalidade se limita apenas à aparência: motor, caixa de câmbio, suspensão, foi tudo herdado de um Chevrolet Opala. A pick-apinha tem até freios a disco, que segundo Felipe, devem ser usados com cuidado, já que as rodas originais poderiam não suportam uma parada mais brusca. É bom lembrar que originalmente o Modelo A usava os pouco confiáveis freios a varão.
— Tenho um veículo dos anos 1920, mas com a comodidade e confiabilidade de uma mecânica mais moderna — nos explicou Felipe, que é o próprio responsável pela manutenção desses e de outros carros de sua coleção.

A turma parou para ver a performance do International
A turma parou para ver a performance do International

Uma das grandes atrações do evento foi o cavalo mecânico International 9200 1999, que fez exibições de sua suspensão a ar, que lembraram os automóveis Low Rider.

Alfredo e Gilda: sempre muito fotografados
Alfredo e Gilda: sempre muito fotografados

Outra atração foi o trio composto pelo casal Alfredo Martinez Vazquez & Gilda + o inseparável Fusca 1981, que nas últimas três décadas o conduziram em aventuras por todo o Brasil e outros países da América do Sul. Esbanjando simpatia, Alfredo & Gilda mostravam fotos e troféus, enquanto iam contando sobre os lugares já conheceram. Saiba mais sobre eles neste link.

O chamativo Chrysler americano tem teto em vinil verde
O chamativo Chrysler americano tem teto em vinil verde

Entre os automóveis importados, destaque para o Chrysler New Yorker 1971 em tom monocromático verde, o Chevrolet Styleline De Luxe 1952 e o Chevrolet Master 1938 estilo ‘rat rod’.

Um Chevrolet 1938 em estilo 'rat'
Um Chevrolet 1938 em estilo ‘rat’

No sábado à noite, uma descontraída confraternização reuniu cerca de 40 participantes em torno de uma mesa ao ar livre, no Restaurante Dom Corleone. Hora de colocar o papo em dia e fazer novas amizades.

Na noite de sábado, congraçamento entre os participantes
Na noite de sábado, congraçamento entre os participantes

A cerimônia de premiação aconteceu por volta da hora do almoço de domingo. A TV Nova Opção recebeu algumas homenagens e homenageou os clubes presentes: ACANF – Nova Friburgo-RJ, Rio Minas Clube de Veículos Antigos, Associação de Veículos Antigos de Pirapetinga-MG, AVA Volta Grande – MG, Antigomobilistas de Leopoldina – MG, Clube de Veículos Antigos de Cabo Frio, Clube de Veículos Antigos de Praia Seca – Araruama-RJ, Nicteroy Clube de Veículos Antigos-RJ, Km Rodados Veículos Antigos – Rio das Ostras-RJ, Opaleiros de Italva-RJ e Clube de Veículos Antigos de Campos-RJ.

 

   EXPOSIÇÃO      MOMENTOS       PREMIAÇÃO & HOMENAGENS       CONFRATERNIZAÇÃO

 

Texto: Fernando Barenco
Fotos e edição: Fátima Barenco e Fernando Barenco

Novidades dos Classificados

Informativos pelo WhatsApp