As tradições de fim de ano se apresentam de um modo diferente nos diferentes países, mas o Fusca também participa na decoração natalina…
O dia 06 de dezembro é um dia muito especial para as crianças na Alemanha e agora vocês vão saber o porquê: da mesma forma que o “Papai Noel” é presente em nossa tradição no Brasil, “São Nicolau” participa das tradições alemãs, mas há algumas diferenças…

São Nicolau, na Alemanha, vem antes do Natal, no dia 05 de dezembro à noite, traz presentes e deixa você realmente saber o que fez de bom ou de mau durante o ano. Ele providencia para que tudo seja anotado em um grande livro dourado.
São Nicolau, ou “Nickolaus” em alemão, também tem um assistente que tem uma aparência assustadora, é o “Knecht Ruprecht”, que vem com uma grande e pesada corrente e um “açoite”, feito de galhos de árvores. Ele está ali para os “meninos maus” como um lembrete para permaneçam comportados durante o ano seguinte.

As crianças que se lembram de colocar suas botas na frente de sua porta, vão encontrar doces e pequenos presentes neles na manhã do dia 06 de dezembro, um sinal de que o São Nicolau esteve por lá uma vez mais! Então alguém pode perguntar: então na Alemanha o Papai Noel chega duas vezes? Na verdade não, lá o Papai Noel, ou o São Nicolau, vem 06 de dezembro, já no dia 24 é celebrado o nascimento do Menino Jesus, isto para os cristãos.

Mas nós declaramos o nosso respeito por todas as religiões e dezembro é importante para muitas delas, como para os judeus com Chanucá – o Festival das Luzes, e às vezes os muçulmanos celebram o Ramadã em dezembro – que comemora quando o Alcorão foi revelado. Ambas as datas são móveis. Houve um ano em que as três datas, de Natal, Ramadã e Chanucá coincidiram no mesmo dia… Uma estranha e maravilhosa comunhão de fé.

O Fusca conseguiu ser um carro democrático, uma vez que atingiu diferentes países, culturas e crenças diferentes, e para nós é importante que fique assim.

As miniaturas de Natal que ilustram este artigo são parte de uma coleção dedicada a enfeites de Natal e do Fusca.

Aqui eu gostaria de falar de uma amiga dos Estados Unidos que mora na Virginia, a Shelley Keys, que sempre que passo o fim de ano na Flórida ela envia um pacotinho para o hotel com alguma novidade, esta é uma das fontes que enriquecem a minha coleção. Conheci a Shelley pela Internet quando eu estava procurando enfeites de Natal com a forma do Fusca há vários anos e estabeleceu-se uma tradição que continua até os dias de hoje: ela me envia Fuscas de natal e eu mando para ela miniaturas de Fuscas aqui do Brasil. Nunca nos vimos pessoalmente, mas somos amigos virtuais. É uma mágica do Natal e do Fusca. Ela e eu gostamos de ambos…
Com este artigo eu gostaria de desejar a todos os amigos leitores da coluna Volkswagen World Boas Festas e agradecer o apoio recebido este ano, esperando poder contar com ele em 2011.
Adicionar Comentário