Coberturas Conteúdo Eventos

XVI Encontro de Veículos Antigos de Nova Friburgo, RJ

No setor "Tunel do Tempo" automóveis importados bastante antigos

XVI Encontro de Veículos Antigos de Nova Friburgo, RJ

Amizade esquenta o frio da Serra

E cerca de 212 veículos tomam conta dos espaços preparados para receber os colecionadores no Country Clube

[dropcap]N[/dropcap]o fim de semana dos dias 14 e 15 de maio, aconteceu um dos maiores encontros de veículos antigos em área coberta do Estado do Rio de Janeiro, organizado pela Associação de Carros Antigos de Nova Friburgo (ACANF), sob a coordenação do Presidente Walter Inácio da Silva (o famoso Waltinho) e toda a Equipe ACANF.

O Evento, já tradicional no Estado, completou sua décima sexta edição. O clima do antigomobilismo tomou conta da cidade. Ainda no caminho, na estrada de acesso a Nova Friburgo, cartazes nos pedágios já anunciavam o evento e davam um prenúncio do grande sucesso que seria.

O DKW Sedan dava as boas vindas aos expositores e visitantes
O DKW Sedan dava as boas vindas aos expositores e visitantes

Ao chegar no Country Clube, o já tradicional “porteiro” DKW azul 1960, dava as boas vindas aos visitantes e expositores. Em seguida, o famoso bambuzal nos levava a uma viagem de volta ao passado, encaminhando os expositores para o grande evento. Na recepção os associados da ACANF, com a simpatia de sempre, recebiam a todos de braços abertos.

O Evento ficou organizado em 4 setores:

O primeiro, descoberto, no qual os veículos militares e o tradicional caminhão Magiruz Deutz de 1956 do Corpo de Bombeiros se destacavam. Havia também uma réplica de uma locomotiva 235 que era ligada e fazia a alegria não só das crianças como dos adultos. Neste setor havia vários veículos nacionais e importados de alta qualidade e muitos “placas pretas” (Santa Matilde, DKW, Rural, Mercedes, etc).

O caminhão Magiruz foi um dos destaques do pátio externo
O caminhão Magiruz foi um dos destaques do pátio externo

O segundo, já conhecido como Túnel do Tempo, contemplava veículos das décadas de 1920 a 50 (foto principal), iniciando com um lindo Chevrolet 1941 que esse ano foi a estrela do convite. Após, raros modelos da década de 1920/30, como Dodge 29, Chrysler 1929, Hudson Six Sedan 1929. Em sequencia veículos das décadas de 1940/50, como os lindos Chevrolets e um raro De Soto 1952. Fechando o “túnel do tempo” com chave de ouro, Cadillac Coupe Deville 1959 com seu famoso rabo de peixe, um Pontiac Firebird Pace Car e um lindo Mercury Cougar, anunciando a cavalaria que viria em sequencia no terceiro setor,  o grande salão coberto.

__NF5
Esportivos deste setor fizeram muito sucesso

Neste terceiro salão, como já anunciado pelo Mercury Cougar, Corvetes, Jaguar, Pontiacs e Cadillacs, Mazda MX5, Mercedes Benz e outras marcas e modelos continuavam honrando a qualidade e a diversidade de modelos e motores, que faziam a festa dos visitantes. Existiam carros para todos os gostos, dos pequenos e econômicos aos grandes e potentes.

Nacionais das mais diversas marcas, modelos e anos
Nacionais das mais diversas marcas, modelos e anos

Entre os nacionais, o destaque foi uma Brasília 4 portas, modelo raro de se ver em qualquer encontro, como também o Simca jangada. Nesta área as Kombis também chamavam a atenção, principalmente a famosa “Sem destino” uma Kombi com a carroceria Karmann Ghia e a Kombi do Clube Km Rodados, que vinha com vários “filhotinhos” que faziam a festa das crianças que tinham o prazer de “dirigir” uma Kombi Mirim. DKW, Opalas, Fuscas, Karmann Ghias, Pumas, Gurgel, Fiat, Aero Willys, Rurais, Chevettes, Mercedes Benz ( diesel e gasolina) etc, compunham o ambiente.

A Kombi Karmann Ghia Safari "Sem destino" e a Mini Kombi
A Kombi Karmann Ghia Safari “Sem destino” e a Kombi Mirim

Neste setor também ficavam os literalmente ‘grandes carros’, como Galaxie, Pontiac, Jaguar… Destaque para os importados  Chrysler Imperial e Cadillac Biarritz (um dos três existentes no Brasil).

À esquerda Chrysler Imperial 1970 e à direita Cadillac Biarritz 1959
À esquerda Chrysler Imperial 1970 e à direita Cadillac Biarritz 1959

O quarto setor, era o nosso velho conhecido como mercado de pulgas, que esse ano parecia mais uma linda loja de departamentos, montado em um dos salões nobres do Country. Interligando este setor ao dos veículos das décadas de 1920/50, uma exposição de bicicletas e motos antigas.

O Evento aconteceu com apresentações de bandas ao vivo que tocavam entre o Salão do mercado de pulgas e a Praça de Alimentação montada para apoio ao Evento.

O muito bem organizado mercado de pulgas
O muito bem organizado mercado de pulgas

A ACANF recebeu diversas homenagens de clubes como o Km Rodados Veículos Antigos – Rio das Ostras, Clube de Veículos Antigos de Praia Seca, Karmann Ghia Club Rio de Janeiro, FBVA, Vemag Clube do Brasil, Nictheroy Clube de Veículos Antigos e Volks Clube de Teresópolis.

Também compareceram ao evento diversas Associações e Clubes não só do estado do Rio como também de Minas Gerais.

Vemag Clube do Brasil e Km Rodados foram dois dos clubes que homenagearam a ACANF
Vemag Clube do Brasil e Km Rodados foram dois dos clubes que homenagearam a ACANF

O Evento mais uma vez foi um sucesso de público e de expositores, mostrando  a união e o calor humano do povo de Nova Friburgo, que no passado passou por tantas dificuldades, superadas pela força da amizade e da união entre todos. O Evento contou com a presença de 212 veículos, sem contar motos, e caminhões e arrecadou quase duas toneladas de alimentos não perecíveis, que serão destinadas a Entidades Beneficentes como Creche São José, Creche Colmeia do Senhor, Abrigo São Vicente de Paula e Laje.

Quase duas toneladas de alimentos arrecadados
Quase duas toneladas de alimentos arrecadados

Essa doação mostra a força do antigomobilismo no nosso estado e a preocupação de todos em sempre ajudar os que precisam. Parabenizamos toda a equipe da ACANF pelo sucesso do evento e que venham muitos outros, para podermos comemorar a amizade e união, que se fortalece cada vez mais no Estado do Rio de Janeiro.

 

   EXPOSIÇÃO        MOMENTOS & AMIGOS

   HOMENAGENS        MERCADO DE PULGAS

Fotos e texto: Marco A. Valdeolivas
Km Rodados Veículos Antigos – Rio das Ostras – RJ

Edição: Fatima Barenco

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.