Coberturas

Encontro Mensal de Autos Antigos na “Whitaker” — São Paulo, SP

Encontro Mensal de Autos Antigos na “Whitaker” — São Paulo, SP

Originais, hots e ‘musculosos’ em tradicional evento paulistano

Edição de agosto aconteceu em conjunto com o 1° Encontro do Grupo Muscle Cars & Parts

[dropcap]A[/dropcap]conteceu no último domingo — 28 de agosto — mais uma edição do Encontro Mensal de Autos Antigos na Avenida José Maria Whitaker – Planalto Paulista — ou simplesmente “Encontro da Whitaker”, como ficou conhecido pelo antigomobilistas paulistanos. Este mês a edição foi especial, pois aconteceu em conjunto com o 1° Encontro do Grupo Muscle Cars & Parts.

O que se viu foi um verdadeiro festival de automóveis de alto nível, (e realmente vários ‘muscle cars’) como já é de praxe na “Terra da Garoa”, com algumas marcas e/ou modelos sendo representados por vários exemplares — da mesma ou de gerações diferentes.

Trans Am e seu 'passaro de fogo' no capô
Trans Am e seu ‘passaro de fogo’ no capô

A Pontiac foi lembrada por dois Trans Am Firebird, com sua característica pintura do “pássaro de fogo” sobre o capô: um vermelho 1974 e um preto com detalhes dourados, de 1977.

Mustang Fastback 1967. No detalhe, o 'primo' Cougar
Mustang Fastback 1967. No detalhe, o ‘primo’ Cougar

Mustangs? Eram vários, começando pelos 1967 das três versões (Hardtop, Fastback e Conversível), passando pelo Boss 302, Grandé e Mach 1 do início dos anos 1970 e chegando aos modelos produzidos a partir de 1994, ano em que o Mustang começou a recuperar suas características mais autênticas. Presença também do “primo” Mercury Cougar, que dividia com o Mustang o chassi, a mecânica e muito de sua aparência. Note só a semelhança!

Incomparável Corvette da primeira geração e o estiloso Styleline 1951 street
Incomparável Corvette da primeira geração e o estiloso Styleline 1951 street

Muitos também foram os Corvettes, com um magnífico 1954 abrindo a galeria, sendo acompanhado por diversos exemplares da terceira geração, produzidos nos anos 1970.

Três gerações do Chevrolet Camaro
Três gerações do Chevrolet Camaro

Do Camaro havia modelos das três primeiras gerações. E  ainda da Chevrolet havia diversos outros modelos: Impala, Chevelle, Malibu… e um invocado Styleline 1951 “street rod” com teto rebaixado.

Saratoga: patina do tempo
Saratoga: pátina do tempo

A Chrysler não poderia ficar de fora e foi representada por um bastante raro Saratoga 1959, com aparência que indica estar ainda em estado original de fábrica, sem qualquer restauro; um Dodge Coronet 500 Conversível 1966; e dois nacionais: Dart 1970 e Charger 1977.

Ford F100: modelo igual à versão americana
Ford F100: modelo igual à versão americana

Também de fabricação nacional, chamamos a atenção para pick-up Ford F100 1960, Aero Willys 1967, Puma GTE “Tubarão” 1974, Kombi de Luxo também de 1974 e o Karmann Ghia 1971. Quase irreconhecível o automóvel vermelho que parece que um dia foi um GT Malzoni ou talvez um Puma DKW. Não temos certeza…

E-type: realmente lindo!
E-type: realmente lindo!

Considerado um dos mais belos automóveis de todos os tempos, o inglês E-type 1969 da Jaguar representou a Europa, ao lado dos alemães da Mercedes Benz, Porsche e BMW.

Os japoneses da Datsun
Os japoneses da Datsun

Não faltou nem mesmo o Japão no encontro, com a marca Datsun. E não com somente um, mas dois automóveis, ambos incríveis: 240Z Coupê 1971 e 160 Roadster 1969. Pertencente à Nissan, a Datsun foi extinta em 1983 e retornou ao mercado há 2 anos, com modelos populares vendidos nos países emergentes asiáticos.

   ÁLBUM DE IMAGENS

Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.