
LEILÃO ONLINE DE ANTIGOMOBILISMO
Carros, motos, placas, decoração de garagem, miniaturas, peças e acessórios antigos
CAPTAÇÃO DE ÍTENS ATÉ 30 DE JUNHO
(24) 2243-2876 / (24) 98856-2876 (Whatsapp)
O dia Mundial do Fusca que hoje em dia também é comemorado como “Drive your VW Beetle to Work Day”, ou seja, “Dia de ir com seu Fusca para o trabalho” será comemorado no próximo dia 22, que neste ano cai num domingo, portanto não será este o caso.
Vários clubes já estão organizando seus eventos como é o caso do Fusca Clube de Poços de Caldas, do AVC – Argentina Volkswagen Club, do Classic VW Club do Paraguai para citar alguns exemplos.

O Dia Mundial do Fusca é festejado no dia 22 de junho, pois neste dia no ano de 1934 foi assinado o contrato que deu início ao desenvolvimento do Fusca por Ferdinand Porsche. Detalhes podem ser vistos na Declaração de Bad Camberg, que foi autenticada com as assinaturas do Dr. Bernd Wiersch, curador do Auto Museum Volkswagen, do Sr. Heinz Willy Lottermann, grande colecionador de Fuscas antigos e promotor dos eventos de Bad Camberg (falecido em 2000) e por mim, Alexander Gromow, como idealizador desta data comemorativa.
Signatários da Declaração de Bad Camberg de 24 de junho de 1995

A Declaração de Bad Camberg foi distribuída, no dia 24 de junho de 1995, em três idiomas aos presentes na noite de confraternização do evento, eles vieram dos cinco continentes. Hoje esta declaração consta de vários Sites da Internet, tendo sido traduzida para vários idiomas, inclusive oJaponês.
Maiores detalhes podem ser vistos no site www.fuscabrasil.net/wwbd/Beetle-Day.htm.
Mas como é que foi que esta data foi criada? Inicialmente já tínhamos um modelo brasileiro do Dia Nacional do Fusca, que se comemora no dia 20 de janeiro de cada ano. O porquê desta data pode ser motivo de outro artigo…
Eu tive a oportunidade de participar do 5º Encontro Internacional de VW-antigos de Bad Camberg, em 1991, e na qualidade de representante do Fusca Clube do Brasil, que eu presidia, fui convidado por Heinz Willy Lottermann – organizador do evento – a dirigir algumas palavras aos participantes do encontro durante o jantar de confraternização.
Como eu já tinha a história preparada de casa eu coloquei em discussão a criação de um Dia Mundial para o Fusca, idéia que foi aprovada por aclamação por representantes dos 5 continentes. Até hoje muitas das fotos que se seguem permaneceram inéditas, mas a sua apresentação é a complementação de uma história de trabalho feita na época que ainda não existia Internet, tarefa realizada através de correio. A plataforma de comunicação que usei foi o boletim “A BANANINHA”do Fusca Clube que eu redigia em 2 idiomas, português e inglês. Os boletins eram enviados para muitos clubes de vários países e o canal de comunicação era o editorial que na versão em inglês tratava de aspectos da definição do “World Wide Day of the Volkswagen Beetle”. Certamente houve aqueles sócios do Fusca Clube que, não entendendo a transcendência do que estava sendo feito, reclamavam do boletim bilíngüe.
Mas no fim das contas a idéia vingou e no encontro de Bad Camberg seguinte, quatro anos depois, no dia 24 de junho de 1995 eu tive a grande honra de declarar o lançamento do Dia Mundial do Fusca.
Deixe seu comentário!