Encontro Mensal do Parque da Luz – Outubro – São Paulo, SP
Diversidade de estilos
De descolados hot rods a um aristocrático Rolls Royce, cabem todos no Parque da Luz
Basta dar uma olhada nas de imagens desta reportagem, clicadas por Odair Ferraz, para constatar. Já não bastassem a quantidade e excepcional qualidade dos carros mensalmente presentes, o Encontro do Parque da Luz oferece uma exposição de automóveis com uma variedade de estilos que agrada o antigomobilista de qualquer perfil. E no mês de outubro é claro que não foi diferente.

Transados, coloridos e bem projetados hot rods baseados principalmente nos populares Chevrolets e Fords dos anos 1920 e 30 contrastavam em estilo com os originais (mas não menos coloridos) Fords Modelo A da mesma época.
A linha Chevrolet — também de exemplares originais — esteve bem representada. Foi possível acompanhar um pouco da evolução da marca ao longo das décadas, começando por um Fleetmaster Sedan preto 1948, que exibia alguns acessórios de época, como o para-sol e o farol caça-mulata. Outros dois Chevys fabricados em 1951: um Styleline Sedan e um Bel Air — que era a versão Coupê. Da década seguinte, Impalas 1963 e 1964, sendo o primeiro um Hardtop Sedan e o segundo um Coupê. Havia ainda uma magnífica Station Wagon Kingswood de 1959.

Entre os utilitários, uma pick-up bem rara no Brasil, a alemã Opel Blitz 1954, cujas características não negam o DNA da General Motors, se a compararmos ao caminhão americano GMC 1951, também presentes ao Parque da Luz.

A pick-up Dodge Job Rated 1951 é outro modelo não muito fácil de ser visto em eventos. Seu nome em tradução livre significa algo do tipo “pronta para o trabalho”. O modelo dividia a preferência de potenciais compradores da época com as Fords e Chevrolets.
O número de modelos europeus também foi expressivo. Da Itália dois Fiats: o minúsculo 500 da versão original dos anos 1960 e um 1300/1500 fabricado em 1963 paramentado para uma prova de rallye, com adesivos, faróis de milha e outros acessórios. E ainda dois superesportivos fabricados no ano 2000: Maserati 3200 GTA 2000 e Ferrari 360 Modena F1.

Da Suécia, um Volvo PV 444 1951. A curiosidade sobre este modelo muito popular em toda a Europa é que ele começou a ser projetado em 1943 e foi apresentado no ano seguinte, em plena II Guerra Mundial, período em que a produção mundial de automóveis estava praticamente paralisada. Por este motivo, o 444 só entrou em produção em 1947, que durou até 1958.
Da Inglaterra, dos modelos para lá de sofisticados: Jaguar XK 120 Coupê e Rolls Royce Silver Cloud 1959, cuja produção total em 11 anos não chega a 8 mil unidades.
Você tem um encontro marcado com os carros antigos, todo primeiro domingo do mês, no Parque da Luz, na Capital Paulista.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
Adicionar Comentário